Gente, olha que interessante… O mais novo tênis queridinho das fashionistas gringas é… brasileiro! Aqui se chama VERT mas lá fora é conhecido como VEJA. Mas como assim? Senta que lá vem história…
Em 2003, dois amigos franceses decidiram montar uma marca 100% ecológica, sustentável, para isso visitaram alguns países, alguns lugares para se inspirar mas se apaixonaram pela Amazônia. Eles queriam propor um produto que tivesse um impacto social positivo e que também fosse ecológico e como eram amantes de tênis, a Vert surgiu em 2004.
A fábrica fica em Novo Hamburgo, toda a borracha utilizada vem dos seringueiros da Amazônia, o algodão – orgânico – é do Nordeste do Brasil e os tecidos – originários de garrafas pet – em SP, porém, todo a parte do design e estilo, é feita em Paris.
Durante quase 10 anos, a Vert só era vendida fora do Brasil, onde se chama VEJA, de “ver” mesmo. E convenhamos, esse nome não ficaria muito bom aqui né? Mesmo porque conflita com os produtos de limpeza Veja, e legalmente, quando uma marca tem um nome muito forte, não pode ter outra com o mesmo nome, mesmo sendo produtos diferentes. Aqui virou Vert, verde em francês, e somente em 2013 começou a ser vendida no Brasil.
E tem mais curiosidade! Produzir um produto 100% ecológico pode custar até 7 vezes mais do que um que contamina o meio ambiente, porém os tênis da Vert tem preço médio de R$ 400, o que é “normal”, mas como conseguem isso? Eles investem ZERO em marketing e publicidade. Tudo é na base do boca a boca!
Mas bem, estamos em 2020 e hoje são os tênis ecologicamente corretos mais procurados! E o que faz esse tênis, tão normal e comum, apenas um tênis branco com um V do lado, ser esse sucesso todo???
- Identidade própria – não está “batido” mas é facilmente reconhecido
- Sentimento de pertencer ao grupo cool, que usa algo com aparência vintage, retro e de uma marca não tão conhecida assim
- E claro, usar algo com responsabilidade social, que é a maior tendência mundial quando falamos de moda
Legal demais né?
Quer ver qual é o tênis? Esse aqui ó:
As gringa tuuuuudo estão usando! Aqui vende no site da Vert (aqui o LINK) e acha em multimarcas também mas o modelo mais clássico, o Esplar com a logo preta, acaba rapidão, mesmo porque eles não produzem em grande escala. E sim, comprei um, antes de fazer o post com medo de esgotar hahaha. Tô me achando cool e… ecologicamente correta!
- Que tal? Bonito não é, tipo, é ok, normal, mas a história dele e o processo de fabricação é tão bacana que dá gosto de usar! O que acham?
Gente… eu tenho um ha um tempo e nem sabia que era tão cool assim!!! Comprei pelo processo de fabricação ecológico mesmo!! Mas acho ele lindo e fica super legal no pé. So tem que amaciar a “língua” dele que é meio dura kkkkkkk
Sempre curti o Vert. Nunca consigo comprar o branco com V em preto. Acaba rápido!! Você achou confortável? Estou doida por um!! Sucesso e obrigada!!
Eu conseguiiiiii! Comprei e chegou hoje rsrs, ainda não testei 🙂
Josi, eu tenho um e acho ele super confortável, mas é como uma menina comentou, tem que amaciar a “lingua” é um couro mais resistente, mas depois que tá no pé, é super gostoso.
Trabalho com comércio exterior e ja ouvi falar que essa empresa na verdade explora a mão de obra brasileira para extrair a matéria prima e não é tão “correta” assim…. vieram buscar aqui a matéria prima deles justamente por ser mais barata não tem nada de ecológico.
Bem, isso a parte, acho feio e não compraria, vejo o hype ao redor do tênis e não curto, nao acho bonito.
Quero saber mais sobre isso!! Tem alguma matéria onde fale? Porque fucei a net inteira e sao so elogios a eles.
Poxa, adorei o tênis! Vou pesquisar mais sobre isso… porque de fato acontece, infelizmente!
Tem uma empresa bem conhecida de Cosmeticos, que já foi processada por apropriação de conhecimento tradicional, vinha na região amazônica, coletava informações de como trabalhar com os ingredientes naturais, quais eram bons e tudo o mais das senhorinhas que traziam esses conhecimentos há gerações e que são legalmente protegidos, só que tudo de jeito bem irregular e depois era só obrigada e tchau.
Complementando meu comentário anterior.
Sou da área ambiental e verifiquei que a VERT compra borracha da Reserva Extrativista Chico Mendes no Acre.
Esta reserva enfrenta um sério problema de aumento do desmatamento e muitos extrativista deixaram as atividades tradicionais (extração de castanha, borracha, etc…), que não degradam e passaram a criar gado, que como sabemos é um grande problema ambiental.
A VERT paga um valor justo, acordado com a Associação e o processo conta com a participação de entidades ambientais respeitadas, como a WWF. Então, com isso a extração de borracha voltou a ser uma atividade atrativa para as comunidades.
Não posso falar com relação aos demais integrantes da cadeia produtiva, mas é inegável a importância da iniciativa.
Beijos
Pois é, esse ponto me pegou também, ainda estou pesquisando, mas achei bem extrativista a proposta… vamos pesquisar
Obrigado Carol pela informação. Eu estava apreciando-o mas com esta informação, fiquei triste !! E sim essa informação é bem provável ser verdadeira , vivo na Bélgica há quase 21 anos e digo que estrangeiro não é SANTO !!!
Dei uma baita sorte! Comprei um em promoção uns meses antes dele estourar após aparecer no pé da Meghan Markle e amei! É muuuito confortável!! O coitado já está todo denotado.
Tenho o clássicao branco e uso quase todo dia pela praticidade, vai com tudo! Mas não eh o tenis mais confortável
Ai gente, tenho três e uso há alguns anos… depois que fiquei meio brava com a popularização do vans preto com branco que eu adorava. Sou fã de tênis, adoro, faço coleção, fico um pouco “brava” quando as marcas que acho legal começam a virar modinha, principalmente com blogueiras cafonas (não é o seu caso, Cony!!! É que já vi uma blogueira famosa baranguérrima de goiania usando). Enfim…
mmmm primeriany, diferentona ela né – uso há anos, fico braba, popularização,
Mas então se gosta de exclusividade encomenda pra você das grifes mais caras. kkkk Ex: Gucci, Bagalanciaba, LV, Chanel, etc. Pq Vans e Vert é pra pobre né?
Eu gosto do design deles, tenho alguns. Há alguns anos, antes de ficarem mais conhecidos, houve uma super promo na Americanas, e como calço 34 e não havia muitos, comprei alguns pares num preço bem bom (cento e poucos reais cada, o que me faz pensar que esse preço alto deles não se justifica). Mas ele não é super confortável, não é o tipo do tênis para bater perna, viajar etc., eu acho que é para programas mais tranquilos. Ainda quero o volley, acho bem simpático.
Eu gostei! Tem bem a cara dos tênis que eu já costumo usar!
Demais. Adoro conhecer os processos. Vc veste e se sente melhor. Amei!
E motivo do sucesso: ser gaúcho, do interior do RS!
Ei Cony, primeiro queria dizer que te admiro e gosto do modo como vc trata a moda no s dias atuais. Bem, moro em Santiago e aqui me assustei quando o vi o vert como “veja”. Aqui ainsa nao pegou muito, inclusice tenho um e algumas pessoas perguntam de qual marca e…rses…o renis e lindo, confortavel, minimalista e super estiloso. Um bj
Eu não conhecia…. Achei muito bonito! E aproposta dele tb é boa. Qual cor vc comprou?
Pronto! Já me influenciou ahahah..
ihh menina… blogueira postando geral, vai embarangar tudo… a marca é super legal, a proposta é super bacana, amo os tênis e gostava ainda mais porque ele é lindo e não é quinem bunda… agora… vai virar o vans preto/branco e o adidas superstar
Que legal vc
Eu acho o máximo quando as pessoas se acham melhor do que as outras só porque usam algo que outros não usam, ainda mais uma coisa tão banal, um produto tão barato, eu morro de rir por dentro!!!
Ri pra fora gata. Pra dentro constipa 🙂
Legal! Um tempinho atrás tinha um verde musgo lindo na coleção da Maria Filó, tentei mas não consegui meu número. Ia comprar pq tinha achado bonito mesmo, nem sabia da história.
comprei esse tenis uns dias atrás, mas me decepcionei muito! a forma é grande e mesmo usando com meia grossa ele machuca! 🙁
Eu achei normal. Tinha comprado um número menor pq ouvi q a forma eh grande mas ficou pequeno, troquei pelo número normal e aí sim ficou bom
Oi Cony! Leitora tao assídua quanto comentarista fantasma! Sorry!
Acho esse tênis lindo e sempre fiquei namorando ele.
Porem esse ano comprei o Yooul. Menina, O MAIS CONFORTÁVEL E LEVE EVER. Super indico.
Tenho tb. Mas não acho tão versatil assim…
Não sei qual mais feio, o vert ou o yuool kkkkkkk dois tênis horrorosos! Sem ofensas gente, eu realmente acho feio haha
Quanto a quem acha que popularizar é ruim, se vc quer coisa exclusiva, compra Chanel 😉
Perfeito!!
Cony indiquei um tênis no outro comentário mas não sei se foi com o nome correto: YUOOL
quero um v10 branquinho LINDO mas cadê coragem de gastar nesse tênis quando meus outros sapatos não veem a rua há 5 meses?
Cony este Esplar que vc usa é com o “V” preto? É o modelo masculino? Obrigada!
Coony, seu Vert é o modelo Campo ou Splar?
🙂
Splar 🙂
Sou nova aqui, amei o tênis fui comprar pelo site da Vert e preto com branco tem esses dois: ESPLAR LOGO COURO EXTRA WHITE BLACK ou ESPLAR SE CANVAS WHITE CALIFORNIA.
Qual o seu?
Hum, não ganhou meu coração… Bonitinho, mas eu usaria todos esses looks com um all star branquinho! Acho fino que todas elas conseguem manter o tênis branco impecável! Meus tênis brancos nunca duram muito, sempre ficam sujos de um jeito impossível de limpar 🙁
Poshaa ele é lindo mesmo, mas não sei se é porque estou acostumada com os modelos casuais da puma como o carina ou o skechers, Adidas, mas achei o solado MT duro, MT desconfortável nesse sentido parece que estou pisando num chão ao usar ele, e um chão bem duro.
Olá boa tarde!
Sou apaixona por esse tênis vert. acho muito estiloso com essa calça rasgada no joelho faz o meu estilo amei!
muito legal!!!!
o meu número é 38 ainda não tem esse tênis acho lindo, mais tenho medo de comprar e ficar grade!
amei o post e fui super atras, quando finalmente consegui meu numero, comprei o modelo campo, não sei não consegui gostar, olhando de cima ele é meio roliço meu pe parecia um sapo boi kkkkk, e a língua axei grande demais, machuca o tornozelo, troquei pelo v12 ai sim amei <3 mas ;e inegável que ele fica um luxo nas fotos
[…] finalizar com ele, o tênis mais usado pelas fashionistas, o Vert! Já contei a história do Vert AQUI (e vale super a leitura) e ele continua super em alta, inclusive no preço hehehe. Acho lindo, […]
Uma boa boa iniciativa,a iniciativas dessa empresa que foi criada em 2004 ano em que nasci, sua história é bem importante pois é difícil encontrar um produtor ecológico e no mesmo tempo sustentável.
Como saber qual é o Vert V10 12 original?