Olá Fufus!
Pra felicidade de muitos e tristeza de outros tantos, eu não vou morrer por causa do machucado na pata dianteira direita, e continuo dando duro no trabalho e seguindo com minha vyda and sucesso.
Obrigado pra quem mandou energia boa, e olha, tbm tô aceitando analgésicos. Pra quem não viu nas redes, eu vou dizer: vocês não sabem o ibope que dá fazer check-in num hospital às 22h viu. Se você estiver se sentindo solitária/o eu super indico.
Mas o tema de hoje é pedido recorrente, a Dani Moreno pediu nos comentários da última matéria e eu estou trabalhando num projeto que tem um quarto de bebê, então está super IN na minha mente.
Antes de tudo, o quarto do bebê deve ser funcional e inspirar tranquilidade. A não ser que seu sonho de maternidade seja criar um mini-homem-aranha que sobe pelas paredes e enlouquece todo mundo, vamos tratar de acalmar esse bichinho.
Vamos aqui juntos cozinhar nossa massa cinzenta: O que um bebê precisa?
Leite, fralda, colchão e cobertor. Ok, projeto concluído. hahahaha
Que horror né? Vou ser mais sério:
Berço com regulagens: Logo após o parto eles são bem quietos e a mãe tá toda lascada de fazer força até a pepeka liberar a passagem /ou fatiada com a navalha na carne do dotô-parteiro… então se a grade lateral descer, ou melhor ainda, o estrado do colchão tiver regulagem de altura, fica melhor para o movimento de colocar e retirar o bacurizinho do leito.
Quando ele acordar, ele vai chorar por quê? Fome! Então vamos pensar numa poltrona confortável pra mamys, que vai estar toda trabalhada na fantasia de buffet humano. Essa cadeira, se não for reclinável, precisa ter um ângulo levemente mais “deitado” que uma cadeira, por que a lei da gravidade não muda e o leite vai fluir bem e será confortável para quem amamenta sem tornar difícil para o vampirinho, bebê sugar.
E tudo que entra, tem de sair. Simples assim.
Precisamos de uma superfície pra trocar os pequenos, e que de preferência não transforme a coluna da mãe no logo da Chanel.
Nessa hora, acho bem legal trabalhar com uma cômoda mais altinha, conforme o tamanho de quem vá utilizar, pois a cômoda já tem as gavetas pra guardar as roupinhas e fraldas necessárias.
Caso você seja do tipo mãe que tem 7.832 sapatinhos, 49.176 roupinhas, 2.378 touquinhas é bom que tenha espaço pra ter um guarda roupa também.
E nessa hora eu indico fazer um guarda roupa de verdade verdadeira, porque a criança cresce – e rápido – e o armário continua igual. Então se você não tem dinheiro pra jogar fora, ou tem, mas não pratica esse esporte, já faça o guarda roupa que vai durar logo 20 anos.
Eu gosto de propor, ao lado da cadeira de amamentação, uma mesinha, pra deixar sempre fácil uma fraldinha, ou um livro, um creme, uma mordaça, uma pedra pra tacar no marido qdo ele incomodar, sei lá o que mais, mas com certeza esse quarto precisa de uma luminária com luz difusa.
Dizem por aí que os bebês enxergam as coisas embaçadas. Nunca nenhum recém nascido me disse nem que sim, nem que não. Mas se acender uma luz inesperadamente me incomoda, não vou querer fazer isso com quem nunca me fez mal. Então iluminação difusa ou dimmerizável (onde a gente controla a intensidade) é muito legal, mesmo que seja apenas um abajour.
Essa é a parte física necessária. Mas dependendo do espaço que você dispôr muita coisa pode ser incluída, como um sofázin pras visitas, ou uma cama pra quando precisar de uma babá.
Já podemos prever um espaço pra brincadeiras, e baús ou nichos baixos onde brinquedos está ao alcance da criatura*.
Sobre os estilos, a verdade é que projetamos o quarto para os pais e não para as crianças. E eu vou te dizer, o que eu mais ouço de mães com filhos “crescidos” é que eles querem mudar TUDO. Não se ofendam mamães. Isso quer dizer que aquele quarto lindo rosa da Barbie ficou no passado, mas que é hora de ser mocinha e ter um quarto preto e laranja com pôster de roqueiros de comportamento duvidoso, apenas. Não quer dizer que elas odeiam seu gosto e o quarto que você projetou com amor. Mas isso é assunto para outro post.
Quartinhos rosa e azul são os mais pedidos, os mais comuns e os mais sem graça possível. #prontofalei
Eu, particularmente acho que os quartos de bebê precisam evoluir assim como nós evoluímos, mas 110 de 100 pessoas querem um quarto clássico/provençal/de princesa.
E não tem nada de errado nisso. Mas eu não acho que vocês precisam que eu fale – pela bilionésima vez – o que todos já disseram, então, pela essa mamãe moderna e antenada, e #vemkotio!
Simplesmente em empregar uma iluminação diferenciada, neste caso os rasgos na parede, junto com uma persiana de madeira na janela e um teto escuro, trouxemos essa criança para o momento certo onde ele está estreando na vida:
Nesse abaixo, uma proposta mais ousada, com vermelho e painéis de madeira. Eu não gosto muito de vermelho pra quartos, especialmente de bebês por motivos de: é estimulante e agita as pessoas. Lembra que não estamos criando o Capirotinho, mas sim uma criança calma e edudaca. Mas se trocarmos a cor por outra, a proposta fica ótima.
Aqui uma proposta com painéis estofados em vários tons de beges, verdes e azuis. #megusta :
Uma com móveis mais clássicos, porém, com parede “toddy” e adesivos de árvores. Achei muito legal!
Vocês lembram qdo eu propus um quarto de bebê pra filha da Cony? Então, e se fosse menino? Veja:
Tô tentndo entender aquele cara gritando na foto atrás do berço. Deve ser um bebê que foge do berço e deixaram lá pra amedrontar o meliante.
Agora um quarto que poderia ser do meu filho – caso fosse possível.
Parede cinza + desenhos geométricos + berço escuro + poltrona colorida+ piso de ,adeira + tapete branco.
Só faltou a luminária:
Agora voltando aos clássicos, tem como deixar um clássico com um pouco mais de tesão, personalidade . Eu adoro quando usasm os tartan ou o xadrez, para ter um pouco de ousadia:
Tomebei pra essa cortina divina e o berço com capitonê.
Agora, não vou me despedir sem o goró da semana, né? Alguém tem alguma dúvida?
Sim! Existe mamadeira com formato de cerveja. Criando membros do AA desde a maternidade. HAHAHA
Meu Snapchat anda um pouco abandonado, mas dia 23 eu entro em modo “natal” e apareço mais. Agora a patroa tá arrasando em Santiago! Segue a gente: @futilish e @tiolelofoz
Beijo enorme pra todos que me lêem!
As fotos utilizadas nos posts são coletadas na internet, e só apareceram aqui porque eu gostei, então, parabéns pra você que fez. Respeito muito seu trabalho e os créditos são seus. Se te incomodar a divulgação aqui, mande um email e eu substituo. BêXos.
Criatura pode soar feio para nós, mas é a palavra em español para “criança”.