Olha Fufu, não pense besteira! 1 de 4 quer dizer que este é a primeiro post de uma série com quatro matérias.
Como estão de domingão? Aqui está trovejando, bem cinza, e o frango assando está cheirando pela casa.
A verdade é que eu estou ponderando em beber o goró que meu amigo Kaká me mandou de presente.
Shall we?
Agora aproveitando que estamos mais à vontade, algumas pessoas não sabem, mas eu não moro nas belas e lindas Minas Gerais como a Constanza. Eu sou um feliz morador da fronteira, e vivo aqui nessa muvuca gostosa que é Foz do Iguaçu, fronteira com Argentina e Paraguay. Tanto que o meu blog, o Paraguai Pink, fala sobre produtos, serviços de dicas na cidade vizinha.
Mas vamos começar a trabalhar, porque temos que fazer jus ao nosso rico dinheirinho. Então, quero falar sobre os estilos de decoração. E eu não conseguiria colocar a cabeça no travesseiro e roncar alucinadamente sem dizer que esse post foi inspirado pelo texto de Flávia Firmino.
Eu adorei a forma que ela subdividiu os estilos de decoração, e vamos seguir basicamente a divisão dela, com alguns outros que eu acrescentarei, por motivos de: eu quero.
Então, caso vc não tenha um Fiat Stilo, segura essa taçinha de espumante e #vemkotio descobrir seu estilo!
MODERNO
Quem não gosta daquela procissão de objetos, coisas amontoadas e acúmulos expostos de forma geral, com certeza vai se identificar com o estilo moderno.
Ele não é TÃO vazio, mas ele não tem aqueles zilhões de buraquinhos (nichos) pra encher de quinquilharias e pó.
O estilo moderno não precisa ser futurista, com coisas voando luzes e fumaças, nem precisa ser tudo de LED e touch screen. A verdade sobre esse estilo é que ele se compõe a partir de:
Linhas retas;
Metal e itens tecnológicos;
Ambientes organizados;
Simplicidade e funcionalidade.
Esse estilo está super na moda, pois ele permite que se tenham toques de cor emblemáticas, exibir objetos de arte, peças de mobília coloridas e um detalhe muito importante: um bom espaço entre os móveis, vc pode fazer a noviça rebelde e sair bailando pela casa sem perder o dedinho no canto da mesa, o cotovelo na estante e ganhar a uma estampa de lustre na testa.
CONTEMPORÂNEO
Ele é facilmente confundido com o moderno. Os paranauê (detalhes) são os mesmos. Mas o contemporâneo permite a utilização de, além do metal, das linhas retas, também o uso de materiais como:
Fibras naturais;
Madeiras;
Padronagens geométricas;
Tons pastéis.
Basicamente, eu diria que 90% das lojas de móveis hoje apostam em vitrines nessa linha, o que deixa tudo meio igual e nada especial. Mas eu entendo a facilidade que o estilo proporciona, pois vc pode incluir uma peça clássica, ou provençal, ou étnica no meio dessa “contemporaneidade” sem sofrência. Infelizmente nem todas as lojas contratam designers ou arquitetos para assessorar clientes e até o próprio showroom da empresa.
CASUAL
Não, não é pra vestir a mesa com moletom e e fazer um sofá de pijama. Vamos com calma.
Casual, pasmem, é o mesmo tre-le-lê do moderno, mas de uma forma mais… convidativa. É como esse sofazão aí de cima, que te chama para o ócio, pra se enroscar com seu bem e fazer guerra de travesseiro.
A diferença dele pro moderno ou contemporâneo, são as cores e texturas, ele tem umas cores meio desbotadas, igual aquele jeans que a gente ama, e texturas que fazem a gente querer fazer carinho nas coisas.
Então para o casual:
Revestimentos de madeira bruta;
Cores que remetam à natureza (marrons, verdes, e vermelhos queimados);
Fibras como algodão e linho;
Pedras como granitos, mármores, tijolos e cerâmicas.
CLEAN
As transtornadas da limpeza piram com esse nome. Mas bem pelo contrário ele é mais complicadinho pra manter limpo. E eu vou contar porque:
Paredes brancas;
Cores neutras;
Poucos elementos ornamentais;
Muito vidro;
Grandes janelas;
Poucos móveis.
A soma: Parede branca + cores neutras + grandes janelas = Uma boa diarista pra lidar com muito pó e coisas clarinhas pra desencardir. #sembudgetpraisso
Eu acho um estilo bem atemporal, muito legal pra moradores com mais idade ( leia-se: Sem crianças ) e, obviamente, para ambientes pequenos, pois essa atmosfera fresca e elegante garante sensação de amplitude.
MINIMALISTA
Olha, uma arquiteta uma vez me disse: “A pessoa faz uma casa de 2500 metros quadrados, aí descobre que é caro decorar e resolve pedir um estilo Minimalista pra gastar pouco.”
A verdade é que este estilo não é mais barato que os outros, justamente pela “falta” de coisas, estes itens tem que ser de altíssimo padrão. Do contrário, não é minimalismo, é falência pessoal.
Muito mais que um estilo de decoração, é um estilo de vida. Acompanhe:
Mobiliário essencial;
Peças versáteis;
Itens práticos;
Superfícies lisas e de fácil manutenção.
Acho que o minimalismo trata muito mais de pouco contraste, como na foto acima, do que com móveis que sejam híbridos.
Então? Se identificou com algum estilo?
Tem muita coisa por vir ainda! Essa semana estrearemos uma coluna nova, então fiquem de zóio no Futilish.
Acompanhem eu e a patroa também no Snapchat e Instagram, por motivos de: somos ótimos lá também. #modesto
Corre adicionar as pessoas: @futilish e @tiolelofoz
As fotos utilizadas nos posts são coletadas na internet, e só apareceram aqui porque eu gostei, então, parabéns pra você que fez. Respeito muito seu trabalho e os créditos são seus. Se te incomodar a divulgação aqui, mande um email e eu substituo. BêXos.
Meu Deus…acho que o estilo da minha casa não se encadra em nenhum destes…talvez um pouco do casual. Entendo que as fotos pretendem ser didáticas mas tão sem vida.Qto a voce sobra vida e simpatia.
Oi Maria Célia!
Não se preocupe, teremos mais 15 estilos pra conhecer!
Eu também não me ecaixo em nenhum desses 5 primeiros.
Beijo!
Ai, acho que tenho transtorno de personalidades múltiplas, me identifiquei um pouquinho com cada. O minimalismo apenas porque minha casa é minimalista na falência mesmo. Curto não tem mil bibelôs por centímetro quadrado, linhas retas (detesto rococós junta pó), aconchego… Ansiosa pelos próximos estilos pra ver se me encaixo, já que não sou proprietária de um Fiat Stilo…
Oi Renata,
Acho que já sei onde vc se encaixa, HE HE HE HE
Beijo!
*não ter mil bibelôs… Corretor da peste!
Eu só não gostei do casual. Os demais conquistaram meu coraçãozinho pela falta de bugigangas pela casa. Amando todos os seus posts.
Oi Jane!
Obrigado pela participação viu… eu tbm tenho aversão a MUITOS objetos.
Beijo
Tomara q tenha aí o estilo hipponga, pra eu me sentir encaixada, apesar dos pesares kkkkkk
Andressa não se preocupe, as pessoas que abraçam árvores tem um estilo de decoração sim!
Não é hipponga o nome mas super se encaixa.
Beijo!
Oi Tio, adoooooooorroooooo quando você aparece! Gostaria muito, que vocÊ falasse de coração para ”pobres”, rsrs ainda não sou bem sucedida, moro com meus pais e tenho 30 anos ( é para morrer né?!) quero muito mudar meu quarto, mas sem obras, vou ficar de olho , quem sabe você não aborda esse assunto. Beijos!
Oi Vania!
Eu tenho 34 e moro com mamys, quer saber, melhor pra gente que tem mimos de mamãe!
Gostei da ideia que vc sugeriu… vou transformar em barato e efetivo, pode ser ?
Beijo!
Quando estava juntando referências para meu apartamento, eu fiquei obcecada com o estilo escandinavo de decoração, mas acabei colocando muitos objetos coloridos e pintei uma parede de cinza escuro rs então hj tenho um estilo escandinavo + salada mista e adoro! 🙂
Oi Ana Luiza!
Eu amo o scandinavo ( é um dos que nao tinha no texto original e que eu vou incluir )
Eu diria que eu sou “Scand-ustrial”
Obrigado pelo comentário, adoro as participações de vcs!
Beijo!
Vc mora no PR! Meu Estado rsrs, apesar de agora morar em SC.
O estilo da minha casa não é nenhum desses! Na vdd moro com minha mãe ainda e ela AMA tudo qto é objeto, desde lembrancinhas de casamento/níver até coisas que ganha de alguém e não combina com nada mas não passa pra frente pq tem apego emocional 🙁
Se não fosse eu dar “sumiço” de vez em qdo em algumas coisas mto bizarras a casa viraria mostruário kkk e tem tanta coisa que ela nem percebe qdo algo desaparece rs
Adoro seus posts!
Oi Scheyla!
Eu como bom canceriano que sou já sofri muito com o apego sentimental… mas aprendi, que morando em 60m2 não dá de ser apegado.
HAHAHAHAH
Obrigado pela participação!
Bjo!
A gente acha que decoração é fácil, mas, quando precisa decidir sobre uma simples mesa de jantar, o cabeção pira. Estou olhando uma mesa laqueada de tampo de vidro e me deparo com uma variedade de cores: branca, areia, off white e, para piorar as coisas, um vendedor fala que a que você mais gostei é modinha e passa logo (no caso, gostei da off white).
O que você acha, o vendedor tem razão???
Anair,
Branco, areia, off white, begezinho, beg, café com leite, nescau, toddy fraco, leite com baunilha, mingau ou qualquer outra cor neutra, mesmo que o estilo “caia” de moda, jamais será um item feio.
Entre a opinião de um vendedor e o teu coração batendo mais forte, lembre-se: quem vai morar lá é vc, não ele.
Beijo!
Uau… arrasou na resposta e no conceito!!!
Lelo, arranja um estilo para mim que tenha um pouco de regionalismo, praia, bambu, madeira, tecidos naturais, branco e tons de azul, obrigada! Hahaha! Aparece mais no Snap! Cheiro!
Oi Su!!!
Teremos esse estilo sim!
Tô me organizando pra snapchatear mais, obrigado pelo carinho!
=*
Lelo
Foz é linda, fui várias vezes nas Cataratas e é um passeio imperdível, melhor que as do Canadá, Niagara Falls.
Também não me enquadrei em nenhum desses, pois gosto de misturar umas antiguidades no meio da decoração.
Beijo e parabéns.
Oi GRaziela,
Quando passar por aqui de novo vamos tomar um café!
Eu tbm não me enquadro nos estilos dessa matéria de hoje… mas são bem comuns…
Beijo!
Lelo vc é ótimo! Amei as definições! Passei a vida toda acreditando que o contemporâneo era o moderno!
Ultimamente minhas inclinações tem sido mais pro escandinavo… ele é meio clean e contemporâneo né?! O que você acha? Dá umas diquinhas sobre esse modelo? Acho que o Apartamento 33 do blog Tudo Orna tem um pouco dessa pegada.
Oi Poliana,
O #33 é bem scandinavo, apesar de ser mais “frio” do que o estilo puro. Mas é um apto lindíccimo, super adequado pro nosso Brasil varonil!
Beijo!
Também não me identifiquei com nenhum, por enquanto.
O casual, se não tivesse 1 milhão de objetos pra tirar do lugar e limpar( 1 final de semana inteiro faxinando? Não, obrigada), seria meu eleito, mas nenhum deles me deu a sensação de “lar doce lar”.
Olá Alessandra!
Temos mais 15 ainda pra achar seu estilo =D
Obrigado por participar,
=*
Oi, não me achei em nenhum deles…fui pesquisar e me achei, no inicio, no estilo meio Sig Bergamin #sqn, kkkk…descobri que minha sala/casa supercolorida e cheia de referencias é, na verdade, o mais puro estilo “kitsch”. Mas estou feliz e isso que importa, né?
Oi jiliana!
Esse estilo é muito legal e muito dificil de conduzir, viu! Tenho um grande amigo que é o Rey do Kitsch! E eu vou contar os segredos do sucesso dele.
Beijo!
Amo,amo de paixão seus posts.Fico ansiosa aguardando,rsrs
Me achei no estilo contemporâneo.Concordo com a Anair,estou para comprar a mesa de jantar.E uma duvida cruel,qual material?Minhas cadeiras são de madeira com linho claro.Se vc puder me dar sua opinião ficarei muito agradecida.
Vc é top,muito sucesso,bj
Oi Cynthia!
Como eu disse pra Anair, todos estes tons são atemporais, então é importante que vc goste da peça. Claro que, temos que ter em mente contrastes e proporções. São coisas que influenciam diretamente na escolha.
Beijo!
amo amo amo seus posts, bem que eu gostaria de um post tipo os da Cony (onça ryca e onça pobre) mas dos moveis.
.
sobre detalhes que fazem a diferença, 😀
.
Pirando na poeirinha que fica nesses furinhos do chesterfield kkkkkkkk
Oi Maria!
Gostei da sugestão viu!
Faremos móvis ryko, móvis pobris.
Beijo!
oi tudo bem!!!Gostaria muito que vc fizesse um post sobre como combinar cortina com colcha e tapete. Comprei essa cortina e não sei como combiná-la para deixar meu quarto harmonioso. Muito Obrigado. bjo.http://br.privalia.com/front/get/photo/13569_-_images_-_products_-_7899728591708-COLORIDO_-_ab1.jpg.
Oi Fábia!
Uma maneira fácil de decorar todo o ambiente é usar o esquema da paleta de cores, que eu mostrei no http://futillish.com/2015/09/mi-casa-su-casa-cores/
Mas, levando em consideração vc que tem uma vista de cidade noturna estampada na sua cortina, eu optaria por um jogo de cama liso, provavelmente cinza ou azul clarinho.
Beijo!
Sim, por favor! Faça um especial sobre ”barato e efetivo” Obrigada!!! To ansiosa!!!
oi Vania!
Gostei da ideia, vou preparar!
Bjo!
Tio Lelo,
Acho que todos já enjoamos desse tipo de decoração.Casa pequena, com crianças e cachorro pede um pouco mais de aconchego, eu acho. Louca para um estilo para achar de meu, mas acho que não curto nada que tem por aí.
Odeio quinquilharia, mas tenho as minhas. Não gosto de vela, mas amo o cheiro que elas têm. Amo cortinas e sofro para deixar tudo bem cuidado. A minha sala é a alma da casa e está sempre bagunçada. A minha cozinha virou uma cozinha quase industrial, e não tenho onde guardar as coisas.Quero um cachorro e uma bicicleta e não teno onde guardar…
Tenho visto aquele casal na tv e tenho curtido muito o trabalho deles, os Novogratz…vc conhece???
Socorro!!! Não sei como me virar…
Oi Michele!
Tem muitos estilos ainda, com certeza você vai encontrar o seu.
Eu não conheco os Novogratz não, mas dei uma passeada na página deles e achei super interessante.
O bom dos americanos – e dos Australianos, que eu ainda prefiro – é que lá não é comum as familias terem empregadas, então as casas são pensadas pra funcionar de maneira eficiente e prática, pois a própria família tem que dar manutenção.
Foca no bem que vai dar certo. Beijo!