Olá habitantes da Fufulândia!
Desculpe o desaparecimento. Toda essa tensão política me deixou perturbado demais na semana passada e eu que gosto de escrever para vocês perto do dia de publicar as matérias fiquei completamente sem cabeça para me concentrar e fazer algo legal para vocês.
Muito boas as sugestões que vocês tem mandado para temas! já tenho uma listinha renovada. mas podem continuar mandando PLIS, nunca é demais.
Hoje resolvi trazer um respiro sobre o Joy, esse projeto de apartamento adquirido em planta que estamos acompanhando, e que já foi oficialmente atrasado pela construtora em 20 meses. Sim, VIN-TE meses de atraso confirmado. Este é um dos contras de se optar por fazer essas aquisições de algo que ainda não existe. Em defesa da construtora, eles ofereceram a oportunidade de trocar essa unidade que será construída no último bloco (no caso o bloco 4) por um que já está bem avançado, no bloco 3.
Contudo, como vocês sabem, estamos cuidando para que esse apartamento, apesar de simples, de dimensões reduzidas (52,66m2 de área privativa e 40,12m2 de jardim provado), seja algo muito agradável, e aí tenho que explicar o porque desta unidade ser tão específica. E isso se dá pela posição dele no terreno, em relação ao sol.
Fiz um desenho daqueles de pré escola para explicar melhor:
Estamos falando do 106D que eu circulei em azul no desenho. O sol nasce no Leste ( aquela mancha amarela da sua direita) e vai atravessando o céu durante e ficando mais quente ao longo das horas até se por no oeste ( aquela bola vermelha na sua esquerda).
Lembrando que o sol oeste é muito mais longo e muito mais quente, elevando o calor dentro das nossas viviendas.
Isso cria uma linha que no caso do residencial Joy deixa algumas unidades privilegiadas, que sãs as de cara para o leste = Solzinho da manhã, gostosinho.
Depois temos as unidades de frente para o norte, que recebem muita luz, e tbm são agraciadas com o solzinho dos teletubbies durante o inverno, que para nós que vivemos no hemisfério sul é considerada uma das melhores opções de posição para quartos e salas.
Como nesse empreendimento o bloco 4 tem uma posição diferente dos 3 anteriores ele está magicamente voltado para o melhor sol da vida. E como diz o ditado: “Em casa onde entra sol não entra médico.”
Outros fatores, como a distância da portaria, salão de festas, quadra poliesportiva e playground também garante que o 106D esteja abrigadinho das principais fontes de grito-correria-e-slime.
Desculpe a introdução gigante, agora vamos falar do tema que realmente quero propor. A ideia é fazer deste cantinho um apartamento com tecnologia Smart Home (Casa Inteligente).
Talvez você tenha ouvido o termo, e não tenha parado para entender melhor como é, o que faz, quais as vantagens e porque é tão legal. Então liga o wifi e #vemkotio!
Sabe quanto a gente ( que foi criança nos anos 80/90) asistíamos Os Jetson´s e ficava encantado com o mundo do futuro? Ele não é exatamente daquele jeito, entretanto já está muito mais legal do que quando a gente só tinha telefone fixo ou orelhão.
Atualmente várias grandes marcas tem lançado opções tecnológicas para aumentar a segurança, praticidade e conforto das casas.
Dentre as mais famosas estão o Google Home e a Alexa, criadas pela Google e pela Amazon, respectivamente. Existem outros como uma versão da Siri (Apple) para casa e o robô que roubou meu coração Jibo (fruto de criadores autônomos financiado por vaquinha eletrônica).
Jibo, lançado em 2016, na verdade é um robô social, não um assistente de casa inteligente, mas estão criando versões novas combinando as duas funções.
Os mais avançados no quesito funcionalidade são o Google e a Alexa. Que tem formatos de console principais:
E também repetidores menores, para usar espalhados pela casa:
Pelo youtube da vida é fácil encontrar diversos testes e opiniões sobre os dois modelos líderes de mercado, tanto em inglês quanto em português.
Agora, o que é importante é: O que podemos fazer com essas belezinhas?
Muitos dos vídeos que se encontram disponíveis mostram coisas que eu chamo de 333 (meio besta), tipo perguntas sobre matemática, mudar cor de lâmpadas e informações sobre clima. Mudar canais de tevê e tocar uma música são as coisas mais comuns nas resenhas disponíveis.
Não sei você Fufu aí do outro lado, mas euzinho se fosse tirar o escorpião do bolso e investir num sistema desses ponderaria minha qualidade de vida x gasto.
Então vou dizer sobre as coisas legais que já podemos fazer usando tecnologia Smart Home.
Sistema de abertura de portões por controle de voz, bem como o de fechaduras de portas;
Sistema de câmeras com monitoramento via celular / vigilância profissional;
Controle de ar-condicionado / calefação;
Controle por voz de itens eletrônicos (TV, telefone, video games, cafeteiras… qualquer um com conexão wifi);
Alertas via telefone móvel;
Gerenciamento de energia ( tomadas que podem ser desativadas pelo aplicativo celular);
Controle de iluminação ( liga, desliga, muda cor e/ou intensidade);
Sensores de movimento e de quebra de vidros;
Abertura e fechamento de cortinas / venezianas;
Irrigação de jardins;
Controle de agenda pessoal…
Hipoteticamente falando, tudo que tenha conexão wifi pode ser controlado com os assistentes, então já temos algumas geladeiras e máquinas de lavar roupas com essa tecnologia.
Como eu não vejo a reladeira picando minhas cebolas sozinha, nem compreendo como a máquina de lavar iria até o cesto buscar e separar as roupas sujas eu acho essas funções razoáveis.
Claro que podemos usar o comando a distância para iniciar um ciclo de lavagem a tarde, deixando já tudo preparado de manhã, e chegar em casa já na hora de estender e não ficar com as roupas cagadas depois de muito tempo molhadas na máquina.
A função da geladeira eu gostaria que vocês comentassem aqui o que poderia ser comandado a distância porque eu acho que perdi essa aula.
Voltando sobre os produtos que “comandam tudo” o Google está disponível no Brasil, nem custa tão caro, em torno de R$ 750,00 o grande ( que tem um som muito bom, pode usar para spotify) e o pequeno, mais simples a partir de R$ 185,00.
A Alexa é um pouco controversa. Já vi videos de casas automatizadas com ela aqui no Brasil, que tem uma personalidade mais engraçada que o Google, porém quando pesquisamos o sistema dela NÃO é compativel para a América do Sul. Logo, para o Joy estamos pensando em usar o Google – que também tem um valor mais amigo.
No apartamento Joy a ideia é controlar: fechadura/olho mágico, ar condicionado da sala e quarto, iluminação de todos os ambientes, TV e som e provavelmtente 2 câmeras de segurança no jardim.iste
Agora que esse post ficou enorme eu vou deixar com vocês a decisão, querem saber mais sobre cada um desses smas que serão aplicados?
#Bença!