Olá Fufulenses!
Habitantes dessa terra, como vocês estão? Já se fantasiaram de mascote de olimpíada ?
Diz o inventor dos mascote que eles são a flora e a fauna. Eu agradeço o SnapChat da mermã Thay que explicou isso porque eu enxergo um gato estilo desenho japonês e um boneco da antiga série da moranguinho que não deu certo.
Falando em SnapChat, a patrona mais linda do mundo arrasa por lá como Futilish e eu sempre reclamo de algo, meu usuário é TioLelofoz. Não eu não vou migrar pro Instagram que falsificou os trelelê do Snap por motivos de: Não gosto de falsificação, nem de criança mimada que faz pirraça porque não conseguiu comprar uma corporaçãozinha.
Mas vamos falar de algo que está tão perto e tão longe de nós?
A torre de eletros não é um local pra você prender a franga pra ela jogar as tranças e um príncipe peruzão salvá-lo.
É a parte “alta” do mobiliário da cozinha. Geralmente ela engloba o refrigerador, forno de microondas e forno elétrico:
O que algumas pessoas não tem muita noção é o quanto esse formato é ergonômico e prático na rotina de uma cozinha. Eu sempre começo o projeto de uma cozinha por essa parte.
Alguns cuidados na obra, seja reforma ou construção:
Largura mínima pra quem usa uma geladeira “normal” 165cm;
Pra quem quer uma side by side (aquelas geladeiras com 2 portas, que abrem para os dois lados ou até mais) , pelo menos 180cm;
Prever tomadas separadas para cada aparelho, e no caso daquelas geladeiras que servem água/gelo na porta, também é preciso um ponto de água.
Um cuidado importante caso esteja pensando em colocar a geladeira em algum canto: Não vai funcionar.
Os temas aqui “caem” no meu colo durante meus atendimentos, esse foi um caso dessa semana. O ponto de água e de energia para a geladeira de uma casa imensa, estupenda ( tô falando de casa ryka, jogando por baixo uns 4 milhoes ) simplesmente a pessoa contratada para fazer interiores achou que a geladeira ficaria muito bem perto da porta da churrasqueira, que facilitaria o acesso, até aí turo bem… MAS… uma side by side precisa de 40cm livres de ambos os lados, para que a porta abra o suficiente para poder abrir as gavetas internas:
Ou seja, vc contrata um SUPER escritório de arquitetura, paga outro profissional RENOMADO pra fazer interiores e na sua casa dos sonhos, a geladeira não abre. #TASERTO!
Eu me revolto. São essas as pessoas que me alimentam minha pressão alta. Dá vontade de mandar a conta da farmácia pra eles. Então como na matéria anterior, eu indico: o quanto antes você vai em busca dos móveis, menores as chances de erro.
No caso dessa cliente, vamos lá quebrar revestimento, cortar parede e inverter a posição da torre.
Certeza que esse problema aconteceu aqui embaixo:
O fato é: Cada eletrodoméstico tem sua necessidade de respiro ao redor das laterais do móvel, no manual – esse monstro assassino que os brasileiros não tiram do saco plástico – tá tudo escrito direitinho.
Outras picas, dicas:
Não, não faz mal colocar os fornos ao lado da geladeira. O que é necessário é que exista um vão livre atrás dos fornos livres até o teto, pro calor subir e dissipar. Por isso geralmente essas portinhas de cima são menos profundas.
O forno de cima ( geralmente o microondas ) deve ser apoiado com sua base no máximo a 142cm de altura. Se você for uma pessoa alta (mais de 180cm) seu parzinho e sua empregada também, pode subir um pouco… mas na hora de vender a casa o comprador vai pedir desconto porque vai ter que arrumar isso.
Mais legal ainda é se você puder ter uma parede toda dedicada aos módulos altos, assim podemos incluir um despenseiro pra colocar aqueles eletros grandes, como liquidificadores, panelas de pressão e outros itens que tem que estar ali perto da cozinha, mas não necessariamente dentro da pia.
Se você já chegou naquelas idades que terminam em enta, eu sugiro você a estudar uma forma de ter os dois fornos lado a lado, pois é muito mais cômodo pra tirar aquela forma pesadona de lasanha suculenta num forno com a altura próxima a 93cm.
Claro que, podem haver outras configurações. Nos micro apartamentos que vocês andam comprando, podemos usar um forno multifunções, que combina microondas e forno elétrico, ou também colocar na mesma torre a máquina de lavar louças.
Vocês aceitam ver um videozinho? A Florense tem uma série de vídeos, e eu sei que os curiosos vão se atracar no canal, mas pros menos ansiosos eu vou colocando aqui os que forem relevantes ao tema. Esse vídeo abaixo mostra na verdade o acabamento anticato, que é uma pintura manual aplicada em uma linha de produtos chic-vovó que eu amo, e que vendemos com muita frequência justamente por causa da carinha retrô dela, combinada com tecnologia e conforto atuais: (vejam como fica linda a torre de fornos e refrigerador combinada com um despenseiro alto)
https://www.youtube.com/watch?v=P66zpLxJG7U
Espetacular né?
Aproveitando, deixa eu mostrar o que é muito comum nos EUA, que vocês já devem ter visto em séries/filmes:
Eles tem microondas com coifa na base, e geralmente utilizam esse fogão com forno embaixo, o que cria esse belo visual aí de cima.
Outro fato comum são as geladeiras embutidas. Aqui nas terras tupinikins já chegou essa opção mas só pra quem é MUITO rica.
Fiz uma seleção de 10 cozinhas com torres bem resolvidas, vejam:
Viram que eu respondi todos os comentários? Tô muito em dia com vocês meus amô!
E como tem Brasil na ginástica olímpica hoje, eu vou deixando vocês com essa ideia pra inserir nas suas casas.
Deixem suas dúvidas e sugestões aí pro titio.
As fotos utilizadas nos posts são coletadas na internet, e só apareceram aqui porque eu gostei, então, parabéns pra você que fez. Respeito muito seu trabalho e os créditos são seus. Se te incomodar a divulgação aqui, mande um email e eu substituo. BêXos.