Olá Fufuland! como vocês estão?
Por aqui, graças a God, o frio está se despedindo e eu não vejo a hora de ter que me endividar na Mastercard com um ar novo por motivos de: tava véio mandei arrancá.
Hoje é dia de vermos a sala de estar da Pamy. ela estava bastante ansiosa, e como quando eu abri o email eu descobri o motivo.
Basicamente ela não tem sala. #VemKoTio:
“Oi, bom dia!
Meu bem… entendo agora porque você estava aguardando tanto. Vamos falar de cada coisa por aqui, tentando aproveitar o máximo, contudo, já aviso que haverão sacrifícios.
Seu espaço é generoso, uma sala com 16m2 hoje em dia é incomum. Pé direito maior que 270cm então, é a glória!
Como diria meu amigo Jack, vamos por partes. Eu acredito que sua sala precise ser reorientada. Chegar e ver uma parede nudista não é lá muito convidativo.
Assim como em um dormitório, é muito mais gostoso chegarmos e ver o lugar onde vamos nos jogar. Então minha proposta é colocar o sofá maior de frente para quem chega.
Reaproveitei o sofá estilo Chesterfield, desejo dos modernistas todos, porém com uma nova estofaria. Aproveite e inclua uma cor, pode ser oliva como fiz, ou azul, laranja, vermelho, couro caramelo… permita-se. Todo o restante estará neutro ele pode ser até roxo com bolinhas amarelas – não que eu concorde- mas poderia.
Porém, as peças são grandes e visualmente pesadas demais para serem duas. Então eu sacrifiquei o sofá menor. Você pode levar para outro cômodo ou reveder, porque ele vale uma boa grana. O maior, sugiro um linhão mesclado com um tom médio. No projeto foi um verde militar, mas azul petróleo, bordô ou um abóbora ficariam lindos também. Veja qual cor faz o seu coração e o da sua família sorrir e se joga.
Nunca pensou num sofá clássico em cor de abóbora?
Não sei se ficou explícito, mas na imagem do sofá você percebeu que tudo vai aumentando de tamanho? Do pufe baixinho (40-45cm), para a mesa de apoio (70cm) o sofá (80-85cm) a luminária (165cm) …
Tudo isso tirando partido de que você exibe um item de design (o sofá Chesterfield), precisei desapegar da poltrona existente e incluoptei por incluir uma poltrona mais alta e também consagrada, a “Egg” que tem uma pegada mais feminina devido as curvas com um revestimento em couro bem escuro, um tom café. Como hoje em dia tem muita gente replicando esses objetos, é legal dar uma olhada na história e no desenho original, para não comprar um pequeno Frankenstein. A que eu achei bem fidedigna, ainda que com um preço maior, foi essa AQUI. De modo geral essa loja comercializa produtos com preço justo e design bem próximo ao verdadeiro.
Essa disposição automaticamente faz com que tenhamos de frente para ele, um móvel para televisão, com um pequeno apoio. Sua casa tem elementos arquitetônicos marcantes, como a porta e a janela com arcos e madeira, então me permiti a trazer modernidade criando um home revestido em um porcelanato que imite uma pedra, pode ser uma versão de carrara, calacata ou outro, que tenha um fundo branco e por favor, acabamento acetinado. Nada de brilho nele. Achei um incrível para revestir teu móvel, da marca Biancogress, Calacata Altíssimo:
No projeto eu tinha desenhado com 60×120 que é um um apelo mais comercial (leia-se: mais barato) entretanto qualquer um acima desse tamanho também ficará excelente.
O móvel ficou com 240 de largura, centralizado com o sofá, 4 portinhas e profundidade de 35cm apenas para guardar a bagunça da sala, já a parte revestida em porcelanato, tem apenas os 7cm necessários para passar os cabos do televisor mesmo.
Nessa mesma parede do móvel eu propus um papel de parede, com uma textura aconchegante tipo linho, nas outras apliquei a tinta da Suvinil na cor Espaço Lunar. é lega testar e ver se fica um bege ryco, e compatibilizar a tinta com o papel (papel tem menos opções, então escolha ele primeiro). Aproveite que você tem alimentação de arandelas na parede e use para criar foco de luz diferentes nesse ponto (esqueci de colocar no projeto), mas pode usar algo que forme um desenho de luz diferente:
Luz é muito importante para trazer personalidade e conforto. Pelas fotos, além das duas arandelas, só notei um ponto no teto e para evitarmos o custo de fazer gesso e recabear tudo, o pobrezinho do trilho iluminado é a opção mais acertada. Não achem que estou ficando repetitivo, a culpa é ele ser tão versátil. Calculei aqui, e você pode distribuir da seguinte forma:
1 trilho de 2m com 4 spots de 9W (720 lumens cada) 4000k ou menos
2 arandelas com 5W (400 lumens cada) 3000k ou menos
1 luminária de coluna com 9W (720 lumens) 3000k ou menos… com um ângulo de abertura de 30º ou menos.
Tá perdida nas especificações da luz? Vem entender melhor aqui no post sobre LED. Mas na loja de produtos de iluminação o vendedor pode te mostrar tudo isso na caixinha do produto.
Por falar na luminária de coluna… Tijolin de vidro, não tem jeito. Esses estão confinados aos anos 90 e não tem como melhorar o aspecto de lugar nenhum onde eles estejam. Desculpe. Pode pedir para o marceneiro revestí-los com uma chapa crua de mdf, e depois aplicar papel de parede por cima, é menos trabalhoso do que fazer com gesso acartonado e também não vejo necessidade de removê-los. Só esconde, vai que um via eles voltam ser fashion. Mas se a sua casa for alugada, aceita que dói menos, pois não vale a pena investir tanto se o dono do imóvel não aceitar ressarcir você bem plena.
Então, se quiser me fazer um tiozão feliz, peço que adquira uma luminária de coluna (de pé) que seja direcionável, para mirar a looooooz dela logo na parede acima da poltrona, onde ela vai estourar e fazer um chuá de uma iluminação propícia para… safadezas. Isso memo, bora criar um clima. Mira no X:
Outras peças menores entraram na festa, um pufe (85x42cm) para ampliar a capacidade de assentos, uma mesa de apoio (D:60cm h:70) com decoração e quadros (80×80 cada).
O tapete, mais uma vez e fiz uso do redondo (D:200cm) deslocado do centro do sofá, mais próximo a poltrona. Assim ele não fica muito magrelinho, nem avança na passagem perto da tevê, pois isso o faria sujar demais, até porque a ideia é usar um tom bege claro e cinza para destacar sobre esse piso de madeira maravilindo.
Se ficou alguma dúvida, pegunta que titio responde 🙂
Quem tiver seus casos de Tem Jeito Decor pode mandar no email [email protected]
E por favor, deixem suas sugestões nos comentários.
#Bença!
Não pode cobrir os tijolos de vidro com painel de madeira ripada ??
Olá Anoniminha!
É uma opção também, eu não colocaria porque a casa já tem piso em taco e as aberturas (portas e janelas) em madeira também, então pode ficar pau demais.
Hehehehe7obrigado por participar.
Beijo!
Lelo!
Fale mais sobre este painel de porcelanato. Faz uma base de dry wall e depois coloca o porcelanato?? Acha que este tipo de material ficaria bom em um quarto de casal?
Bjusss
Oi Flavinha!
Pode ser a base de drywall sim, claro que: tem que atentar-se ao peso e talz, mas isso o instalador da parede de gesso pode dexar reforçado.
Se você me perguntasse até sexta feira passada 18:20 eu diria que não sou fã de porcelanato (ou outra textura de pedra) em dormitórios… porém estive na fábrica da Movelmar e fiquei PERPLECTO (#memedetected) com uma mistura que eles fizeram de madeira e uma lâmina de MDF que tem textura de mármore crema marfil.
Então: Sim! Acho que pode ficar bom sim.
Beijo!
Ia justamente perguntar sobre a colocação do porcelanato. Tem que ser no drywall ou pode ser na Madeira? Não é muito pesado? E o acabamento dos 7 cm de espessura, como faz?
Lelo como sempre arrasando! Te Esperando no erre jota. Bjks
Hey meu bem, tô contando as horas para chegar no érrejôta e te dar um abraço 🙂
Dá pra fazer nas duas bases (mdf ou drywall) mas no mdf teria que ter um apoio, por exemplo aqui no projeto ele encosta na parte das portinhas.
Os 7 cm na verdade são “ocos” é uma chapa de 15mm afastada 55mm da parede para os cabos passarem por atrás do móvel.
fora isso, é instalar como se fosse no banheiro, hahahaha.
Beijão!
Ja podia deixar aqui um comentário meu automatico para TODAS as postagens do Lelo, escrito: Arrasou, pra variar amei TUDO!
Deixa automático não, vem aqui purpurinar amô na gente Iza!
Beijão!
Lelo!! Como sempre arrasou nas sugestões!! Às vezes eu olho as fotos e penso: deusdocéu, tem
Jeito não, joga tudo fora! Kkkk .. E o Lelo vai lá e da um jeito aproveitando as coisas que a pessoa já tem!! Muito bom!
Hey Laurita!
Obrigado pelo carinho 😀
Geralmente, podemos dar uma “maquiada” e reaproveitar as coisas para nossas casas.
Obrigado por ler o Fufu!
Beijo!
Oi Lelo, adorei, adoro suas dicas. Quando vejo suas postagens fico louca para vender minha casa e construir outra,kkk. Lembro do que vc disse a primeira casa que a gente faz é para o inimigo, a segunda para o amigo e a terceira é para a gente. A minha é a segunda, mas não sei se encaro outra obra, falta tudo até $$$, rsrs.
Encara sim Bia!
Me contrata, HAHAHAHAHAHA
Obrigado pelo carinho, beijão!
Kkkkkk adorei sua frase “pode ser até roxo com bolinhas amarelas – não que eu concorde- mas poderia”.
O sofá laranja super me lembro o do cenário de Friends. Amei!
Hei Flávia, eu gosto muito de colocar um téco de cor nos projetos pelas poltronas e sofás… depois se enjoar, é só mudar o tecido.
Obrigado por ler o Fufu!
Beijo!