Futilish

Mi casa, su casa – Home Office

Oláááár Fufuzada!

Eu gostaria de dizer que o frio foi embora, mas não. Ele está aqui encoxando a gente sem nenhum pudor. Mas eu sigo tentando ser um cerumano meliór e não reclamar – tanto .

Hoje o Mi casa, su casa será sobre um tema muito atual, o “escritório em casa”. Antigamente um luxo dos rykos é atualmente uma necessidade comum. Muitas pessoas – nossa patroa por exemplo – não têm um ambiente formal de trabalho e acabam executando algumas (ou muitas) funções a partir de casa.

Trabalhar de casa pode ser tanto uma bênção quanto uma maldição. As fronteiras entre os afazeres domésticos e a prática profissional (especialmente para Fufus tipo figo) geralmente se perdem e aí você começa a trabalhar de tarde, limpar a casa de madrugada, dormir demais de manhã, passear no almoço… Cuidado gente, cuidado.

Claro que há grandes vantagens. O primeiro, obviamente, é diminuir custos. Não temos custos de aluguel, água, luz, internet, alarme e seguro. Poder acompanhar os mini humanos, fazer um cafuné no pet e comer uma comidinha gostosa. Dependendo de quanto tempo sua rotina toma de você, dá pra ter apenas uma diarista e manter a casa em ordem com pouco esforço.

Claro que cada profissão terá sua necessidade. Não dá pra ser costureira em um espaço de 140cm de largura, mas alguém que trabalha com traduções, turismo, um escritor/jornalista poderia facilmente trabalhar nesse cantinho diminuto. Vou falar de um home office básico e aí cada um pode construir a partir dele. Agora pega a prancheta e #vemkotio !

Quanto mede uma boa mesa? 140cm de largura e 60cm de profundidade. Nessa metragem eu indico usar 2 gavetas suspensas de 40cm de largura. Assim sobra 100cm para suas pernocas e abaixo das gavetas vai morar o lixeirinho. Não ter espaço para as pernas, ou passar a vida chutando lixeiro é um caso de tortura chinesa.

O máximo pra uma mesa “básica” seria 180cm com um gaveteiro de 60 cm de largura e 4 gavetas, ou volante (gaveteiro volante é aquele com rodinhas e geralmente encaixa “estacionado” debaixo da mesa). Além disso, só mesmo se você tiver uma necessidade específica.

Eu por exemplo, trabalho com desenhos em papéis de tamanhos grandes e optei por uma mesa de 270cm de largura e 110cm de profundidade. Claro que também ajuda pois é a mesma mesa que mamys usa pra cortar tecidos e fazer coisas lindas para vendermos na Lelo Design. Mas quando estou colaborando com arquitetos e não temos espaço em mesa, colamos as pranchas de desenho numa parede e pronto! =D

Foi difícil achar uma mesa bonitinha com duas gavetas mas também achei umas lindas com funções mais específicas para vocês imaginarem outros usos, como as mesas de desenho…

…ou as de estilo clássico ou provençal.

O goró de hoje vai ser um chá típico do Paraguay, que está acalentando meu corpinho de seleia (sereia+baleia) nesses dias abaixo dos 20ºC. Mas deixa eu explicar essa delícia primeiro:

Erva mate + açúcar caramelizado em brasa pura + água ou leite. Eu prefiro com leite.

O preguiçoso aqui compra o instantâneo mostrei no Snap semana passada. Mas é bom demais. Alguns locais no Brasil fazem a “queimadinha” que é com guaco e açúcar queimado, muito bom também.

PLIM PLIM!

Muito importante é aproveitar o espaço disponível com estantes, ou gavetões, o que se adaptar melhor a suas necessidades.

Eu gosto de mais espaços fechados que abertos, pois a manutenção de limpeza pode ser menos frequente e até para proteger as papeladas. Não totalmente fechado, entretanto mais fechado que aberto.

Aí você me pergunta: Mas porque tem que ser mais fechado do que aberto?

Não “tem que” ser nada Fufu, eu só acho que podemos evitar certos desgastes. Esse já é um fato mais voltado aos Fufus do tipo banana.

Caso você receba pessoas para reuniões, claro que você precisará de um espaço maior, que caiba mais uma ou duas cadeiras e que expresse a sua personalidade e profissionalismo.Quero atentar para um grande erro que muitas pessoas cometem:

O posicionamento da mesa. A maioria das pessoas segue uma lógica simplificada de que colocar a mesa abaixo da janela irá aproveitar iluminação natural.

Contudo há algo que vocês não aprenderam na aula de “Conforto Lumínico” mas que nós profissionais descobrimos na faculdade de arquitetura.

Quando você precisa se concentrar para leitura a pupila se contrai e foca no texto. Porém quando há muita luz a pupila procura ficar ainda mais contraída para “filtrar” o excesso de luminosidade. Esse é o motivo também de nos sentirmos mais cansados ao ler em tablets ou readers retroiluminados. Tem matéria sobre isso aqui.

Outro erro que acontece é deixar a janela atrás da tela e ter que conviver com exus de reflexos vagando eternamente na tela do computador.

Aí depois acabamos tendo que colocar cortinas e perdemos a vantagem da janela.

Então o que é melhor?

Vai de ladinho Fufu!

Mesmo que não tenha espaço para a mesa ficar solta nas laterais e você correr sem roupas gritando ideologias políticas, colocar a lateral da mesa na janela é uma ótima posição.

Trabalhar olhando para a parede é algo desagradável, então caso essa seja a única opção que você tem, aproveite esse espaço para fixar coisas que te agradem, como fotos de lugares, de pessoas que você gosta ou até gravuras ou peças de decoração que te encantem. O efeito é não se sentir num buraco hostil.

Televisão é algo que se não for necessário deve ser evitado, assim não se perde o foco. Mas uma cafeteira e até um frigobar – especialmente se você recebe pessoas – torna o espaço ainda mais aconchegante e profissa.

Nada de trabalhar de pijama e pantufa! Lembrem-se dos limites residencial e profissional. Dentro deste cantinho tem que ser aquele outro “eu”.

Eu já ia me esquecendo de falar de uma situação recorrente – que eu terei que implantar aqui em casa inclusive:

Home Office de Visitas.

Não, não é um escritório pros parentes. É que num “apertamento” de 3 quartos usualmente pegamos o menor para fazer de escritório, mas também deixamos aquele sofá cama preparado para receber a sogra.

Quando temos essa configuração é interessante deixar um espaço de pelo menos 80cm para um “mini” guarda roupas.

Também cuidado com o tamanho dessa cama, ou sofá cama, para que ele não fique apertado demais e bloqueie as circulações no cômodo =D

A Florense tem o Dominó, um  sofá cama incrível! O tamanho dele para dormir é esplêndido para um casal:

E ó, eu gosto MESMO dessa peça, não é merchã, e muito menos jabá, até porque eu não tenho um desse. #aceitando

Agradecendo sem parar as pessoas que estão me mandando emails, tanto para os TemJeitoDecor quanto para eu criar os mix de almofadas para decorar as casas de vocês =D tô respondendo, devagar e sempre, mas estou.

Peço desculpa também aos comentários aqui, mas ao longo da semana vou colocando em dia.

Quem quiser saber mais das peripécias da patroa diva e do véio barrigudinho aqui, pode nos seguir no instagram e no snapchat, @futilish e @tiolelofoz.

Aguardo também as sugestões e dúvidas aqui nos comentários.

As fotos utilizadas nos posts são coletadas na internet, e só apareceram aqui porque eu gostei, então, parabéns pra você que fez. Respeito muito seu trabalho e os créditos são seus. Se te incomodar a divulgação aqui, mande um email e eu substituo. BêXos.

 

Sair da versão mobile