Futilish

Mi casa su casa – Importante na Decoração: Cor da parede

Fufu-terráquias e Fufu-extraterrestres, tuto pom cocêis? Estão arrasando na decoração?

O dia tá cinza por aqui e eu fico im-pres-tá-vel neste clima. Alguém mais é influenciável pelo que acontece lá fora?

Eu jamais poderia viver em um clima Londrino, por motivos de: me enforco com a correia do guarda chuva.

, dá desespero só de pensar em viver em um mundo nublado.

Mas vamos seguir com nosso trabalho de hoje. Muita gente me pede “dica” de cor pra pintar a parede. É aqui nos comentários, é via instagram, é no buffet do almoço, no salão de beleza… o dia que alguém me pedir isso no trânsito vai ser o auge. Já imaginou? Tô eu lá ouvindo “Trash Brasil” a playlist maravilhosa de Constanza Fernandez no Spotify, alguém bate no vidro e me pede uma cor pra parede.

Lusho, poder e reconhecimento.

Paredes, a não ser que você more numa caixa de vidro (também conhecida como estufa), representa MUITO da decoração.

Então vamos para algumas dicas, porque nada é regra.

Aqui em Terra Brasilis a tendência é: Parede Branca. Por que? Não sei. Acredito que pela nossa mania de “limpeza”, pelo fato de tanta gente morar de aluguel, e as casas de aluguel geralmente são pintadas de branco… será que é também porque a tinta branca é mais barata?

Sim, a tinta branca custa menos e quanto mais escura maior é o preço… e maior é a quantidade de demãos para deixar uniforme então uma parede escura é a ryqueza sobre a rykeza.

Eu já deixei por aqui  bem claro meu desamor por paredes brancas e o trauma de infância causado pelos berros de uma mãe que tinha que controlar as patas sujas dos filhos nas paredes (brancas) das casas alugados. Sério, não traumatizem seus mini humanos.

Obviamente a cor da parede vai ser uma base para o restante da decoração. Se você é uma pessoa colorida eu sempre acho interessante enlouquecer na cor da parede e manter os móveis neutros. Por maior que seja a “bagunça” de pintar um imóvel, o custo é relativamente baixo. É muito mais barato pintar uma sala do que trocar um sofá.

Ao invés de sair caçando imagens na internet, optei por um exercício diferente. Vou mostrar para você como a cor da parede muda a “aura” de um mesmo ambiente.

Peguei o projeto do Joy 106D e apliquei uma série de cores pra gente analisar juntos, então pega uma rolo de pintura BEM grande e  #vemkoito!

PS: Não vale pintar com broxa.

Lá no Joy 106D o tema é industrial, então permite uma certa ousadia e um “peso” na cor das paredes. Sempre pensamos em um cinza escuro, por isso na pré seleção de cores entraram:

Coral Cinza Profundo

Coral Soldado de Chumbo

Suvinil Elefante

Suvinil Nanquim

E olha, por mais assustada que possa estar, a cor que eu mais gosto é a Cinza profundo, que é a mais gótica-não-suave das quatro opções.

Sempre fazemos uma seleção que começa na cor que imaginamos e engloba tons mais claros porque quando você põe na parede a tinta “escurece” um ou dois tons.

Como isso não é uma ciência exata sempre pedimos pro pintor fazer testes de cor. Então quando entrar numa obra e se deparar com isso:

Não é uma zoeira de um pintor revoltado, é um caso muito sério de estudo de cor, HAHAHAHA.

Nós lá na NEST Interiores sempre pedimos para o pintor fazer testes de mais ou menos 1 metro quadrado em dois pontos da casa o mais iluminado e o mais escuro, para vermos como as tintas se comportam conforme a incidência de luz. Tem pintor que não quer fazer, porque eles esquecem de contabilizar isso no orçamento e cada teste de cor custa +- R$ 70,00 então é prudente ver com ele se você compra a tinta e ele arca com os demais materiais ou se ele já incluiu pelo menos 3 tons para teste.

Aqui na maquete virtual as cores não ficam “perfeitas” até mesmo porque cada tela tem uma definição de cor diferente então o que eu estou vendo aqui provavelmente não é o que você está enxergando aí do outro lado, contudo defendo que é um exercício válido.

Assim sendo, temos:

Cinza Profundo:

Achei muito preto… não que seja feio, entretanto é muito moderno. Vamos pra próxima que é:

Soldado de Chumbo:

Parede até a mesma de tão preta, mas eu juro que não é! Ainda está muito escuro, vamos pro…

Elefante:

melhor, mas acho que ficou um pouco claro e um pouco “bege”. Vamos pra quarta opção que é a…

Nanquim:

Agora sim! Um cinza bem puro, sem subtom aparente…

Vamos ver mais imagens na cor Nanquim:

Esse é o ponto onde mais terá parede aparecendo, atrás do sofá. o restante terá muito painel, espelho ou cortinas, então foi nessas vistas que eu gerei as imagens.

Deste ponto em diante, quero deixar claro que alterei apenas a cor no projeto, para não influenciar com itens, decorações ou iluminação diferente.

Um jeito muito legal de usar as cores é pra “sensação” de conforto. Se sua casa é numa região mais quente, tons mais frios vão psicologicamente fazer você se sentir melhor, então os cinzas, azuis e verdes vão bem. Rosados com fundo acinzentado também funcionam bem.

Suvinil Boneca de Pano:

Suvinil Água Fresca:

Coral Cheiro de Chuva:

Agora se a sua região é fria e o que queremos é um “calorzinho” usar um tom mais amarelo ou mais marrom-avermelhado vai suprir psicologicamente essa falta de uma mantinha:

Coral Branco Restaurador:

Coral Vestido de Moça:

Eu vou ter que dar o meu braço a torcer e admitir que mesmo eu sendo uma pessoa que odeia o “bege+bérgin+bérjão” Adorei esse bege médio, super neutro, com cara de Toddy…

Suvinil Creme Escocês:

Não obstante, fufu do meu coração, eu sinto que o ponto mais esperado deste post é:

Qual a cor que você indica pra minha parede?

Tudo depende, porque como vimos acima muita coisa influencia: O clima, o gosto pessoal, o estilo da decoração mas existe uma cor coringa que eu não tenho medo de indicar.

Que rufem os tambores:

A cor é a Suvinil Broto de Feijão:

Essa cor é o “bege acinzentado” mais versátil que eu já vi. Quando combinado com tons mais marrons ele se adapta mais para o bege, e quando agrupado com tons mais frios, como azuis ou preto ele se reflete mais para o cinza. Podem usar sem moderação.

Sim a pessoa louca aqui passou o domingo mudando a cor do projeto e criando imagens. Quando eu vi já tinha 78 imagens e tive que peneirar e deixar apenas as mais importantes

Espero que tenha ficado claro a diferença que a cor faz no nosso exercício de viver.

Digam pra mim nos comentários quais as dúvidas de vocês que eu respondo.

Sigam a patroa mais badalada dessa blogsfera no Instagram como @futilish e euzin como @tiolelofoz.

As fotos utilizadas nos posts foram coletadas da internet e os 3D foram feitos por mim, imagens que só apareceram aqui porque eu gostei, então, parabéns pra você que fez. Respeito muito seu trabalho e os créditos são seus, se quiser que eu identifique a autoria me deixa nos comentários. Se te incomodar a divulgação aqui, mande um email e eu substituo. BEIJOS DE LOOOZ.

Sair da versão mobile