Editorial
26 fev 2023, 7 comentários

Mi casa, su casa – Lavanderia logo ali.

Claro que depois da cozinha, a gente teria que ir pra lavanderia. Esse costume – bem brasileiro – de ter a área de serviço colada na cozinha tem muito a ver com a nossa relação com higiene, de ter “pertinho” um rodo, uma vassoura, um balde pra passar um pano. Pano esse que quantas vezes nos salva quando derramamos algo, não é?

Na onda do tão falado ChatGpt, até a patroa fez um teste nele e a gente percebeu que não era ela na legenda do IG, eu perguntei lá sobre lavanderias e ele é bem burrinho viu. Não salvei nada além de uma parte, onde eu perguntei, curiosidades sobre lavanderias ao redor do mundo, e veja só:

  1. Na Índia, muitas pessoas lavam suas roupas em um rio ou corpo d’água local, usando um sabão natural feito de plantas. Essa prática é conhecida como “dhobi ghats“.
  2. Na Alemanha, é comum encontrar lavanderias self-service chamadas “Waschsalons“. Elas têm máquinas de lavar e secar roupa que podem ser usadas por qualquer pessoa, e muitas vezes têm uma área de convivência com café e lanches.
  3. No Japão, as lavanderias geralmente têm máquinas de lavar roupa de alta tecnologia que são mais silenciosas e eficientes do que as encontradas em outros lugares do mundo. Além disso, muitas lavanderias também oferecem serviços de limpeza a seco e secagem a vácuo.
  4. Em alguns países europeus, como França e Itália, é comum que as pessoas levem suas roupas para serem lavadas em uma “blanchisserie“, onde elas são lavadas e passadas profissionalmente.
  5. Nos Estados Unidos, muitas casas têm máquinas de lavar e secar roupa em suas garagens ou porões. No entanto, em áreas urbanas, é comum encontrar lavanderias self-service onde as pessoas podem lavar e secar suas próprias roupas.
  6. Na Austrália, muitas lavanderias são chamadas de “laundromats” e têm uma atmosfera descontraída e amigável. Algumas delas até oferecem serviços de café e lanches para os clientes.
  7. Na China, é comum que as pessoas levem suas roupas para serem lavadas em uma lavanderia profissional, em vez de lavá-las em casa. Muitas lavanderias oferecem serviços de entrega e coleta, o que torna o processo ainda mais conveniente para os clientes.

Essa parte foi legal, entretanto, vamos voltar pra nosso canto do mundo!

A não ser que você tenha uma família bem grande, não terá função diária na lavanderia. Ao mesmo tempo, conheço habitantes das kitnete gourmet, metaforicamente chamadas de Studios, que muitas vezes oferecem uma lavanderia comunitária, ou a pessoa que se vire pra resolver a questão da roupa.

Pontos que eu acho muito importantes em uma lavanderia: Ventilação e iluminação natural. Então se está planejando sua casa, pense nisso e também em onde irá estender sua roupa. Vivemos em um país onde na maior parte do território e na maior porção do ano quem mora em casa pode se abster das secadoras. Eu mesmo recentemente por ter onde estender roupas pude optar por uma máquina que apenas lava. E quem como eu morou ou mora em apartamento onde as roupas secam na lavanderia sabem que o resultado é totalmente diferente.

De mobiliário, PRE-CI-SA-MOS de espaço para materiais de limpeza, baldes, vassouras/rodos, aspirador de pó…. então sempre que possível, uma marcenaria planejada, com as divisões bem feitinhas, porque raramente temos uma metragem generosa pra esse cômodo. Um tanquinho pequeno, pra dar uma limpada num sapato, virar a água do balde… e só. Não coloque um grande tanque pois atualmente é muito raro lavarmos muitas peças à mão.

Lava e seca, ou lavadora e secadora separadas? Se tem espaço, opte por elas separadas. Numa lavanderia precisamos economizar espaço mas antes disso, é fato que quando estes eletros são separados eles lavam melhor e secam (mais) e melhor. Existem modelos que podem ser empilhados ou usados lado a lado, então acaba sendo fácil de encaixar em espaços diversos.

Gosto de ter um varal interno. Às vezes cai uma chuva inesperada, ou é um item que deve ser seco na sombra. Sim, existem esses materiais que precisam de cuidados especiais. Contudo, não acho que deva ser muita coisa não. É mais esporádico, logo não sofra caso não encontre onde tê-lo. Aqueles modelos de teto, diretamente sobre o tanque é uma boa forma de incluir.

Já falei aqui anteriormente e vou repetir: Lavanderia pode conter itens perigosos, estou falando de produtos químicos. Quem nunca ficou loucão de qboa com água quente que atire o primeiro esfregão de privada. Então se houve um móvel aéreo (aquele suspensos do chão) aproveite-o pra armazenar ali, um local de acesso mais complexo, para esses itens. Crianças e animais de estimação agradecem. Igualmente se você não tiver nenhum dos dois, pois, vai que você vende o imóvel, vai que você se reproduz? Vai que…. tantas possibilidades…

Mesmo que você tenha espaço para uma daquelas bancadas com rasgo pra passar roupa, você precisará de uma tábua. Enfim, desculpe-me por dizer assim sem um carinho antes, mas é impossível parras roupa propriamente nestas bancadas, então se tiver que optar por algo, tire da lista a bancada de passar roupa e opte pela outra coisa.

Certamente você passa algum tempo na lavanderia, muito ou pouco. Mas em qualquer das situações vamos por uma decoraçãozinha, uma plantinha se tiver luz natural. Um revestimento com a sua cor favorita, um quadrinho… E sopre a parte prática, não esqueçamos de tomadas extras, de 20A para os eletrodomésticos que demandam mais potência (lavadora / secadora / ferro de passar).

E como anda sua lavanderia? Tem algo que você sente falta? Conta pra mim nos comentários.

Para tirar outras dúvidas e orçamentos, pode chamar direto da DM do instagram ou no email: [email protected]

Bença!

LifestyleLifestyle
Decoração, Mi Casa Su Casa
19 fev 2023, 7 comentários

Mi casa, su casa – Cozinha perfeita

Cozinha é um ambiente bombástico! Gosto de fazer a relação do valor final da cozinha com o valor do imóvel, e podem calcular aí: acabamento, mobiliário, pedra pra bancada, eletrodomésticos…. vai ser aproximadamente 10% do valor do imóvel. Então preparem as rúpias!

Sempre que vou projetar ou desenvolver uma cozinha, gosto de conversar a fundo com quem vai usar o espaço, pois cozinhar é um ato muito íntimo, muito específico e cada um tem necessidades peculiares.

Ao mesmo tempo nos deparamos com estudos de ergonomia que direcionam certas coisas. Vamos falar um pouco de situações … preferíveis?

Cozinha, apesar de atualmente estar dentro da nossa área social, é essencialmente um espaço de serviços. E por isso ela precisa ser eficiente, independente do tamanho, porque uma cozinha imensa pode ser extremamente ineficiente, e geralmente são.

Para uma cozinha fluída, o sonho de toda pessoa que realmente usa esse espaço, é trabalhar em um triângulo que seja formado por: Fogão, pia e refrigerador. Não precisar dar mais de dois passos entre esses itens faz com que você se transforme na Rita Lobo e que tudo aconteça de forma natural e sem sofrimento.

Obviamente dependendo do formato do ambiente, não será possível criar esse triângulo. Muitas vezes, principalmente em apartamentos, só conseguimos ter uma cozinha que é uma linha reta, com tudo acomodado em uma única parede. Aí vale o esforço de exercitar as opções até que seja possível ter a mobilidade de tudo a mão dentro dos dois passos que comentei acima.

Cozinhas em L, em U são mais usuais em casas, mas podem dar o ar da graça em um ou outro apartamento também e são muito confortáveis para utilizar.

Seu sonho é uma cozinha com ilha? Tamo junto! Quero me exibir todo fazendo comidinhas pros meus súditos que assistem lá do outro lado do fosso de crocodilos, com as mãoszinhas incontroláveis longe do meu mis-en-place. Porém não opte por uma ilha se realmente não tiver espaço pra correr como a noviça rebelde ao redor dela. Não vale a pena. A grosso modo, um espaço menor do que 500×310 não vai caber uma ilha decente. Pense na tal da península, (quase uma ilha, só que presa em um dos lados) que é mais legal pra ambientes não tão generosos.

Outro ponto a se levar em consideração: 60cm de bancada entre itens, por exemplo, entre fogão e pia 60cm, ou entre o fogão e geladeira, 60cm de bancada. Claro que essa é a medida ideal. Conforme o espaço do seu cômodo você prioriza. Nada impede que tenhamos 20cm entre a geladeira e o fogão, e 30cm entre o fogão e a pia. Mas o conforto nesse caso é sacrificado.

Algo que você não deve fazer é isso aqui:

Deixar a geladeira “colada” na parede. Os modelos de refrigerador no Brasil geralmente pedem que se tenha um espaço de ao menos 30cm para a abertura total da porta do eletro e muitas vezes se ele não abrir mais de 90 graus a gavetchiiiiiiinha de verduras não vai abrir. Ou seja: não vai poder ter salada na sua casa, só pizza mesmo.

Abuse de armários superiores, eu gosto de deixá-los começando a 150cm do chão, pra termos uso confortável. Ergonomicamente podem ser instalados com a base desde 140 até 160 cm do chão. E essa é uma questão bastante pessoal também. Estes armários a 140cm não me incomodam, contudo quando instalados a 160cm tenho relatos infinitos de pessoas que batem a cabeça no móvel, e também perdemos MUITA armazenagem. Como a coifa (ou depurador) deve iniciar a 170cm do chão, dependendo da disposição do mobiliário, podemos fazer uso de um painel de fundo, ou diferenciar a armazenagem criando prateleiras ou nichos. São casos a se estudar individualmente. Aproveitando a deixa da coifa, falei de como utilizar esse monstrinho eficientementchy AQUI.

Torre de eletros, ou torre quente, ou torre de fornos…. o nome pode variar de região para região. Na minha opinião é super ergonômica e se você já pretende ter cooktop, não faz sentido instalar um forno avulso embaixo dele e perder o conforto ergonômico de ter o forno numa altura melhor porque se as suas costas ainda não estão cansadas, lembre-se da Sandy: “tenho sonhos adolescentes, mas as costas doem”. Esse é nosso futuro, caso não seja seu presente ainda.

Muitas vezes também gosto de deixar a máquina de lavar louças no mesmo volume da torre. E mesmo que você não pretenda ter uma lava louças, deixe a espera de pontos prontinha, assim como a previsão para um triturador de alimentos. Deixar essa infra na hora da construção ou da reforma é muito barato perto do caos que seria ter que criá-los depois.

Há muitas variantes de modelos e medidas de eletrodomésticos, é impossível iniciar um projeto sem ter algumas definições. Principalmente da geladeira, você pode não saber mais nada da sua vida, desde que saiba qual o modelo de refrigerador que você quer ter na sua cozinha.

E agora vamos para um ponto que eu sempre direciono nos meus projetos que é: acesso livre (para todos) para a geladeira. Embora pareça que não é importante, pensa comigo: Você já foi em algum lugar onde quando alguém está cozinhando você precisou cruzar essa espaço pra pegar algo no refrigerador (ou freezer)? É muito desgastante e no final das contas seus convidados vão ficar desidratados esperando um copo d´água até que alguém ofereça.

Tem profissionais que eu acompanho, admiro e defendo com unhas e dentes… mas que tem pavor de geladeira aparecendo. Já vi colocarem a coitada no final de tudo, e até (pasmem) na lavanderia, só porque a pobrezinha é uma caixona de lata. Amigue, se você não quer ter uma geladeira, vai morar no Alaska. Vende um rim e compra um modelo de embutir no móvel. Mas primeiramente, não faça toda a funcionalidade de uma estação de trabalho ser prejudicada por uma visão tão peculiar. Imóveis precisam estar dentro de alguns parâmetros para serem atrativos comercialmente. Você compraria um apartamento lindo, que teria que ter cozinha e lavanderia refeitas pra poder cozinhar, ou procuraria um lindo pronto e que funciona?

Do mesmo modo que estou falando da importância da distância entre as principais ferramentas da cozinha, preciso aproveitar o gancho de forno e geladeira pra que você se atente a necessidade de ter um apoio muito próximo destes itens.

Às vezes tiramos algo no forno que está mais pesado do que imaginamos, ou mais quente do que previmos e não tem como jogar no chão, tem que apoiar numa mesa, uma bancada… então pense nestas situações e não faça uma armadinha na sua cozinha.

Quando falamos de refrigerador não é tanto sobre peso ou sobre não conseguir segurar, mas quem cozinha bastante fatalmente irá abrir o eletrodoméstico e começar a separar os itens pra função, e não tem como equilibrar 3 ovos, fermento, 2 cenouras, 1 laranja, manteiga e conseguir fechar a porta para somente então…. levar tudo lá para o outro lado da cozinha. Quem reconheceu a receita põe nos comentários qual é a sua calda preferida.

Os tons da moda atualmente andam super naturais, mas quando chegamos nesse ponto do post, o importante é que o acabamento ou a superfície que você vai utilizar deve agradar a você e ser prática pra sua vida.

Acabamentos em pintura, e/ou em alto brilho são mais sensíveis e geralmente maiores investimentos. Evite também lâminas de mdf com pouco relevo e puxadores bastante eficientes, nada ruim de manusear ou que não tem uma “pegada” firme.

Sobre as superfícies pra bancada, eu prefiro pedras naturais. Tenho me apaixonado pelos resultados únicos de mármores, granitos e quartzitos com formações de veios que são verdadeiras obras de arte exclusivos. Particularmente não indico bancadas em porcelanato, na minha região não há nenhuma empresa com um bom acabamento. E sobre as superfícies sintéticas, que são excelentes, entretanto ainda tem um valor de investimento muito alto, acabo preferindo gastar a diferença desse valor em outros itens.

Se eu deixei passar algo que você gostaria de entender melhor, coloca aqui embaixo nos comentários.

Nos reels e tiktoks da vida vou falar um pouquinho sobre piso, sóculo, cuba, e materiais para o frontão da pia e fogão.

E por hoje é isso, Bença!