Futilish

Mi casa, su casa – Mesa Posta

Olá Fufulândia!

Geralmente os assuntos que inspiram meus posts são dúvidas que vocês deeixam nos comentários ou coisas que acontecem no dia-dia do escritório. Essa semana foi um pouco diferente: Veio do Instagram.

Eu já sigo, puramente por gostar do tema, alguns perfis de louçaria (@casademineira), organização (@menina.organizada). Contudo o dia dos namorados exibiu uma explosão de pessoas investindo em um jantar íntimo, em casa mesmo e com esse comportamento muita gente se empenhou em arrumar a mesa de um jeito especial para a noite.

E eu, cancerianinho achei muito fofo… Porém, transtornado que sou, acabei percebendo muitos erros de composição de mesas, então pensei: Vamos falar dos itens (iniciais) para mesa posta e umas regrinhas de etiqueta?

Eu já fiz dois cursos (online) com a Juliana Santiago (@vidadecasada), uma mineira que fala tudo sobre etiqueta e como receber de forma adequada. Achei de grande valia então é um perfil que vale a pena seguir e caso tenha interesse conhecer os cursos. (Não é #publi, infelizmente, hahaha).

Não vou ficar aqui de falatório, cuspindo regras de etiqueta, mas temos que entender a composição formal completa para poder fazer a versão mais simples. Então cata essa ilustração do Vamos Receber:

Não abandone essa matéria. Vou ser o menos xiita possível. Essa composição – autoexplicativa – é uma mesa completíssima, super formal, com 4 cursos (entrada, prato, prato principal, sobremesa) couvert, lugar marcado…

E desejo que todos sejamos ricos o suficiente para oferecer isso para quem amamos, mas também que tenhamos um coração simples e que não façamos uma mesa tão imponente que oprima os convidados. Gosto de mesa com viadagem, gosto. Entretanto, numa versão mais moderna. Veja as mesas que me agradam:

Acredito que possamos nos esforçar um mínimo, para nos presentear com uma mesa caprichada:

E isso é um auto-puxão de orelha, porque eu não sei quantas vezes na vida eu comi direto na panela, sentado no sofá por pura preguiça de arrumar a mesa e me tratar como um humano.

Voltando aos stories do dia dos mozão,  que eu mais vi errado: Posição de talheres. Colher e faca sempre à direita e garfo sempre à esquerda. E o fio de corte da faca sempre virado para dentro, em direção ao prato. Também vi copos do lado erradíneo, os copos devem estar à direita, acima da faca.

Como aprendi no curso, a mesa comunica para o comenssal (quando da vyda eu imaginei usar esse termo: nunca) o que vem pela frente.

Se você se senta e tem: uma colher de sopa, uma faca de mesa e uma colher de sobremesa, já sabemos que teremos algo como sopa, creme ou consomé, um prato principal e uma sobremesa. Então é bem simples a partir do momento que aprendemos a disposição das coisas, a montar uma mesa simplificada, pois a mesa só vai ter os acessórios que vamos usar. Logo, o primeiro passo da mesa posta, é o cardápio.

Não se sintam intimidadas pelas mesas que vemos na internet. A maioria das fotos maravilhosas é pensada para vender produtos. Logo acima, na imagem que tem o bolo, os talheres estão ali só para preencher espaço e colocar desejo nas pessoas, porque para servir bolo, só de usaria UM garfo, e na foto temos dois garfos, uma faca e uma colher, sem contar que o prato que está ali é um prato raso, não de sobremesa e o sousplat continua na mesa… mas o sousplat deve sair depois do ultimo prato salgado… logo… tuderrado, é só para vender mais e mais produtos.

Agora vamos falar dos itens para iniciar seu acervo de mesa posta?

Primeiro de tudo temos que entender que toalha sempre será usada para eventos mais formais, ou em mesas grandes, largas onde a toalha vai preencher vazios e poderão ser admiradas. Toalhas mais naturais como linhos, algodões são indicadas para o dia, logo, reserve rendas, cetim e bordados para a noite.

Jogos americanos: em mesas formais e casuais, nos mais diferentes materiais, formatos e cores, especialmente em mesas mais estreitas.

Nunca, jamais, sob hipótese alguma, nem que a sua mãe mande, use toalha e jogo americano juntos. As vezes vemos toalha com um trilho por cima, porém é com função de adicionar cor.

Com o eu já defendi AQUI, sou a favor de você ter 2 jogos de jantar, que se complementem e dupliquem a sua capacidade de receber. A quantidade adequada para ter de pratos é a quantidade de lugares que tem disponível + 2 por exemplo, se na sua casa você tem uma mesa de 6 lugares, eu indico ter 8 pratos, quando algum quebrar você não fica com a mesa faltando um lugar. A ideia do post que linkei , se investir em 2 jogos é a dica que fará você ter diversidade.

Convenhamos que as arrumações que vemos tem louças especiais, limões sicilianos, arabescos azuis, abacaxis, borboletas… é infinita a variedade de louças já criadas, se falarmos das temáticas, como páscoa e natal então, danou-se. Mas como estamos tratando de um início de carreira, vamos ser sensatos e começar com louças brancas e vidros incolores. Uma verdadeira artista é a Priscila do Blog Anfitriã, que exalta sempre e me ensinou a versatilidade da louça branca e do vidro:

A partir do momento que temos esses itens, especialmente o branco é possível ir variando a decoração com jogos americanos, flores e guardanapos. É a “base” neutra que não necessariamente precisa mudar tão cedo.

Como vocês vão querer saber, eu gosto muito das opções de louças da Porto Brasil, e da Scalla. Não são exatamente baratas, contudo também estão anos luz de serem as mais caras. Algo que me agrada muito é que ambas marcas tem muitas coleções que tem o mesmo formato/tamanho com estampas diferentes, então são especialmente fáceis de misturar e deixar sua mesa posta com o dobro de lugares. Para não entupir vocês de fotos aqui, deixei nas marcas que sugeri o link direto para as linhas deles que eu acho mais versáteis, para quem quiser dar uma olhadinha.

Talheres… ah esses monstrinhos! Porque tão caros meu Senhor?

Os talheres que acredito que menos pessoas tiveram contato na vida, são os de peixe, a faca não tem fio, mas tem um desenho para partir o peixe delicadamente, e o garfo tem a covinha central mais longa… que deve ser só para a gente reconhecer ele mesmo, HAHAHA

Eu não vou dizer para vocês terem todo esse exército de talheres não. O mínimo de talheres que precisamos são:

Garfo, faca, colher de mesa; Garfo, faca colher de sobremesa e Colher de chá.

Descobri que na França mesmo que a sobremesa precise ser cortada, como um folhado por exemplo, JAMAIS se corta com faca. É sempre com a colher e o garfo. Então você me pergunta: Porque colocou na lista a faca de sobremesa?

SA-LA-DA!

Esquecemos que, caso façamos um prato de entrada e um principal separados precisaremos de duas facas e 2 garfos.

Infelizmente a maioria desses faqueiros gourmetizados da internet não oferecem as opções mínimas de dignidade. Então levem em consideração na hora de escolher a variedade que tem do modelo que te agrada. Eu optei por colocar na minha lista de casamento (imaginária) um super clean, para durar eternamente, o modelo Berna da Wolff.

Um adendo: Em mesas muito estreitas, menos de 90cm de largura, pode-se optar por deixar os talheres de sobremesa junto com os da refeição, lembrando sempre da ordem, de fora para dentro.

E chegamos aos copos. Inicialmente, eu diria para você comprar um copo de água/suco, e o que você tem costume de servir na sua casa. Seja cerveja, vinhos, espumante. Como essa ideia é inicial, tem que se adequar a sua rotina. E já vou dar a dica que de o copo de água ou suco é o primeiro item de “base” da nossa mesa posta, no qual vale a pena ir colorindo.

Guardanapos.

Há quem defenda com unhas e dentes que eles devem ser sempre de tecido, sou do time que acha que eles podem ser de papel, desde que sejam daqueles especiais, grandões, quase como os de tecido. A única referência que eu encontrei para mostrar aqui é a Relevo Guardanapos. De qualquer forma, os de tecido são lindos, trazem requinte para a mesa posta e pelo menos o branco eu defendo que você tenha.

Vamos recapitular rapidinho o que seria nosso básico, para isso vou simular para que tem mesa de 06 lugares.

01 Toalha de mesa;

06 jogos americanos;

08 pratos Rasos;

08 pratos Fundos;

08 pratos de sobremesa,

08 bowls de sopa/sobremesa;

08 xícaras de chá com píres;

08 xícaras de café com píres;

06 Garfos de mesa;

06 facas de mesa;

06 colheres de mesa;

06 garfos de sobremesa;

06 facas de sobremesa;

06 colheres de sobremesa;

06 colheres de chá;

06 copos de água/suco

06 taças do que você costuma servir… No meu caso seriam 06 de vinho branco, 06 de vinho tinto e 06 de espumante.

Então de básico, chega né? Se vocês quiserem, deixem nos comentários que eu sigo e falo dos sousplats, bandejas, suportes de talheres, porta guardanapos e todas as frescurinhas adicionais que amamos.

 

 

Sair da versão mobile