Futilish

Praia Perto de Santiago!

Quem já foi para Santiago com certeza deve ter ido a Viña del Mar e Valparaíso né? São as cidade litorâneas mais perto da capital, coisa de hora e meia de Santiago. Aliás, essa é uma das coisas que mais me fascina lá… a facilidade de ter montanha com neve e praia, se quiser, no mesmo dia! Tudo perto e tudo lindo… Sim, sou babona com o Chile.

Mas hoje quero dar uma dica que na verdade já dei aqui antes e vou reforçar, a praia mais linda perto de Santiago: ZAPALLAR!

Fica a cerca de 200 km pro norte de Santiago, estrada maravilhosa, boa, tem uns 3 pedágios (que não são assim super baratos, tipo uns R$ 20 cada) mas compensa demais chegar nesse mini paraíso. É só alugar um carro e ser feliz! Não dá para ir sem ser de carro ok? Dá até que dá, mas vai ser trabalhoso e vai perder muito tempo.

Deixa eu falar um pouco de lá. Eu tenho historia com Zapallar… meu bisavô foi praticamente o “fundador” da cidade. Ele era o dono do empório (um mercadinho), foi dono do primeiro cinema, dono do circo… tinha várias propriedades lá quando tudo era “mato” (e mar) hahahahah, mas isso faz muuuuuito tempo. Com o passar dos anos, a cidade foi ganhando status de balneário de gente rica e meus familiares começaram a vender as terras que tinham. Minha mãe passou sua infância lá, eu passei minha infância lá. Zapallar é nossa praia de todos os verões mas realmente virou uma vila de gente muito rica e… metida. Eu acho a classe alta chilena muito classista. Se seu sobrenome não for algum muito tradicional, esquece. Eles mal vão te dar bola. Eu senti isso desde pequena, quando ia para a praia e ia brincar com alguém, as próprias crianças perguntavam: ‘mas você chama Constanza O QUÊ?’ E como sou uma Fernández da vida, sempre senti essa discriminação. Enfim, Zapallar virou reduto da classe alta – altíssima – chilena. São mansões e mais mansões lindíssimas, a cidade parece toda saída direto do Pinterest e por algum motivo é pouco divulgada para os turistas. Bom, sabemos o motivo né? Nem hotel tem lá direito, acho que tem um (Isla Seca) mas dá para alugar casas por temporada. A praia é pequena, acho que são 800 metros só e é uma baía super charmosa. E nem pense em praia como vemos aqui no Brasil. Zero música, zero ambulantes vendendo coisas (totalmente proibido), nada de cachorros na praia, e apenas um restaurante (chama Cesar) para o rycohs e fynos almoçarem por volta de 16h contando sobre sua última viagem pra Europa ou contando sobre o nascimento do 7º filho. Sim, eles tem muitos filhos e todos vão para a praia com suas babás , muitas vezes, vestidas de babás mesmo.

Mas não se assustem com essa descrição. Zapallar é lindo. Mas lindo MESMO. Tem o pôr do sol mais lindo que já vi na vida. Não tem muito o que fazer lá – sério, é bem parado, cidade pra relaxar mesmo – então vou dar um mini roteiro que dá para um dia. Ok, dois dias rs. Ah, e nem sempre esperem sol na praia. Lá é bem de lua, podem passar dias de neblina para um dia de sol. Tem que dar sorte. Não tem época para ter sol, tem que ter sorte mesmo. Janeiro e Fevereiro são os meses mais cheios por causa das férias chilenas, então se for por essa data prepare-se para uma praia cheia de adolescentes em grupos enormes (todos se conhecem, ou as famílias se conhecem de várias gerações ou os meninos estudam na mesma escola rycah de Santiago) e grupos de adultos conversando alto com mulheres magérrimas e homens de bermuda e Ray Ban.

O que fazer em Zapallar?

Las Cujas – Cachagua

 

Sair da versão mobile