Futilish

Mi casa, Su casa – Elétrica, xok xok

Olá Fufus elétricas! Tão ligadinhas?

Piada de quarentão, eu sei, mas já tenho direito adquirido, HAHAHAHA

Recentemente tivemos vários projetos na fase de distribuição elétrica. Digo distribuição porque existe diferença entre o projeto elétrico, geralmente feito por um engenheiro Civil ou Eletricista, e o que normalmente oferecemos em um projeto de interiores, que é o posicionamento correto de cada caixinha no ambiente.

E é isso que raramente ouvimos alguém conversar sobre o que colocar onde? Como “personalizar” essa instalação para que depois a gente não precise sair usando “réguas” de tomadas ou “benjamins” (na minha região chamamos de T), para conseguir ligar os eletrodomésticos dignamente pela casa de forma não só eficiente, mas segura também.

Falando em segurança, vamos ter uma aulinha chata antes de seguir. Todos odiamos o (já nem tão novo) padrão de tomadas brasileiro. Antes dos xingamentos, o padrão que nosso país adotou é um projeto de décadas já, para que todo o planeta utilizasse um único tipo de plug, e esse foi o desenho mais eficiente/seguro, mas que por enquanto apenas o Brasil e alguns países na África que adotaram. #oremos e #aguardemos. Pega o adaptador e #vemkotio!

Além de voltagem nominais de 110V e 220V, existem outras diferenças, como ciclagem – que não vai ser o foco hoje- e a diferença de amperagem. A amperagem sim encoxa a gente de um jeito especial. A Amperagem está diretamente ligada ao quanto de potência um produto elétrico consome.

Assim como sabemos que chuveiro e ferro de passar roupa “puxam” mais energia, outros itens também precisam de uma tomada de 15 ou 20 amperes. Fisicamente para o morador isso significa que o buraco da tomada é maior, porque o plug da máquina 20 amperes é mais grosso no caso. E isso teoricamente indica para o usuário que não apenas que sua tomada é arrombada, mas que ali dentro da parede tem uma fiação mais forte, que vai suportar toda a carga necessária e que está ligado num disjuntor que vai entender que não é um curto, uma sobrecarga ou um incêndio e desarmar no meio do seu bolo. Vamos para a distribuição antes que todo mundo desista de ler o tio.

Calçadas / jardins / quintais

Se você já morou uma casa com jardim, ou quintal, talvez uma que tem aquela calçada lateral longa… sabe que vez ou outra é necessário cortar a grama, usar uma máquina de lavagem tipo VAP para uma limpeza mais pesada… Se for um quintal com um espaço para receber pessoas vamos precisar de tomada para uma caixa de som, uma TV num dia de jogo, dependendo da região um aquecedor elétrico. Então é necessário que se pense nas possibilidades de uso e deixar os interruptores e tomadas próximo as mesas, ou a cada 10 metros para ir ligando o cortador de grama.

Cozinha

Esse ambiente precisa de muitos plugs, mas nem por isso precisamos metralhar todas as paredes. A lógica a partir da disposição do mobiliário vamos colocar:

1 tomada 10 amperes para:  geladeira; coifa/ depurador;

1 tomada 20 amperes para o microondas, cooktop; forno elétrico, lava louças, triturador.

Dica: mesmo que hoje você não queira, deixe uma tomada embaixo da pia de 20 amperes, para caso no futuro você resolver ter um triturador ou uma lava louças. Quebrar tudo depois de pronto é muito mais caro que uns…. R$ 200,00 reais que vai custar uma tomada a mais na sua obra.

Aí chegamos nas tomadas de bancada, onde vai ser usado uma sanduicheira, um liquidificador… e tudo isso é 10 amperes. Mas pode ser que você queira usar uma air fryer, um grill mais forte, então eu, particularmente prefiro pecar pelo excesso e fazer todas com 20 amperes, ou pelo menos uma de 20 amperes em cada “lado” da bancada. Não coloque as tomadas de bancada muito próximas ao cooktop / fogão e a pia. Respinga tudo e você acaba isolando ou morrendo de medo dessas tomadas. Deixe pelo menos 30 cm de distância.

Lavanderia

Também prefiro focar no excesso e seguir com as tomadas todas em 20 amperes. Peloamor de DeuXXX mesmo que você hoje tenha uma máquina de lavar de abertura superior, deixe uma segunda opção de tomada (e de água e esgoto também) abaixo dos 85cm de altura para – caso no futuro – você troque por um modelo de abertura frontal.

Sala de estar / Sala de TV

Ahh quanta coisa. Por aqui temos que pensar um pouco além do elétrico. No local previsto para a TV, é legal termos:

De 3 a 5 plugs baixos (20 > 40 cm do chão) de 10 amperes (subwoofer, barra de som, aparelhos de tv a cabo, alexa / google home; etc).

1 plug médio (110 > 120 cm do chão) de 10 amperes (tv diretamente)

1 plug alto (210 > 240 cm do chão) de 10 amperes (gosto de deixar o modem alto e no painel da tv

Por isso eu disse que temos que pensar além dos elétricos. É bom ter a chegada da fiação de internet, telefone (sim, ainda se deixa essa passagem) antena.

Pense em itens como luminárias de mesa e de piso e também na limpeza, então é bom ter uma tomada de fácil acesso para ligar um aspirador de pó.

Sala de jantar

Esse é um cômodo que temos poucos eletrônicos, mas é interessante prever um abajour ou alto assim sobre o buffet, talvez uma luminária de piso dependendo do seu espaço. Então no mínimo eu deixaria uma tomada média e uma baixa, tudo 10 amperes.

Gente, quase 1000 palavras, e se eu estou bugando o cabeção de escrever, não quero que vocês sofram lendo. Voltamos no próximo post falando dos outros ambientes, combinado?

Deixem as duvidas que surgirem nos comentários que eu respondo todo mundo.

#Bença!

Sair da versão mobile