Juro que não sei mais se existe algum lançamento de calçado que não seja imitação ou inspirado em alguma grife famosa. Nem sei se os próprios grifados são copiados de alguém. Só sei que é só um modelo aparecer e fazer sucesso que em questão de dias surgem outros beeeem parecidos e para nossa alegria, com preços mais acessíveis. Ainda assim existem algumas marcas que piram na suposta “exclusividade” e cobram um valor bem alto por algo que é inspired, mas vamos falar baixinho porque eles acham que a gente não sabe. Cabe a nós fingir de loucas, acreditar naquilo e comprar algo pelo prazer que o combo sapato + novidade + tá na moda proporciona ou simplesmente ignorar e esperar aparecer a versão mais cheap de todas. E tenha certeza, vai aparecer. Talvez não seja a mais bonita nem a melhor acabada, mas que vai ter gente – muita – usando o mesmo sapatinho, ah vai.
Sempre faço um joguinho mental ao ver um modelo sendo repetido por várias marcas nacionais: se for delicadinho, deve ser Jimmy Choo ou Zanotti. Se é esquisito e me causa estranheza inicial, pode ser Marant. Se for sexy e valorizar as perna, quase certeza que é Alaia… e por aí vai.
As grifes (e os modelos) mais copiadas são essas:
Dessa lista, acredito que os mais repetidos foram a sandália Tribute de YSL (Ívs Sã Lorrã, em breve segunda parte desse post) e o Rockstud Valentino, que eu particularmente AMO e tenho uns 4 inspired.
- Fica a questão: a cópia é válida? Eu acho que é. Mas “cópia cópia” talvez não, um toque de exclusividade ou algo que traduza o espírito da marca que se inspira não faz mal e paga o salário do departamento de estilo. É bom se acostumar, afinal se pararmos de comprar sapatos que são “tipo aquele” modelo grifado, vamos andar descalças.
Acho linda a Jimmy Choo !
Alguém sabe onde tem??
Ah, eu acho válido copiar sim, visto que a marcas cobram valores abusivos em cima dos produtos muitas vezes fabricados no mesmo lugar, isso é sacanagem com o consumidor!
Tipo aquela história de Zara e Ebay, muitas coisas são idênticas.. aí só porque tá dentro do shopping você paga pelo menos 5 vezes o preço maior? Ainda mais aqui no Brasil!
Cony, sempre me policio em relação à cópias também! Mas confesso que tô quaaase comprando uma inspired total da chains boot da Chanel no Aliexpress! kkkkkk.
Aproveitando, tenho um blog e gostaria de saber onde você faz as montagens do post tipo essa dos sapatos! Obrigada!! Beijos
Photoshop 😉
Cony não me xinga, mas esse Valentino e essa Alaia não me descem de jeito nenhum. Já a botinha Marant (tenho a preta) e o Loubotin (tenho o preto e amarelo neon)quase fiquei loka até conseguir comprar. Adoro as cópias quer dizer as “inspirações”.
Um beijão!!!!!
kkkk sao os que mais gosto rs
E as marcas que mais copiam? A schutz é a primeira da lista, certeza. Nunca vi fazer tanta cópia descarada e ainda cobrar aquele precinho!#sóquenao
Cony, eu sou apaixonada nesse Valentino e nesse Louboutin! São vidas! HAHAHAHAHA
Ah, eu acho que cópia “inspired” é válido… Mas cópia cópia que diz que o modelo é exclusivo e etc, AÍ NÃO DÁ! 😛
Beijossss
Essa Jimmy Choos tem até na Sonho dos Pés aqui no RJ> Vai fazer a festa no reveillon! heheheh
Samira, não sabia que tinha lá, amei a dica! Mas vi agora no site e parece que só tem preta, né? :/
Pensei nisso ontem no shopping. Vi uma sapatilha Arezzo bem lindinha e perguntei o preço. Achei cara e não comprei. Pensei comigo: vai aparecer alguma coisa nesse estilo e mais barata. Nem precisei andar muito. No mesmo shopping, em uma loja que não vende calçados de MARCA, tinha uma sapatilha igual, mas igual mesmo a da Arezzo e três vezes mais em conta. Claro que o acabamento não é o mesmo, mas o modelo, cor, etc…tudo igual. Claro que no post vc está falando de grifes, outro nível…Arezzo nem chega aos pés, mas acho que a comparação é a mesma. Aliás, eu gosto muito da sandália Jimmy Choo, Valentino (essa é pra ter de todas as cores do mundoooo…rs) e Louboutin. Coisas da moda!
Também amo o “Rockstud Valentino”. Se puder, manda alguns links dos “inspireds” pra gente.. bjos
Acho engraçado que sempre que vejo as peças da Luiza Barcelos acho que são tipo exclusivíssimas!!! Ainda mais com aqueeeeele preço! kkkk…
Mas não demora muito, aparecem as outras iguaizinhas! hahaha…
Que tal uma segunda parte para esse post dando dica dos “inspired”, heim?
Na Santa Lolla tem cópias idênticas de Valentino e Giuseppe Zanotti… A do Valentino de salto está 299 dilmas…
Beijos
Oi Cony, te leio todo dia, mas hoje resolvi vir até aqui, já que o assunto é muito bom. Por um acaso a Carla da Modices falou a respeito das cópias de roupas e vc.falando dos sapatos, muito legal os 2!Olha, tudo bem copiar,só que as vezes são sapatos mal feitos, acabamento zero, o saltinho do sapato ou a sola em pouco tempo precisando ir para o sapateiro kkk, mas o que não dá para aturar são os preços, fora da realidade, precisa ainda melhorar bastante para copiar!!!
Bjs.
Tem tanta marca de sapato legitimamente brasileira bacana… Conhece a louloux? Dá uma olhada!
O modelo da YSL, da Vizano, aqui na minha cidade tá em promoção por 59,90. Mas tenho uma mega prigui de usar saltão…
Alguém sabe onde tem pra vender essa primeira sandália da Alaia (a com as transparências)???
Tô louca atrás de uma assim!
Eu comprei na Shoestock!
Cony, falando em cópias, já viu esse site: http://www.shopzerouv.com/collections/celebrity-sunglasses/womens
Cony, no modices hoje tem um post legal sobre o mesmo tema e uma link para uma palestra e uma dica de um livro sobre o assunto, vale a pena. http://modices.com.br/
Cony, falando em cópias, já viu esse site: http://www.shopzerouv.com/collections/celebrity-sunglasses/womens
Vi no blog UASZ e pelo visto chega direitinho!! : )
Nada se cria, tudo se copia mesmo. HAHAHAH
Achei lindas as sandálias.
http://www.nahboa.com/
Cony, conta onde acho a cópia desse Alaia… Não vejo essa cópia em nenhum lugar aqui no Rj.
E o Alaia povoa meus sonhos desde o filme das Patricinhas de Beverly Hills em que a Cher usava um vestido Alaia hahahah
Morro por esse sapato!
Acho válida a inspiração, mas cópia total eu passo.
E passo também os inspireds que tão custando 500, 600 reais, leia-se Schutz, Luíza Barcelos…
Sorteio de Natal de um secador e chapinha da GA.MA Italy. Participem: http://beautebrazil.com/index.php?option=com_k2&view=item&id=1324:concurso-cultural-de-natal-gama-italy-e-beaut%C3%A9-brazil&Itemid=109
Pois é! O povo tem a cara de pau de copiar e ainda cobrar bem caro no sapato.
passando pra lhe desejar uma otima semana…paz e amor pra nós.
Eu acho que Santa Lolla faz mais cópias do que as outras marcas. Já a tal Luiza Barcelos, não gosto. Comprei uma sandália de amarração preta e veio descolada, além de ser desconfortável. Devolvi e comprei na City Shoes aqui no Rj, lindíssima!
Ah gente, sério que vcs gostam de sapato com plástico? É tão feio e pobrinho…
Eu amooo essa nova da Isabel Marant. Quer dizer, nem tão nova, mas a Aimee Song e a Jessica Stein (Tuula Vintage) não tiravam a sandália com tachas e salto médio do pé no verão… Me apaixonei e achei ideal pra mim, que sou alta e morro de preguiça de usar salto muito alto!
Se souber de uma versão inspired legal avisa! A Luiza Barcelos fez uma parecida que eu não me apaixonei…
Um beijão!!
Amo esse modelo do Valentino! Comprei um essa semana na C&A, preto e branco e com tachinhas, e paguei 79 reais (o preço original era 99 mas estava demarcado).
Beijos!
Tem neste link da marca Lara o Jimmy Choo de várias cores. Parece que acabou o dourado que comprei faz uns 3 meses. Gostei! O salto não é exagerado! beijos
http://www.passarela.com.br/feminino/produto/6091069503/Sandalia-Salto-Lara-1481803—Branco/
cony, eu sinceramente já acho que essa história de cópia foi longe demais! Claro que os originais tem preços absurdos e nada acessíveis, mas como você falou, a cópia virou tão banal que tá quase impossível achar alguma coisa mais original por aí. O que acho mais chato dessa história toda é que sai todo mundo vestido igual. Lógico que moda é moda e todo mundo que ter aquela peça que está em alta, mas não acredito que moda seja andar todo mundo igual com o sapato “x” a saia “y” etc. Está faltando muita criatividade para dar uma inovada! Acho super válido cópias ‘inspired’ que usam daquele modelo para criar algo em cima, às vezes até mais bonito! Agora cópia no sentido estrito, sem mudar nem mesmo a cor acho chato. Só é legal para o bolso… rsrs.
Esses dias estava pensando sobre isso, mas no caso, em relação a bolsas. Gosto mt de um modelo da Marc by Marc Jacobs e vi uma idêntica numa loja. Acredito que a “inspired” deva ser um quarto do preço da original. Achei meio desaforo, mas sei q esse é o caso da imensa maioria das roupas e acessórios. Acho que a democratização é válida, mas cópia descarada é demais.
Cony eu acho que não sou mulher, não sou a louca dos sapatos, compro e tenho uma quantidade considerável, mas com exceção do Alaia, nenhum me encheram os olhos. Acho que ter tido um problema de saúde que meus pés ficaram extremamente inchados e me impedindo de usar qq modelo de calçado me fizeram desanimar absurdamente (hoje já está controlado).
Mas eu concordo plenamente com vc, não dá pra saber mais quem é cópia, quem é original, e de verdade, eu não consigo pagar R$ 300,00 em um sapato da Arezzo, Luíza Barcelos, Santa Lola e outras lojas que tem o solado duro (sério, até hoje não consegui encontrar um calçado que tenha o solado flexível ou confortável nessas lojas, mesmo em sapatilhas e rasteiras)se em lojas de departamento eu encontro calçados mais confortáveis e até 3 vezes mais barato que dessas lojas.
Não tenho absolutamente nada contra quem compra calçados nessas lojas, mas eu não consigo….
Bjs
Olha, acho que o pé acostuma viu… eu sofro mais com Schutz, ja a Arezzo pra mim é igual tenis (menos algumas sapatilhas), LB é loteria… É coisa de pé mesmo. Os da Zara achava MEGA DUROS, mas agora ou acostumei ou melhoraram!
Queria tanto um desse rockstud, inspired, claro! Mas nunca encontrei 🙁
Cony, onde vc encontrou o inspired desse valentino?? Acho lindo!!!
Jorge Alex! Bjos
Comentando atrasada hehehe eu acho que quando é inspired de verdade, não tem problema, mas copiar sem tirar nem pôr eu acho péssimo, ainda mais cobrando as pequenas fortunas que cobram algumas marcas daqui. Em várias áreas do design essas marcas seriam execradas, mas nunca entendi por que na moda isso é relativamente bem aceito…
Acho que tem um outro lado da história… não é que as marcas só tem cópias, com certeza elas tem criações originais lindíssimas mas o que sai na mídia e o que as pessoas divulgam/querem/compram infelizmente são essas cópias mesmo! Mais que normal, afinal a moda só começou por isso mesmo, burgueses imitando aristocracia…. Cabe a nós nos policiarmos um pouquinho e tentar sair do que “todo mundo tem” e consumir algum que também seja bonito mas que seja mais autoral!
BJsss
Oi Cony!
Adorei as sandálias! Sabem me dizer onde acho o modelo da YSL? Estou looooouca atras de uma…
Bjsss