Olha quem voltou!!!! Só a quarentena mesmo pra me fazer ter a paciência e a calma que este tipo de post merece hahaha. Tem que pesquisar, avaliar foto por foto para poder fazer uma Classificação Socioeconômica de respeito e atemporal, que vire uma cartilha do bom gosto!
Me deu vontade de falar do BLAZER, por vários motivos… um é que é uma peça super atemporal, então na hora de comprar um, tem que ser muito certeira na escolha. Segundo, todo mundo, eu disse TODO MUNDO, tem que ter um bom blazer. Terceiro, um blazer ruim/pobrinho pode acabar com sua reputação viu?
Vamos lá, existem alguns pontos muito importantes a serem levados em conta na hora de comprar seu blazer perfeito, vamos lá:
- MODELAGEM – Tudo bem que tá na moda o blazer Didi Mocó, aquele gigantão, com ombreiras enormes extrapolando os ombros, mas isso é MODA, é pra fashionista, pra quem segura, não fica bem em todo mundo e nem vai durar! O seu blazer tem que ficar PERFEITO no seu corpo, a ombreira tem que terminar exatamente onde termina seu ombro, a manga tem que deixar apenas a mão livre quando dobrar o braço (aquele teste de tamanho de manga sabe? Dobrar o braço em 90 graus e ficar só a mão de fora). O corpo do blazer tem que acompanhar o seu, se for levemente acinturado, melhor ainda. A gola tem que ficar no lugar, esticada, perfeita! Atenção a isso! A modelagem de um blazer tem que parecer que foi feita pro seu corpo!
- ESTRUTURA – Mais um ponto importante e que tem que fugir do modismo para quem procura um blazer pra vida toda: a estrutura dele tem que ser firme, aquele tipo de roupa que você pendura com todo carinho, que cuida, que coloca na capa plástica sabe? Os blazer molengos são ótimos e quebram um super galho no dia a dia, mas se quiser fazer bonito e impressionar, pense naquele blazer que a estrutura dele é quase uma armadura, aquele que pode pegar chuva e ventania que vai continuar impecável.
- ACABAMENTO – Blazer é alfaiataria e uma das coisas mais importantes na alfaiataria é o acabamento. O termo alfaiataria surgiu na idade média quando homens e mulheres tinham suas roupas feitas SOB MEDIDA e por alfaiates. Por isso quando pensamos em alfaiataria, pensamos numa roupa que veste perfeitamente, exatamente como se tivesse sido feita no corpo! As costuras são para dentro, ficam invisíveis, o forro também é delicamente costurado. Uma boa peça de alfaiataria, também é linda por dentro! E claro, isso vale para um bom blazer também.
- MATERIAL – Tecido é polêmico mas tão importante… primeiro, antes de mais nada, por favor, CORRAM DO TECIDO OXFORD. É feio, não tem caimento, brilha (mas é um brilho pobre), e esquenta! É aquele tecido de uniforme sabe?? Aliás, qualquer tecido que não tem a intenção inicial de brilhar (paetê, cetim…), pode empobrecer seu look. Sinal que tem muito plástico nele e não queremos isso né? O bom tecido para um blazer tem que segurar a estrutura que falei acima, tem que ter um bom caimento, amassar pouco, conseguir se ajustar ao corpo (ajustar, não é pra ficar colado, é pra ficar CERTO) sem repuxar.
- COMPRIMENTO – Se eu tivesse feito este post antes não teria me desfeito de um blazer lindo bege que achava comprido. Essa é uma parte delicada dos pontos importantes para escolher um bom blazer, porque a moda trapaceia a gente. Durante um tempo, se usava muito o blazer comprido, na altura do quadril. Depois, eles encurtaram, e ficaram acima do quadril. Agora, novamente voltaram a ser mais compridinhos e fico com eles como os mais elegantes e chiques! Primeiro que os blazer curtos deixam o bumbum a mostra, o que já não é elegante, segundo, que parece que tá pequeno! Um blazer mais comprido além de alongar mais a silhueta (ele aberto cria uma linha vertical no centro do corpo que cria a ilusão de alongamento) é bem mais elegante. Mostrarei bem isso nas fotos abaixo.
- QUALIDADE – Qualidade encerra todos os pontos que citei acima. E qualidade ATÉ DOS BOTÕES ok? Por isso eu sempre falo, se tem uma peça que você não pode comprar por preço, é o blazer. Esse tem que ser o que melhor ficar em você e o que tiver a melhor qualidade, e geralmente, são os mais caros.
Agora vamos ver isso tudo na prática?
Blazer preto, o primeiro tem que ter! Caimento ok, ombreiras no lugar, botões ticos, comprimento bom.
Olha a perfeição dessa ombreira do blazer cinza! A perfeição da gola super esticada e lisa! Os bolso sem costura aparente! Gente fico até emocionada quando vejo um blazer desses.
A cor não interfere na perfeição de um blazer tá? Pode ser da cor que você quiser, mas o caimento tem que ser esse aí ó!
E repararam que todos são mais compridinhos? Pois é, o segredo da chiqueza.
Agora vejamos como NÃO deve ser um blazer:
Gente, compara com as fotos anteriores. Olha o caimento, repara nas bolsos estufadinhos, nos botões pobrinhos, no comprimento, a gola curta.
Chego a tremer vendo esses modelos! Repara os tecidos, sem caimento nenhum, olha o acabamento das mangas e golas! Olha o botão fazendo rugaaaaa, gente não pode!
Deu para notar a diferença? A modelagem errada, o acabamento mais ou enos, os botões, o caimento! Gente, essa tá fácil de acertar né?
- Blazer rico x blazer pobre, agora sabemos a diferença!! Pra nunca mais errar e jogar dinheiro fora numa peça que não vai te valorizar! POOOOODEEEE quebrar o cofrinho, por favor, não economize ao comprar seu blazer! Ele será pra VIDA e é super versátil! Farei uma seleção bem bacana para vocês comprarem na quarentena ok?
Que aula você nos passou hoje com este post Cony! Simplesmente perfeito! Mas ri muito com a explicação do Oxford! Concordo Obrigada mais uma vez! Amo demais! ❤️
A parte boa dessa quarentena é que o blog SEMPRE está sendo atualizado. Eu estou trabalhando normalmente, mas pra q n fique vendo notícias do Coronga o dia inteiro, o blog está sendo ótimo nesse momento.
Que post sensacional!!
Que bom!!! Bom q me distrai tb rsrs
Menina, como estamos sintonizadas!! Fiz uma lista de coisas que eu queria fazer pós quarentena e uma delas era: voltar na Zara para compra um blazer! Incrível. Agora não tem erro
Amo esses seus posts desde sempre ! O da onça é eterno ahhahha assim como vários outros. Blazer é um item realmente muito difícil de comprar porque é muito raro ficar todo certinho e ser bom em tudo que vc falou (geralmente precisa de reparo mesmo).. e os últimos ae nossa ahhahaa meus olhos sangraram vendo hahahahahaa eu quero comprar um blazer cinza ou bege/caramelo e esse post parece que veio na hora certa! Obrigada sempre pelo seu conteúdo (seguidora dino que pouco comenta aqui, mas que tá mais participativa yay)
Amei o post! Aproveito para pedir um favor! Sempre que achar um blazer destes perfeitos posta pra gente! Faz uma referência nest post
Faz um post de onde comprar 🙂
Farei sim
Menina, como estamos sintonizadas!! Fiz uma lista de coisas que eu queria fazer pós quarentena e uma delas era: voltar na Zara para compra um blazer! Incrível. Agora não tem erro
Meus olhos sangram de ver esses últimos.
pensei exatamente o mesmo, e pensar que já usei tanto desses feios, vergonha ‘alheia’ de mim mesma
Quero Já!!! minha peça favorita de roupa!!!
Blazer é uma das peças que eu tenho achado mais difícil de comprar hoje em dia. Além de ter que achar um tamanho razoavelmente certo, que não precise de muitos ajustes (pq sempre precisa né!), acho que as marcas tem pecado muito nos tecidos! Eu só conheço uma marca que seja especializada em blazers, queria descobrir mais opções.
Ameeeeei as dicas! Cony já tem post sobre o tecido de renda rica e renda pobre?
Renda acho q já… não lembro direito, vou ver.
Cony! Onde comprar? Amaro? Amo suas dicas! Você é a elegância em pessoa!
Cony, mais do que nunca, estou amando os posts nessa quarentena!! Amei esse post… Vou salvar pra consultar depois rsrs
Amei esse post! Meus olhos tbm doem de olhar os últimos. Adoro ver esse tipo de informação pq a gente consegue refinar mais o olhar na hora de comprar.
Esse post é de utilidade pública!
Boa noite!! Aguardando muito o post de onde comprar!!!!
FAZ UM ONDE COMPRAR…
Cony, não sou de comentar aqui, mas vc arrasou demais nesse post, dos que mais amei! Conteúdo é outra coisa, né! Aguardando a seleção! :*
Amo esses posts . E amo um blazer. Obrigada pelas dica Cony.
Amei o post Cony! O comprimento do blazer pra mim, que sou baixinha, é sempre um problema… os compridos ficam parecendo jalecos…. rs. Mas sorte que onde moro consigo encontrar uns que eles chamam de modelo “clássico”. É um meio termo entre o curto e o comprido… no meu caso fica certinho! Na Zara daqui sempre tem…
Post de utilidade pública, feito por quem realmente entende do assunto.
Ansiosa para o post de indicação de onde comprar blazers maravilhosos.
Sei que a Zara tem modelos baphonicos e, os da Renner também não deixam a desejar. Tenho um preto da Renner que custou uns 200,00 é um blazer rico.
Adorei Precisamos de um onde comprar urgente! Também sou baixinha (Como a Josi) e não gosto de blazer tão comprido assim. Mesmo para as baixinhas, a regra é esse comprimento de blazer? Prefiro os que cobrem uma parte da poupança apenas Dá para ser elegante mesmo com um blazer que não seja tão compridão?
Esse post tem q salvar
Nossa!!! Amo blazer, só que moro num lugar que 40 graus o ano inteiro. Não há ar condicionado que dê jeito.
Nossa to doida com um blaser rico. Na verdade preciso de .
O caso do blazer é mais fácil de acertar do que a onça ryca. Ótimo post, boas dicas.
Amei!!!
Obrigada Cony, só você mesmo para nos dar essas aulas.
Amo seus posts! Uma verdadeira aula… ansiosa pelo post de onde encontrar o meu!
Das coisas boas da quarentena: post todos os dias!
Adoro
Super aula! Ansiosa pelos links para compra!
Realmente, os da classificação NÃO é igual os uniformes que usei rsrsrs. São feios mesmo
Excelente post! De costas também tem que ficar bom, quando o comprimento corta o bumbum no meio e a calça ou o conjunto é de cor clara e a calça justa, costuma derrubar o look. Bjs
Cony, e sobre o forro? Rola forro estampado? ou tem q ser liso? ou sem forro?
Oi, Cony!!!
Já tirei 3 do meu armário após suas explicações! Hehe…
Mas quero esclarecer uma dúvida: sou bem baixinha e já li em vários lugares que esse modelo de blazer longo não me favorece, que o ideal é o modelo mais curto. Então, tem um veredicto?
Bjo!!!
Não pense no seu corpo em relação ao blazer e sim o blazer em relação ao SEU corpo. Falei que ele tem que ficar no quadril, isso vale pra todo mundo, então que ele fique na altura do SEU quadril entende? Igual calça pantacourt, tem que aparecer um palmo de canela pra ser pantacourt, seja em altas ou baixas.
Cony sua Diva, muitoooo obrigada pelo post super necessário!!! Tenho uma pergunta: vc mencionou o comprimento das mangas e eu fiquei pensando naqueles blazers lindos da Zara (que nunca foram para promoção), onde as mangas são encurtadas com umas “ligeiras pregas”. Vc tem um desses da Zara (Que eu me lembre, acho q branco) e eu tenho 3: azul marinho, branco, vermelho e eles têm um caimento muito bom, mas são recomendáveis ou não adquirir como peça atemporal? Eu moro num país frio e os uso em todas estações, inclusive no inverno daqui…. beijo, muito obrigadaaaa
Sim sim! Amo c a manga arregacada
Uaaauuu! Ultra rápida! Muitíssimo obrigada
Ahhh “jaque” estamos todas em quarentena (mesmo com 12.000 km de distância e 5 horas no fuso, inacreditável…o mundo no mesmo barquinho), vou aproveitar q vc acabou de responder a minha primeira dúvida e tentar tirar outra dúvida.
Prometo ser a última: sempre tive uma dúvida com relação a “blazer de presença”; dependendo do corpo da pessoa, o estilo de “abotoamento” duplo ou único;
Por exemplo eu, q tenho o corpo estilo triângulo invertido com peito grande (fora ombros e costas largos) fico melhor com blazer que não seja com botões transpassados, sempre procuro com abotoamento de fileira única, inclusive casacos e sobretudos… e mesmo q eu vá usar o blazer somente aberto, não uso o modelo transpassado…isso procede ou é neura minha? Muitíssimo obrigada
Cony manda dicas de onde comprar!!
kkkkkk, tenho rico e tenho pobre.
Mas fico pensando: como usar um blazer com 40 graus de temperatura? Os ricos do post parece que são de tecidos de inverno. Conseguimos blazer bom para o verão? Ou isso nem existe?
E aqueles de moletom? Tem uns de moletom na Renner; você acha que são ricos ou pobres ? Obrigada. bjs
Amo esse blog, ótimo para distrair esses dias tensos, sem contar que adoro as dicas
adorei! Diferença a olhos vistos! kkk
[…] A classificação socioeconômica do blazer!, no Futilish; […]
[…] A classificação socioeconômica do blazer!, no Futilish; […]