Olá Fufuland! Tudo certo nesse novo ano!? Aqui estamos a todo vapor, graças a Deus. Fico muito Feliz com cada msg de vocês e acho que é porque algumas pessoas estão de férias ainda, tenho recebido muitas. Muito obrigado por disporem do tempo de vocês para interagir. Aqui, no Instagram, por email, de todas as formas.
A Manoela mandou esse email tem um tempinho, e até trocamos mais algumas mensagens, pois eu precisava entender melhor alguns pontos.
Saudade de oferecer algum goró aqui, então como é janeiro vamos com aquele que eu tenho feito muito:
Desculpe se imaginou que era Gin…. Tô perto demais dos 40 para tomar Gin domingo a tarde. Então #vemkotio :
“Olá Lelo
Primeiro quero te parabenizar pela tua disposição em ajudas as leitoras e pelo bom gosto.
Amo a Constanza e é o único site que vejo diariamente.
Gostaria muita da tua ajuda para sala da minha casa.
Como o projeto da casa não foi nosso nunca consegui colocar
os sofás e organizar de uma forma harmônica.
Acho minha sala estranha, mas provavelmente é por não
saber decorar mesmo. Tenho certeza que me dará dicas incríveis
e prometo seguir e te enviar foto pronta!!!
Gosto do estilo moderno e escandinavo, não entendo nada, só coloquei no google para te falar o que combina mais com minha família.
Se possível gostaria de reaproveitar meus sofas (cada um mede 2,10 m), posso recapar se achar necessário.
Também trocar as cortinas por compridas até o chão e pensei em tafetá.
Enfim, deixo ao teu critério.
Desde já agradeço muito se me ajudar e tens uma admiradora.
Ah, só mais um detalhe, (haha), tenho três filhos (6 anos, 4 anos e 1 ano), tenho um espaço kids em outro lugar da casa, então quero a sala para receber a família e amigos,
mas que seja possível ter crianças circulando.
Grande Abraço
Manoela“
Menina, muito obrigado pelo email cheio de amô! Como precisei de mais algumas informações, já disse que a casa é incrível! Espero que uma das duas versões – sim, temos duas opções BEM diferentes hoje – te faça feliz.
Primeiro, we have a problem. O Estilo Escandinavo, que já mostrei AQUI, é bastante diferente do que você tem hoje. Tudo que é relacionado com o scandinavian style é cinza + branco + madeira, e muito raramente tem um toque de cor:
Contudo, percebi nas fotos que toda sua área social é integrada, então para a primeira versão, seria necessário que repintem basicamente… a casa toda. Nessa simulação utilizei o Prata (C161) da Suvinil.
Nossa primeira conversa será sobre a lareira. Desconfiado que fosse por segurança, já que temos 3 pequenos na casa indaguei e descobri que na verdade o aparato não é usado pois a fuligem incomoda. Só sei que: falou de sujeira eu também corro para as montanhas. Entretanto, mesmo que não use é um ponto focal da casa e deveria ser celebrado. Mesmo que não usemos lenha, é possível utilizar como uma lareira etílica, com álcool de cereais e pedras vulcânicas – verifique com algum representante local qual poderia ser adaptada dentro da sua, e voltar essa belezinha aos dias de glória. Ainda que a família não acenda mais o fuego, não vejo como ficar com essa portinha de cemitério vertical como primeira coisa que se vê ao entrar na sala e ser feliz. Logo, para a primeira versão da sua sala, teremos lareira…. e lounge!
Separei a área de TV mais próxima a janela, e criei um segundo espaço de conversação com um tapete englobando poltronas e um pufe grandão, onde 4 pessoas podem interagir e bebericar um bom vinho.
Nas paredes, a cor mais clara já suaviza muito, então deixei a TV direto na parede, o volume da lareira no mesmo tom, e usei pinturas discretas e decorações com várias alturas. Nesse formato partimos de 4-6 pessoas para 10 lugares. E diversos pontos de apoio e decoração.
A primeira visão de quem entrar nessa sala, será de um grande espaços, com dois usos bem distintos, porém sem exageros. Eu estendi a cortina até bem próximo da lareira, para que ela dessa essa sensação de “abraçar” o sofá que fica de frente para o televisor e delimitar uma fatia maior do cômodo para quem estiver curtindo a telinha. Ao lado do sofá coloquei uma luminária alta, pois ajuda muito a criar um clima.
Na outra parede, como temos a porta que abraça o lounge com as poltronas porém não completamente, logo, uma planta alta chama atenção para o canto e como a parede clara provém um contraste menor com a laca branca, tudo mantém a atmosfera tranquila. Uma mesa de centro cinza clarinha serve para decoração, jogos e apoio. O móvel abaixo da TV pode guardar recordações, já que os brinquedos da casa tem outro endereço. Também propus um plafon de cristais para a área de TV, e um rebatedor para o lounge.
Nessa visão geral vemos que os dois ambientes se complementam com tons neutros e convidativos. Muitas texturas e tons natuais perto do chão e mais frios e claros para paredes, mobiliário e teto. Outra coisa: Você comentou sobre tafetá para as cortinas e no caso desse estilo, o melhor seria usar linho.
E agora vamos para a segunda versão.
Eu gosto muito do estilo que a sua casa já tem. O tom de bege das paredes é bem legal para uma região mais fria, e desta vez quero dar um jeito de esconder sua lareira sem obra e sem a portinha de tumba. Para isso eu novamente falhei em usar os dois sofás, porém, a sala ficou um luxo. E você não vai precisar repintar a casa toda.
Temos um novo sofá, cinza, que traz a parte mais moderna que te agrada e acomoda a família toda: 320cm de sofá pra todo mundo! para não descentralizar muito a TV desse sofazão, usei um aparador nas costas do seu sofá, que trocou de roupa é também está mais cinza, dando uma ” soltada dele da parede. Mesa lateral e mesas de centro foram adicionadas, assim como uma poltrona e pufe com uma cor calma, uma sugestão de azul.
O tapete (350×250) traz aconchego e amarra toda a generosa sala. Na parede principal, sugiro um degrade de listras na cor que você já tem, e incluir uma planta grande sempre alegra os espaços. No aparador, dois abajoures conferem iluminação mais baixa e elegante.
A lareira foi soterrada! Como ela é muito alta imagino que algo perto de 120cm pela proporção da foto que me mandou – e eu prometi que não ia ter obra – proponho o seguinte: Um pé recuado em espelho, e na parcela superior, uma “cinza” de madeira, aqui fiz com espessura de 5cm e assim o móvel branquinho- que tem largura de 280cm tem uma grande capacidade de armazenar bagunça, já qe parte dele é útil, e a outra parte apenas esconde o volume da lareira.
Aqui, nessa versão mais contemporânea as cortinas de tafetá vão super bem. para compor a parede, a mesa de apoio lateral ganhou um espelho acima dela, que preenche e equilibra esse lado de forma sutil.
Na visão geral, percebo uma sala elegante, cheia de elementos com muitos contrastes de texturas e muito aconchegante.
Agora é com você definir qual a melhor, ou qual a melhor mistura para seu canto. Desculpe a demora em responder.
E Fufús do meu coração, não deixem e participar comentando. Na fila agora temos: Bruna, Taina e Nayara. E Paula, essa semana eu te mando um email, não sofra!
Quem quiser participar, é só mandar email com fotos, se possível medidas, e dizer o que vocês gostariam que o espaço tivesse.
#Bença!