Lifestyle
Decoração, Mi Casa Su Casa
03 mar 2024, 8 comentários

Óregon Belo Horizonte – Uma Plantinha – MCSC

Óregon, eu chego jogando isso na rede sem explicar, né? Calma Fufu. Esse é um novo quadro do Mi Casa Su Casa.

Vamos conversar rapidinho? Um grande hiato, mais de um ano possivelmente, até eu me reconectar com a escrita e encontrar algo diferente pra oferecer por aqui. Como milenial, os 40 batem na gente e talvez seja a hora de você investir no primeiro, ou em mais um imóvel.

Digo isso porque tenho ajudado muitos clientes a identificar as opções de compra e gostaria de trazer algumas formas de já fazerem uma pré-seleção. Achei válido começar com um investimento mais “popular” então essa construção se encaixa nos parâmetros do projeto Minha Casa Minha Vida.

Portanto, vamos lá!

O Óregon é um empeendimento da MRV, uma construtora muito consolidada, que não me deixou muita chance de gongar eles. Não que seja uma regra aqui no quadro “Uma plantinha”, mas é divertido de fazer nessas análises. Vamos começar aprendendo itens válidos pra qualquer empreendimento e que buscamos em todo território brasileiro. Para isso vamos olhar um desenho que é chamado “implantação”.

Tendo acesso a esse desenho a gente vai procurar o tal do Norte, que precisa legalmente estar definido nessa imagem. Neste caso ele está com o desenho mais conhecido que é essa cruzinha com um N apontando ali pra esquerda superior. E porque o Norte é a primeira coisa a descobrir? Porque estando no hemisfério sul o Norte recebe sol o ano inteiro. E casa onde entra sol, não entra médico. Por isso neste empreendimento todos os apartamentos com final ímpar serão banhados pelos raios de sol mesmo no inverno. E não estou falando de calor, por que o calorão também afetará as unidades com face Sul, mas eles não têm os benefícios dos raios de sol pra trazer mais vida e saúde.

A segunda melhor posição é a Leste, logo, a melhor coluna de apartamentos é a de final 1 e das ímpares, a coluna 3 que é Leste/Sul, é muito boa. Se você é uma pessoa friorenta, rinitenta, espirrenta e ranhenta, a melhor posição pra você nesse caso é a 9, que é banhada pelo Norte e Oeste, sendo o Oeste o sol poente no hemisfério sul, que é conhecido por ser o mais intenso. Agora, você tem fotofobia? Luz demais te incomoda? Colunas 4, 6 e 8 são perfeitas.

Pela disposição a construtora juntou terrenos pra poder colocar o prédio de pé. Não tem a informação em lugar nenhum sobre quantas unidades, mas são 10 por andar e parece tem 18 andares, então estamos falando de 180 unidades. A entrada de pedestres (01) é bem distante da entrada de veículos. E no térreo temos uma série de itens que eles chamam de fruição – que é pro humano médio não entender- que são itens de uso comum. Pet place, bicicletário, piscinas, churrasqueiras, pista de caminhada…

Tudo isso agrega valor e custa pouco pra construtora e pro comprador, já que é um custo rateado entre 180 cotas. Como o desenho é muito esquemático, não temos clareza de quantas churrasqueiras ou elevadores tem disponíveis… mas se forem duas churrasqueiras é pouco. E se não forem pelo menos três elevadores, prepare sua rotina pra fugir dos horários de pico, porque dois elevadores pra 160 famílias (prevendo que primeiro e segundo não vão usar elevador) vai ter congestionamento de sobe desce.

Pra quem ficou com alguma curiosidade, por exemplo a parte de APP destacada na implantação é “Área de Preservação Permanente” um percentual que as prefeituras exigem que fique preservada pra que a gente possa no futuro, literalmente , ter ar pra respirar.  

O Óregon tem duas plantas diferentes (desconsiderando as plantas espelhadas) que variam quase nada de metragens:

 Pra versão com um banheiro: 45,6 ou 45,84 ou 45,98m²  essa diferença tão pequena pode ser porque conforme op rédio vai subindo a estrutura pode ir ficando mais delgada, então ganha-se pequenos espaços.

pra versão com suíte: 48,64m².

Lembrando que essas metragens estão descritas no site com um * que explica abaixo que são tamanhos aproximados.

E a primeira, que é a parte central dos corredores (finais 3, 5, 7, 4, 6 e 8) , é esta aqui:

Claramente temos um belíssimo corredor da morte que come bastante área útil, mas que é difícil de resolver. Dependendo da demanda do comprador é possível melhorar. Não temos medidas de cada cômodo, mas como no site essa planta é descrita como 1 quarto + 1 home Office, existe a possibilidade desse ambiente que está desenhado como quarto no meio não ter uma metragem que permita cama de casal + guarda roupa. Digo isso porque para chamar de quarto as prefeituras costumam exigir medidas mínimas, aí pra não ter encrenca aprova-se o projeto como escritório e vende-se como quarto de solteiro. Jogadas do mundo dos negócios.

Ponto positivo: Janelas com veneziana ajudam a escurecer os quartos, quem tem alergia a pó/rinite etc. tem vantagem porque pode internamente deixar sem nada, ou usar uma cortina fácil de lavar/aspirar. E é cientificamente comprovado que dormir no escuro é melhor para nossa saúde.

Acho a cozinha pouco prática, estar e jantar são ok, gostaria que a lavanderia tivesse pelo menos 180 de largura, mas tenho certeza que não tem. E o armário do quarto de casal só serve para minimalistas. Na vida real esse apto atente com tranqüilidade um casal, no máximo um casal com um mini humano de até uns 7-8 anos.

Vamos para as Plantas do segundo modelo (finais 1, 2, 9 e 10):

Aquele “recuo” no jantar ajuda a termos um espaço eficiente de armazenagem. Eu tenho sério problema com essa “chegada” nos apartamentos pelo jantar, mas em muitos casos é o que faz mais sentido pela disposição do restante. Ainda que a metragem seja levemente maior, ela basicamente se refere ao banheiro a mais, então é uma planta que continua atendendo um casal, ou no máximo um casal com um mini humano pequeno. Quando eu digo isso, estou usando o meu parâmetro de dignidade, não nenhuma norma técnica com ciência complexa é o mínimo necessário pra dignidade.

 O guardar roupas da suíte continua insolente e eu, particularmente, na compra de uma unidade desta tentaria  transformar o estar em escritório e abriria o quarto pra ter mais área social. Mas isso é uma demanda minha, que não preciso de um segundo quarto.

Como o Óregon precisava passar alguma vergonha pública, temos sete unidades de plantas com jardim… E aí eles resolveram chamar essas oportunidades que por todo território brasileiro são chamadas de apartamento garden, de… Giardinos. Coerência a gente não vê por aqui.

Sou um ferrenho defensor dos apartamentos com jardim, porque eles englobam o melhor de dois mundos: As vantagens de segurança e serviços de um apartamento, com a liberdade de pisar na grama, ter uma hortinha, tomar banho de chuva, dar dignidade pro seu pet… Considere.

Quem me segue na rede chata das fotinhos, sabe que meu apartamento é exatamente um tipo esse primeiro, com jardim, e a grande falta que eu sinto é o 2º banheiro, que nem precisava ser banheiro completo, poderia ser um lavabo, só para podermos fazer #2 sem ter que revezar o troninho.

Como comentei, compramos um apartamento desse, na planta, que levou 4 anos pra ficar pronto. Contudo, tenho que dizer que entre a compra e a entrega das chaves o apto valorizou 92% trazendo um lucro bruto de 47,65% e é por isso que investimento em contrução civil deveria ser uma das suas opções. Lembrando que especialistas sugerem 30% “preso” em patrimônio, não mais que isso. Mas aí cabe a você contratar uma consultoria especializada, fazer uma análise de perfil de investimentos que te deixam confortável.

Ah! Não é publi, mas podemos conversar mais, viu MRV?

Agora me encham de perguntas nos comentários pra gente poder conversar bastante e se você ta procurando algum imóvel deixa o nome do prédio e a cidade onde ele fica nos comentários pra gente analisar especificamente a sua dúvida.

Eu prometo que os próximos vamos falar mais dos apartamentos, entretanto nesta primeira matéria eu precisava dar a base sobre insolação, implantação e acessos.

Bêjo!

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
8 comentários em “Óregon Belo Horizonte – Uma Plantinha – MCSC”
  1. Priscila03/03/24 • 22h49

    Eu adorei a coluna! Confesso que pensei que fosse planta (de plantinhas da nossa flora) hahah.
    Minha sugestão é uma análise de plantas de São Paulo SP e com dois contrastes: aqueles que se vendem como vista livre (e é um pedaço tão pequeno livre que denominar assim deveria ser considerado um crime) e os condomínios studios e todo o conceito interno e as possibilidades do que vai acompanhar.

    • Tio Lelo04/03/24 • 14h48

      Olá Priscila! Eu ando beeeeem pai de planta, cuidando da minha hortinha, afinal eu moro num apto garden desses. Posso até falar um pouco disso… vou organizar.
      já coloquei na listinha as falsas vistas permanentes e também os condomínios studios com as
      “facilidades” que eles oferecem.
      Obrigado por comentar, beijão!

  2. Luciane Klueger04/03/24 • 11h19

    Oiiiieeee,

    Que saudades do Lelo por aqui!

    Você é d+…

    • Tio Lelo04/03/24 • 14h53

      Heu Luciane,
      Obrigado pelo carinho! E volte sempre aqui ler a gente, beijão!

  3. SILVIA06/03/24 • 23h37

    Amei o post! Acho interessante ressaltar que as unidades que ficam para o lado de playground são boas opções para os pais, que podem dar uma olhada nas crias quando estas estão brincando sozinhas lá embaixo, mas que podem ter certo barulho pelas correrias e risadas infantis. Então quem não gosta, precisa ficar atento a isso. Da mesma maneira unidades que dão para piscina e salão de festa podem ter essa questão do barulho a ser considerada.

    Acho importante fazer um post com algumas medidas médias de geladeira + fogão + pia pequena, pois vi algumas plantas desenhadas onde cabia tudo isso na cozinha mega estreita e ao visitar a unidade percebi que cabia a pia + geladeira ou pia + fogão, as três coisas não dava (já vinha com a pia instalada). Também vi uma plantinha desenhada que um quarto tinha cama de casal mais uma mesa de cabeceira de cada lado, enquanto ao vivo só dava pra ter duas mesas de cabeceira se fosse uma cama de solteiro. Como diziam os antigos, “o papel aceita tudo”, né? Nesse caso é o computador. Posso fazer uma planta e colocar outro apartamento desenhado dentro da cozinha, mas a gente precisa ter uma noção básica de tamanhos das coisas para saber se cabe mesmo ou se o desenho é enganação.

  4. […] Bliss Residence Club é um lançamento da SRL Construtora,  segunda construção delas aqui na fronteira e – até hoje – o atendimento deles é super satisfatório. Compramos um apartamento com eles em 2017 na planta, e mesmo que tenha atrasado o prazo de entrega eles nos ofereceram outra unidade que já estava pronta em outro bloco, porém optamos em aguardar por conta da insolação, item muito importante que expliquei pra vocês no post do ÓREGON. […]

  5. RACHEL MATOS MARTINS DA SILVA13/04/24 • 10h23

    Amei as dicas, e estou pensando em comprar o terreo da MRV na cidade de lagoa santa. A planta e essa:
    https://www.mrv.com.br/imoveis/apartamentos/minas-gerais/lagoa-santa/regiao-do-lundceia/residencial-lagoa-dos-diamantes

  6. Lucas08/05/24 • 12h08

    Olá adorei a descrição, fiz a compra desse empreendimento e algumas coisas mudaram, como a posição do prédio, tambem tem a metragem disponível dos cômodos, acho que seria valido uma atualização com essas novas informações, caso seja do interesse posso enviar os arquivos para uma atualização

    abraços