NHAEEEEEE bwnytas??? Tudo bom?
E os mano? Beleza parça?
Vishe. Tô bipolar.
Bora começar num café para calibrar esse domingo chatinho:
Enfim por motivos de cansaço, preguiçinha leve e um acontecimento não vai ser #TJD hoje.
Cansaço e preguiçinha vocês tem condições cognitivas de compreender, já o acontecimento eu vou estar explicando – não desligue, vou estar verificando sua solicitação.
Estava eu aqui assistindo uma das minha séries preferidas (The Block Australia) quando a dupla de duas moças teve uma discussão histérica por causa da sala de jantar.
Explicando brevemente a série: 5 duplas competem construindo e entregando um (ou mais ) ambientes por semana, até finalizar um imóvel vender e ficar com a diferença do $$$ … a dupla que ganhar mais $$$ ainda ganha mais 100 mil dinheiros e o título do programa.
A lôra queria medir o cômodo. E ir descontando o espaço pra um buffet, as cadeiras e chegar no tamanho da mesa. Só isso.
A morena tava louca da pepeka aos berros dizendo que a mesa tinha obrigatoriamente que ficar no meio do ambiente porque o pendente ia ficar no meio da sala de jantar e a mesa tinha que estar alinhado com o lustre.
GENTE, nem teto elas tinham ainda!
Então juntei o fato de um dos temas mais pedidos aqui ser iluminação, o fato que eu já falei das lâmpadas e seus efeitos vamos aproveitar hoje e falar da disposição da loooooz na sala de jantar.
Pra qualquer ambiente, precisamos estudar a luz natural, o quanto ela incide, pra ver se precisamos complementar durante o dia ou não. Em construções atuais dificilmente precisamos, mas fica a dica pra quem tem um imóvel mais antigo. Caso precise complementar a iluminação diurna eu indico colocar pontos de iluminação nas áreas de passagem, um pouco para trás das cadeiras, 4 ou 6 pontos mais difusos, ninguém quer ser ofuscado. Essa luz também servirá a noite, pra iluminar o ambiente como um todo, chamamos de luz plena.
Esse ambiente acima mostra bem os 4 pontos circundando a mesa. É um exemplo num terraço, mas ilustrou bem o que eu quis dizer.
Depois podemos ter uma iluminação mais intimista, geralmente indireta (aconchegante) de uma forma geral ela é voltada para o teto ou paredes refletindo a luz mais suavemente.
Nessa sala acima a iluminação embutida no gesso cria esse efeito de luz e inclusive delimita jantar e estar.
Também funciona com paredes com cor, como um cinza profundo:
Todo meu amor ao cinza… Mas tem cinza demais aí em cima. HAHAHA
Bueno, já temos luz pra circular e deixar o local aconchegante, podemos ter também luz direcional, pra dar destaque a uma decoração, um móvel ou o-que-quer-que-seja-que-você-tenha-vontade-de-exibir:
Também podemos estar incluindo, incluir luzes de efeito dramático, como luminárias de coluna (ou de pé) e luminárias de mesa (vulgo abajour):
Falando sobre a série, as moças estavam assim:
Até que a morena resolveu abandonar tudo e largou a loura sozinha na obra, indefinidamente.
Mas ela voltou no dia da apresentação e ajudou a limpar tudo.
Depois disso tudo, finalmente chegamos ao uso – ou não – do Tarzã sobre a mesa.
Ainda que algumas pessoas simplifiquem dizendo:
“Tem que ficar a 60-80cm do tampo da mesa.”
Ou ainda:
“Tem que ficar 170cm do chão.”
Eu já vou adiantando: Depende.
Depende se é uma luminária MEGA pesada que vai interferir na visão do ambiente como um todo. Depende se ela é muito pequena e vai ficar parecendo pobrinha muito alta. Por exemplo, um pendente ou 2 sobre uma mesa, desde que menos volumosos, podem ficar mais próximos do tampo os tais 60-80cm.
Eu não sou muito fã desses pendentes muito baixos (considerando 60 do tampo vai dar +- 134cm do chão) porque você nem pode variar o lugar de fazer um amor né?
Já imaginou você joga a pessoa na mesa, dá uma cabeçada no lustre, ou enrosca uma perna num fio, toma um choque… cruuuuzes.
Então, lustres mais elaborados ou composições de luminárias – na minha opinião – devem ficar mais próximos ao teto. Quero frisar bem que o lustre é seu, se você quiser usar de cadeira e montar nele eu não tenho nada a ver com isso. Mas pela harmonia do todo eu prefiro que pecas mais encorpadas estejam mais altas:
Brinque com as formas! Não é porque a mesa é retangular que TEM QUE usar uma retangular, ou redondo com redondo, quadrado com quadrado. #LetsPlay:
E por último, mas não menos problemático, um lembrete: Esses lustres podem criar sombras no seu ambiente:
Qual o problema das sombras? Nenhum. Desde que elas sejam previstas e não tenha, tipo assim, um papel de parede estampado junto. Imagine a confusão de informações!? The devil is in detail.
Agora sobre o ambiente pelo qual as moças que brigaram na série?
Elas empataram em primeiro lugar e o Neil – um dos jurados, editor chefe da Vogue Living Australia – disse que é um ambiente digno de capa de revista:
Agora uma KOOriosidade: Tirando a foto da sala de jantar do castelo de Versalhes e outras duas que eu não tenho absoluta certeza – todas as imagens de ambiente desse post foram tiradas da série. Está na 12ª temporada e eu assisto desde a 4ª .
Na questão de iluminação, a sala de jantar mais perfeita apresentada na série foi a 2015 do Blocktagon, que tinha lustre, luz plena e de destaque, e a moça (Shay) AHAZOU no styling:
Sim, essa louca fez bolo em plena competição:
E o que vocês acharam? Conta pra mim, vai?
Se quiser saber mais coisas maravilhosas da vida, segue a patroa maravilhosa no Insta e no Snap: @Futilish e se quiser me ver reclamando das coisas – geralmente no mercado – é TioLeloFoz no snap… para fotos de comida, @tiolelofoz no insta, HAHAHA
Algumas das fotos utilizadas nos posts são coletadas na internet, e só apareceram aqui porque eu gostei, então, parabéns pra você que fez. Respeito muito seu trabalho e os créditos são seus. Se te incomodar a divulgação aqui, mande um email e eu substituo. BêXos.
Beijão!
Nhoinnnnnnn, um milhão de curtidas pra vc, Lelo!
Tive um problema parecido com a decoradora da minha sala quando decidimos a altura do lustre da sala de jantar.
Eu pensava: como vou conversar com a pessoa do outro lado se ele ficar tão baixo (ele tem 18 braços) e ela teimando. No final da história, coloquei os meninos sentados, um em frente ao outro e ela recuou um pouco. Final feliz! Em tempo: escilhi um movel pro meu quarto. Depois te mostro. Uma semana iluminada pra todos nós
Andrea meu bem, obrigado pelo carinho viu!
Exatamente, itens muito volumosos (imagina 18 braços!) precisam ficar um pouco mais altas.
Beijão!
Lelo gostaria de saber o que você acha sobre as lixeiras embutidas na pedra da pia, sim ou não?
Oi Sabrina,
A lixeira de bancada (ou a de pia) é muito de costume das pessoas.
eu diria que 60% das cozinhas que fazemos não tem mais essa lixeira.
Ou as pessoas optam por triturador (geralmente em apartamentos) e a outra opção é a das lixeiras embutidas, atualmente já com seletores que podem ser embutidas em portas ou gavetões.
(http://www.emobile.com.br/blog/fahmaioli/wp-content/uploads/sites/4/2014/04/lixeira_gaveta_modular.jpg )
Um cuidado é que essa lixeira tenha uma base protegida no armário -eu costumo usar uma bandeja de alumínio… que não é uma bandeja exatamente, é um acessório que reveste a prateleira abaixo do acessório.
E que esse módulo seja isolado dos demais,porque né, não vamos guardar o macarrão com o lixo.
Agora – particularmente – eu tenho nojo dessa lixeirinha porque ela é de um modo geral usada para lixo orgânico. E resíduo orgânico duplica de bactérias em 2 horas. E não, ninguém tira esse lixinho de casa várias vezes ao dia. No mááááximo 2 vezes por dia. E nesse meio tempo fica o resto do pó de café desde de manhã, fica a casca da banana até 13 ou 14h quando acaba o almoço e limpa-se a pia.
Ou então aquela tampa de iogurte que vc tomou às 15h até depois do jantar (21h ?) Sem contar aquela preguiçinha no domingo né?
E isso vai ficando ali, apodrecendo… na sua pia. Onde você lava uma fruta, apoia o presunto pra fazer um lanchinho… A chupeta do seu mini humano enquanto dá uma chuquinha de água…
É, pra mim em específico não serve.
Obrigado por ler a gente e por participar!
=*
Lelo!!! Oi xará mais querido!
Engraçado que até comentei com o noivo que na Casa Cor que fomos semana passada deu pra reparar que a moda agora é colocar o lustre no canto ao invés de centralizar! Admito que ainda estranho…
Hey hey hey!
Então minha Xará linda, eu prefiro -nestes casos- tirar logo o pendente/lustre de cima da mesa e colocar ele logo sobre um buffet, ou num canto do ambiente.
També dá certo pra quem quer um lustre no quarto e não tem altura, aí você joga ele acima da mesa de cabeceira.
Beijão!
Nhainnnn Lelo! Adoro sua coluna!!!!!!!!! Amei!!! Sempre tive dúvidas quanto à altura do lustre e compartilho da mesma opinião que você! kkkk Parabéns pelo trabalho!!!!!! É uma inspiração!
Oi Luciane,
Obrigado por ler a gente hein,
Beijo
Lelo, vc não falou sobre a questão da briga especificamente, hahahaha Então, o lustre não precisa ficar centralizado no cômodo, mas deve ficar centralizado sobre a mesa?
Exatamente Mariana =D
Se a peça é para evidenciar a mesa, ele segue a mesa.
E esta não precisa necessariamente estar no centro.
Beijo, obrigado por acompanhar a gente!
Ou de repente a pessoa quer fazer do lustre um discoball igual o da Madonna no Girlie Show hahahahahah
PS: em que canal, site ou onde vc vê esses programas? Queria que o netflix tivesse programas como esse, irmãos à obra, Design divino etc…
Oi Franciele,
Pra descer na discoball precisamos reforçar o cabo, HAHAHAA
Então, eu baixo tanto o The Block Australia e o New Zealand, quanto os outros parecidos (Reno Rumble – Australia e New Zealand) o Selling Houses Australia, Grand Designs e tem mais um que eu não tô lembrando o nome…
Mas eu baixo tudo em torrent #ozado e nunca achei com legenda … parece que o The Block já tem alguma coisa no you tube.
Beijo grande, obrigado por ler a gente!
Leloo você é muito maravilhoso! E eu que sou estudante de arquitetura chego a ficar excitada com seus posts!
EIKE LOUKUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUURA!!!!
Myga Karine, corre atrás de estágios: mobiliário e materiais de construção.
Beijo!
Olha, eu nunca tinha nem prestado atenção em iluminação até alugar um apto em que a sala – imensa – não tem saída de luz. Sério.. sabe quarto de hotel, sem luz no teto? Pois é, minha sala. No fim pus duas luminárias de chão, uma mais forte um pouco mais longe do sofá, numa quina em que acaba iluminando bem o ambiente, e outra mais fraca voltada pra parede. Deu jeito, mas que SACO.
Vishe Gabi, que chato isso!
Mas no próximo você vai se ligar nesse detalhe.
Beijo, obrigado por ler a gente.
Sempre aprendo e as gargalhadas são garantidas.
Obrigada, Lelo!
Volte sempre Alessandra =D
Beijaum!
Boa noite, você vê o programa “the block australia” na internet, ou passa em algum canal pago exibido no Brasil. Abraços e obrigado.
Hey Paulo, eu baixo os arquivos… mas não pode isso tá.
hehehehe
Tem alguns episódios no Youtube, mas são poucos.
abraço!
Leloo!!!
Vc tocou num assunto que muuito me interessa!!
Tenho uma mesa de 1,50m x 1,50m com um pendente que está na altura da cara da pessoa quando em pé… =/
Fico revoltada pq se quiser tirar aquela velha foto na mesa do bolo, a cara do aniversariante nunca vai sair… Só vai dar a luminária na frente!! ¬¬
Vou usar sua sabedoria pra convencer meu esposo de subir mais com essa luminária!!
Obrigada pelas dicas!!
Simone minha querida, mostra pro marido!
Beijo!
Lelo querido!!! Amo suas dicas e terei a oportunidade perfeita para colocá-las em prática. Estaremos nos mudando em dezembro do Pará para o Paraná e, de móveis da sala, só levaremos nosso sofá. O ap é mara e merece uma linda decoração. Vou com certeza te mandar um e-mail com fotos p vc me dar uma luz!!! Bjs
aeeeee!!! Só vem Renata!
Beijo, vou aguardar o e mail =D
Adoro ver séries de decoração, essa ainda não conhecia, sigo os populares de reforma do Discovery. Fico cheia das ideias kkk Adorei as dicas de variação de formatos dos lustre com a mesa, e altura é um trem difícil de acertar mesmo rs pra mim né!
Excelente post!
Obrigado pelo carinho de sempre Maria, beijaum!