Futilish

Tem Jeito Decor 53 – Living la vida no ripado com Tatiana

Olá Fufu!

Todo mundo marcando salão pra tosá as madeixas e ficarem plenas e belas igual a Fufumãe desse espaço?

Eu achei lushuoso, Quem não segue a Cony conta muita coisa no stories do @futilish. Mas não sofram, sempre tem a mesma informação por aqui sem validade, podem voltar e ler quando precisar e quando quiserem. Blogueira que tem conteúdo de verdade tem blog mes amis.

O Tem jeito Decor de hoje tá tão gostoso que chega a ser um pudim. Pega a prancheta e vem sentar aqui no sofá da Tatiana comigo.

“Oi Lelo!

Primeiramente gostaria de dizer que gosto muito do seu trabalho! 

Gostaria de uma ajuda para acabar de decorar a minha sala. Moro em um apartamento alugado de 50 metros quadrados. 

Sinto que falta aquele toque final para ficar mais aconchegante e com mais cara de casa. Penso em acrescentar um tapete, uma iluminação (provavelmente um trilho) e uma cor na parede do sofá ou um quadro. Tenho dúvidas sobre como escolher um tapete.

O painel foi feito dessa forma, pq foi a maneira que eu encontrei de centralizar a TV com o sofá. Sim, a porta não abre totalmente.

O sofá foi o primeiro item que comprei, por isso tive que adequar o painel dessa forma. Pensei no painel ripado porque posso utilizar em outro ap.


As medidas da sala são 4,80 x 3,20, sendo que a parede atrás do sofá mede 2,50.

Adoro suas dicas e ficaria muito feliz com a sua ajuda!

Beijos,

Tatiana”

Fufu-habitantes, eu tenho que aproveitar para dizer uma coisa: Vocês tem muito, mas MUITO bom gosto mesmo. Real Oficial. Eu não lembro de um TJD que eu tenha pensado:

“Putz, deu putz.”

E Tatiana, a base da sua sala está muito boa. Parabéns para você em criar algo que eu percebo pelas fotos que foi muito bem escolhido, investimentos certeiros. Eu sei olhando que esse sofá é de excelente qualidade, a mesa é de qualidade, investir num painel ripado como esse é uma compra muito acertiva e o seu parece ter sido muito bem executado. Um óde a estas cadeiras que apesar de parecerem simples são divinas. Tenho absoluta consciência de que são muito confortáveis e serão duradouras. Amo a combinação madeira+camuça+palhinha.

Agora vamos para as minhas sugestões 🙂

Primeiro: Eu super condordo que um trilho de iluminação seria incrível. Para quem não conhece veja nesta sala:

Nas fotos não consegui identificar se vc tem 1 ou 2 pontos da sala. Se tiver 1 ok, trabalha com o trilho fica muito lindo. O que eu tenho gostado ultimamente para salas é usar menos potência e mais pontos com o foco bem fechado.

Sabe aquelas lâmpadas que marcam uma bolinha para onde são apontadas (como a luz aparece bem forte na prateleira da foto acima)?  É disso que eu estou falando.

Aqui em casa por exemplo, optei pelo trilho, com 2 lâmpadas bem fortes e 2 mais fracas . As duas mais potentes deixei uma focada ma parede sobre a TV, e a outra num quadro que são paredes uma de frente para a outra. As duas mais amenas virei direto pro chão (que é branco, porque sim, eu gosto de piso branco) e ficou um espetáculo.

Calculei aqui, e você precisa de 5650 lúmens para iluminar a sala toda. Quando for comprar a iluminação tem essa informação de LUM nas caixas das lâmpadas, e o vendedor poderá te ajudar. Outro item a levar em consideração é a cor, para sala de estar e jantar use uma temperatura igual ou menor a 4000K ok? Essa é a luz igual a do sol e quanto menor, mais amarelinha vai ficando, o que também é interessante, mas depende de você se sentir confortável em luz mais “quente”. Evite as maiores de 4000K porque são mais azuladas e dão um ar de “escritório/consultório” para os ambientes.

Caso tenha dois pontos vale a pena colocar um pendente para a sua mesa de jantar. Se o ponto estiver fora do centro, não sofra! Fica super moderno deslocar o ponto com um ganchinho, assim:

Nesse caso, por favor, deixe o fio ou a corrente assim, sobrando. Quanto ela fica esticada me dá impressão de enforcamento, agradecido.

Outra opção é um pendente articulado, adoro, acho mega atual. O modelo mais fácil de achar é a famosa Tolomeu, versão de teto:

Uma opção que me ocorreu agora, é o uso de uma luminária de coluna, vou colocar no 3D 🙂

AQUI tem um link para uma igual a do projeto com preço uótchemo.

Sobre o tapete, lááááá em 2015 eu fiz um post somente sobre eles, AQUI. Porém vejo que é algo que a maioria das pessoas tem dúvida. Até porque não é uma peça de decoração exatamente barata. Tem quem goste apenas de uma textura diferente, usando um cor próxima a do piso, tem quem goste dos altos, dos baixos…. é um item com inúmeras variáveis. Eu acho que tapete serve para: trazer aconchego, melhorar a acústica e acrescentar contraste, de preferência cor também. Contudo eu gosto dos mais baixos (fininhos no caso).

Como seu apto é alugado, a parte gostosa da notícia é que 250cm é uma medida padrão então é fácil encontrar com um bom valor. Caso opte por um retangular, sugiro 250×200 deixando uma passagem livre logo a frente do Home, pois dificilmente encontrará um modelo que não prenda embaixo da porta da sala. No caso ficaria assim:

Particularmente essa “ponta solta” no meio do caminho me irrita. Tenho certeza absoluta que vou começar a passar e chutar, com o tempo ela vai arrebitar para cima e eu vou ter 4 tipo de ataque por cada olhada. Nestes casos, onde a ponta ficaria desamparada, e no meio de um fluxo intenso, prefiro usar um tapete redondo e deixar a forma brincar com todas as outras coisas “quadradíssimas”. Acredito que funciona melhor:

Esse redondo está com 200×200 e também é versátil para um próximo imóvel. Agora vamos dar um carinho nas paredes!

Gostaria que você testasse um espelho na parede da porta (o do projeto está com 180x90cm). Digo isso porque na foto que mandou mostrando o sofá tem uma luz natural maravilhosa chegando lá, então se refletirmos, ficará chiquérrimo. Pode ser um espelhão apoiado, como a Cony tem na sala dela. Também acho legal adquirir uma daquelas mesas de apoio que se encaixam no sofá. Assim fica mais confortável apoiar um copo, a pipoca e controles. São bem levinhos e podemos jogar eles para lá e para cá conforme quiser.

Defendo que quadros serão uma boa opção para animar o espaço de estar, coloquei dois de 60×80, e o resultado foi luxuoso. Para não furar pardes, pode usar aqueles ganchos da 3M Command mas tem que prestar atenção no peso que eles suportam.

Eu evitaria papel de parede, pois pode competir com o ripado. Porém, se você for uma pessoa mais ousada, fiz uma opção com uma pintura em degradê de azul petróleo, verde oliva e bege que ficou magnífico. Porém… é para poucos. Fique a vontade para odiar. Não acho que seja necessário alterar a cor da parede com as inclusões de tapete, quadros, espelho e iluminação.

Aliás, apesar de eu ser um assassino oficial de platíneas, sinto um pouco de falta de verde. Incluir um vaso ou alguns verdinhos no apadador ajudaria, gostei da versão vaso no chão com uma planta maior, o contraste do verde contra o ripado de madeira ficou decór gourmet.

Segue a versão sem pintura:

E com pintura:

Com toda a certeza do mundo eu faria a pintura, HAHAHAH

Tatiana, desculpe não representar o ripadinho, entretanto tive dois problemas:

1º que o computador que eu tenho em casa não é assim, uma ferrari, então ia ser difícil ele dar conta;

2º Eu ia passar o domingo desenhando ripa, e a escravidão já acabou.

Muito obrigado pelo carinho, um super beijo!

Agora é a vez de contribuirem Fufus!

Pamy, você é a próxima 🙂

#Bença!

Sair da versão mobile