Ainda no papo da minha super euro trip, aquela que me deixou maravilhada e me ajudou um monte no redescobrimento pessoal, queria contar um pouco sobre como é viajar sozinha.
Bom… é ótimo rs. Sei que pode dar medo, insegurança, certo pânico, ainda mais quando o destino é um lugar que não se fala a língua local e não vai ter ninguém te esperando no aeroporto. Mas quer saber, isso de chegar no aero e não ter ninguém por sua conta é libertador. Mais louco ainda é quando você chega de madrugada e nem sabe como ir embora, adoro desafios desde a hora que piso em terras alheias! No final da viagem, quando você relembra tudo o que passou, fica um sentimento de poder e independência incrível.
Mas conversando com as meninas que conheci na Europa (e que todas estavam por conta própria), consegui coletar algumas dicas valiosas para quem quer uma aventura solo pelo mundo. Vamos lá:
1 – Prefira hostel. Sim, em hostel o clima sempre é bom e você conhece muita gente (além de ser infinitamente mais barato que hotel)! Se achar ruim dividir quarto, pegue um só para você mas curta o momento do café com a galera, socialize e não fique trancada no quarto.
2 – Quer algo mais exclusivo? Que tal alugar um quarto num apartamento ou casa pelo AirBnb? TODO MUNDO USA ESSE SITE/APP! E confesso que eu ainda não usei mas depois de ver a experiência de várias amigas fiquei maluca. Cada apartamento fofo! Quero estudar mais essa forma de hospedagem e experimentar para um dia dar meu depoimento aqui. Você pode escolher alugar apenas um quarto ou então a casa toda.
3 – E mais uma dica, se for pegar a casa toda, escolha um bairro bem badalado, daqueles que se botar o pé na rua já está no meio da muvuca. Tudo isso para não ter preguicinha de sair!
4 – Use o Tinder! Calma, não tô falando para sair paquerando logo de cara. Ou também pode ser rs, mas saibam que muuuuita gente usa o Tinder no exterior para fazer amizades, pegar dicas e fazer turismo. Sério, não tô brincando. Eu mesma usei e a gente conhece pessoas bem bacanas e dispostas a ajudar. Soube de várias dicas de baladas, restaurantes, pontos legais para conhecer, dicas locais… tudo isso no Tinder e sem segundas intenções. CLARO QUE se você quiser algo mais, também tá valendo, mas os gringos, em sua maioria, são bem respeitosos e prestativos.
5 – Chegou num lugar, tem poucos dias e não sabe direito por onde começar? Sightseeing baby! Sightseeing são aqueles ônibus vermelhos, de dois andares e com a parte de cima aberta que te levam para fazer um tour pela cidade. É bacana fazer no primeiro dia, daí você já vê os pontos principais e os que mais te agradar você volta para conhecer com calma! Fiz isso em Barcelona, paguei 37 euros por dois dias e no primeiro dia fiz dois tour direto, sem descer do ônibus (quase 4 horas no total rs) e anotei os que mais curti. No segundo dia, peguei o Sightseeing de novo e desci onde queria conhecer melhor! Vale muito a pena! Hora de botar a playlist da felicidade no celular e ouvir musiquinhas lindas e apreciar a cidade!
6 – Não planeje muito. Lembre-se, você está sozinha e tem TODO o tempo do mundo! Saia pelas ruas, coma a hora que achar que deve comer, entre nas lojas que quiser, tenha o seu tempo. Se perca, é a melhor forma de conhecer uma cidade! Mas…
7 – Perca-se com precaução rs. Ande sempre com um celular carregado, chip ativo (informe-se assim que chegar qual a operadora com melhor internet) e mande brasa no Google Maps. Eu não vivia sem! E se quiser ter mais uma ajuda, carregue um mapa da cidade, mapa de papel mesmo, por via das dúvidas.
8 – Como falei acima, carregador extra SEMPRE carregado. Pode ser que sua câmera precise, seu telefone… Era a primeira coisa que eu ligava na tomada quando chegava em casa.
9 – Permita-se sentar num bar, sozinha, beber alguma coisa, e por favor, escolha o lugar onde está mais cheio hein! Nada de ir pro fundão do restaurante e se isolar. Eu falava toda orgulhosa quando perguntavam se estava esperando alguém: não, sou só eu mesmo. E até os garçons ficam mais simpáticos e conversam rs. Guarde o celular, seja simpática, converse com a mesa ao lado, puxe papo, sorria!
10 – Obviamente os cuidados de sempre: dinheiro somente o necessário, cartões somente os essenciais, anote em um papel o endereço de onde está ficando (vai que acaba a bateria o celular e você não sabe voltar pra casa?), leve apenas a cópia do passaporte, mapinha com a linha do metrô, dos ônibus (e preste atenção aos horários de funcionamento), e no mais, muita auto confiança!
Quem nunca se aventurou sozinha pelo mundo, DEVERIA! Uma vez na vida pelo menos, tente! Eu sei que pra muita gente é difícil, que tem que pensar muito, mas o resultado é tão maravilhoso que vicia!
- E se alguém tiver mais dicas para as viajantes solitárias, comente aqui!