Futilish

Moda de Alfaiataria: do Prêt-à-Porter à Fast Fashion

Quando eu penso em um estilo refinado, penso em alfaiataria! E não digo refinado do ponto de vista de peças do estilo clássico, eu digo REFINADO no sentido de acabamento. Vem cá que vou explicar melhor:

A alfaiataria é em primeiro lugar, uma técnica de costura que também ficou conhecida como “moda prêt-à-porter”. Inclusive, ela marcou presença nas passarelas das semanas de moda em 2023, como uma forte tendência que atravessa o tempo.

Grandes grifes como Ferragamo, Michael kors e Givenchy entregaram obras de arte da lafaiataria nas passarelas.

Em primeiro lugar, é importante entendermos que essa técnica de costura não representa apenas as peças clássicas, como ternos e blazer (eu mesma já cometi esse erro quando comecei a estudar sobre moda). Antes de mais nada, são roupas que combinam algumas características como: tecido de qualidade, excelência no acabamento de corte e costura e um caimento quase que sob medida!

Sim, é possível ter uma t-shirt de alfaiataria, se ela seguir esses requisitos. E ó, recomendo. Principalmente porquê uma boa t-shirt branca pode compor looks incríveis!

Vamos de história: alfaiataria, uma técnica de costura que atravessa os séculos

A alfaiataria  foi desenvolvida na Europa e tem como o seu primeiro registro bibliográfico o ano de 1589 com a publicação do livro o “Libro de Geometri Pratica y Traça”  de autoria do alfaiate espanhol Juan de Alcega.

Sou supeita para dizer, mas amooo, ver o quanto a moda é rica em histórias e marca grandes transformações no cenário socieconômico.

O nome é originado da profissão de alfaiate, grande influência na moda e na política do século XVII. É estranho pensar, mas foi somente no ano de 1675 que as mulheres também tiveram autorização para trabalhar de forma autônoma e começaram a exercer essa profissão, hoje sabemos o valor de uma boa costureira!  Afinal, esse é um trabalho que exige uma técnica e conhecimento passado através de gerações de alfaiates, em maioria de pai/mãe para filhos.

O que são as famosas peças de alfaiataria?

À moda prêt-à-porter tem no seu truque de alfaiataria, peças construídas com base em uma técnica de corte e costura que muitas vezes é um segredo de família e que garante à peça de roupa 3 importantes critérios:

Foto: freepick

Fique atenta a esses critérios, para garantir nas suas compras, peças que tem no seu DNA qualidade, durabilidade e muito estilo! 

Agora que já sabemos disso, vale comentar: você já viu por aí  algumas lojas prometendo alfaiataria, quando na verdade estão vendendo peças do estilo clássico? E que muitas vezes não tem nem tecido de qualidade e muito menos um bom caimento. Conhecimento liberta garotas!

Como andar na moda com peças de alfaiataria?

A moda com peças de alfaiataria é versátil e você pode usa-la em diversas ocasiões. O mais legal é que você pode estar arrumada para eventos dos mais formais até os casuais, pois essas peças são democráticas e caem bem em combinações de peças clássicas, com outras peças dos mais diversos estilos, como por exemplo o criativo e até o esportivo, ou seja, de acordo com o seu estilo.

Para compor looks fashion com tudo que a alfaiataria pode oferecer, fique ligada nessas dicas:

Confira 7 inspirações de peças de Alfaiataria em lojas que o Futilish indica:

Que tal garantir algumas peças incríveis para os seus looks do dia? Afinal, fizemos uma seleção especial para você!

1. Calça com botões Maria Filó – LINK

2. Camisa branca Le-Lis – LINK

3. Calça de couro Animale – LINK

4. Short texturizado – LINK

5. Colete Amaro – LINK

6. Colete cropped da ZZ Mall – LINK

7. Vestido preto da Souq Store – LINK

Sair da versão mobile