Eu sei, que você, assim como eu, já ficou em dúvida sobre uma peça diferentona que viu por aí, querendo entender se seria uma das tendências de moda. Será que essa moda pega?
As vezes ela pintou em um desfile aqui e acolá, às vezes você viu algumas pessoas usando no street style, ela até te chamou à atenção, mas bate aquela duvidazinha na hora de investir na peça e sair por aí brilhando de look de novo, né?
Hoje eu vou revelar um segredo para você! Mas ó, só vale ler o post até o fim se você for fazer bom uso dessa informação e compartilhar com as amigas, afinal, queremos todas bem informadas e NA MODAAA!
O que são tendências de moda?
Do dicionário do Google, pra vida e pra moda! Tendência é algo que muitas pessoas começam a seguir, a usar, a vestir de forma igual ou similar. Ou seja, quando falamos em tendência de moda, estamos analisando uma direção, ou um estilo geral, popular, que influencia na forma como as pessoas estão se vestindo em um determinado momento ou época.
Tendências de moda são apenas para roupas?
Imagino que vocês devem estar se perguntando né? E a resposta é não. Tendências de moda podem ser caracterizadas por:
Cores: (fica a dica para sempre ficar de olho na cor do ano da Pantone)
Determinado tipo de roupa: o colete de alfaiataria está super em alta e já falamos sobre ele neste post.
Um acessório que todo mundo começa a usar: lembram das pulseiras de mão da Jade? Garotas dos anos 80 vão lembrar com certeza!
Um padrão: por exemplo, saia com tênis esportivo que começou em um movimento forte lá por 2013/2014 em Nova York e segue popularizado até hoje em boa parte do mundo. (que bom que tudo ficou mais confortável pra gente né?)
E de onde surgem essas tendências?
Esse é o detalhe importante para você apurar o seu olhar e começar a ter segurança na hora de investir naquela peça que tá te convidando a montar um look fashionista à lá Carrie Bradshaw. Geralmente quem inicia as tendências de moda são:
- Designers famosos e é por isso que a gente neste blog aqui, sempre acompanha e seleciona para vocês o que brilhou nas passarelas das semanas de moda internacionais.
- Influencers/celebridades que começam movimentos de estilo, às vezes em presença com looks nas semanas de moda, também em eventos grandes e até mesmo com looks usados em grandes aparições como séries e suas próprias redes sociais.
À série Emilli em Paris ficou famosa por apresentar um acervo de tendências e looks da moda.
- Momentos culturais, como a economia, clima e até mesmo à tecnologia, são grandes geradores de tendências também. Segue aqui 2 dicas de leitura para você que quer se aprofundar no tema:
Livro Tudo sobre Moda de Marnie Fogg: Nele é possível acompanhar a transformação da moda, de acordo com as épocas, as guerras e todo o cenário cultural vivido naquele tempo. Você pode encontra-lo na Amazon, além de ser rico em conhecimento, também é lindo para decorar a sala ou escritório.
Livro “Fashion: A Very Short Introduction” de Rebecca Arnold. Nele as tendências de moda são abordadas como um fenômeno cultural e histórico, analisando como elas refletem a sociedade em diferentes épocas e como são influenciadas por fatores como política, arte e tecnologia. Por aqui amamos um livro físico, mas ele também tem a versão kindle na Amazon, que tal?
Porém, é importante citar que tendências são tendências, coisas que seguem um direcionamento e este tende a mudar, logo tendências mudam com facilidade e podem durar um ano ou as vezes só um mês e olhe lá.
5 dicas essenciais para você identificar o que é uma tendência de moda:
Essa moda pega hein?! Vamos lá! Para você conseguir ter essa clareza no coração é importante observar com cuidado esses 5 pontos abaixo:
1. Crie repertório
Isso mesmo garotas, é importante estar com a mente aberta e saber o que está acontecendo mundo afora. Não é que você precise fazer uma ponte aérea e ir parar em Paris, mas super vale ler esse blog aqui com frequência, ficar atenta aos desfiles e grandes eventos como o Oscar por exemplo.
2. Acompanhe os influencers do momento
É isso aí, eles começam primeiro, como a gente já falou mais acima.
Então por que não né? A melhor coisa que você pode fazer para apurar o seu olhar é ficar de olho em quem está ali, na linha de frente, apresentando as novidades para o mundo.
3. Olhe à sua volta
Sim, as ruas ditam moda. eu mineirinha que sou, sempre apurei um pouco do que ia pegar observando as vitrines da Feira Shop. Gente, se chegou lá, com certeza também chegou nos looks das fashionistas. (fica a dica: tudo depende de como você orna à peça e é sempre importante ficar atenta aos materiais, tecidos e caimentos)
4. Fique atento ao que está acontecendo no mundo
Um grande exemplo foi a pandemia, durante esse período o nosso comportamento mudou, afinal, quase todo mundo estava em casa. Assim, de acordo com dados do WGSN os consumidores começaram a optar por peças mais confortáveis e versáteis.
5 . Acompanhe os grandes sites de moda
Nesses sites, geralmente nascem os primeiros textos sobre o que tem potencial para virar tendência, assim, você consegue aprender rápido e ter repertório a partir de um olhar especializado. Listei alguns sites e aplicativos que podem te ajudar:
6 .Confie em você e no seu estilo
Por mais que seja incrível a gente conseguir acompanhar as tendências e montar looks estilosos, o mais legal, o que veste bem é o que te faz sentir bem! Então não deixe a roupa vestir você, vista a roupa e assim, você sempre estará na moda.
Depois de todo esse conhecimento eu só tenho uma única coisa a dizer: não existe um manual com passo a passo para você descobrir uma tendência de moda, mas se você começar a observar os pontos citados acima, logo, logo vai ficar natural, intuitivo, entender o que são tendências de moda e no que investir!
- E agora, me contem, garotas! Você já fez uma compra de algo que pensou ser tendência de moda, mas no fim você nunca usou?
Oba, post no blog! “AToro”☺️! Obrigada pelas dicas. E quanto à sua pergunta, pessoalmente não costumo comprar nada fashion demais pois não é meu estilo, então dificilmente eu compraria uma bota jeans que vai até o joelho, por exemplo
aaaah que matéria maravilhosa, muito obrigada por compartilharem tanto!
e eu como sou dos anos 80, amei essas montagens com recortes nas imagens, me fez me sentir folheando uma boa revista de moda das antigas.
Parabéns ao amado blog FUTILISH.
Adorei o post! Definitivamente o Futilish treina meus olhos há anos!
[…] blog você já aprendeu como identificar as tendências de moda e neste post você vai aprender a ler e entender sobre a composição dos tecidos nas etiquetas e […]
[…] apareceu nas passarelas (Veja aqui um post muito legal sobre como descobrir tendências) da coleção de primavera verão da Jacquemus e em uma coleção em parceria com a Dua Lipa da […]
[…] Aqui nesse post a gente também lembrou da Giovanna como Jade e o como ela aguçou a nossa vontade de usar pulseiras de mão! […]
[…] Leia também: Como identificar tendências de moda […]