Futilish

Phubbing, Tá Sabendo né?

Hoje fiquei conhecendo essa palavrinha e fiquei ¨feliz¨ em saber o significado. Apesar dos pesares, é algo que eu, você, TODO MUNDO, faz atualmente e nem se liga muito nisso. Ou se liga, mas ainda assim não de uma forma que consiga parar de fazer.

Calma, já vou explicar. Phubbing é um termo novo, utilizado para denominar aquele momento que fica todo mundo com o celular na mão, na mesa do bar, ou quando você está falando com alguém e a pessoa só responde um ¨aham¨ e nisso fica a conversa. Chato e deselegante, eu sei, mas é o mal dos tempos modernos e que tomara a gente se cure logo.

Mas de onde veio esse termo? Phubbing foi criado pela Macquarie Dictionary e é a mistura de duas palavrinhas: snubbing (esnobar) e phone (telefone). Exatamente aquele momento em que você ignora alguém e usa como desculpa seu telefoninho. Seja um checada no Whatsapp, no Instagram, ver a foto do Facebook, olhar o email… Dessa forma, você está praticando o Phubbing.

Esse comportamento feio e atual está originando vários movimentos. Quem nunca foi a um bar com os amigos, empilharam os celulares e quem pegou primeiro pagou a conta? Quem nunca saiu com o bofe e desligou o celular e deixou dentro da bolsa? Prova de amor hein? É mega difícil (ainda mais para quem vive de internet, oi, prazer), mas juro que estou me policiando quanto a isso.

A maioria dos Phubbers usa o telefone para: atualizar seu status, mandar mensagens, postar fotos, usar o Google, jogar, rir de alguma piadinha em rede social, verificar os grupos no Whatsapp. Esse último é o que mais odeio, a pessoa fica conferindo grupo por grupo e nem dá bola para quem está ao lado.

E vi um vídeo super bacana, brasileiro, do bar Salve Jorge em SP que criou uma técnica super legal para acabar com o Phubbing. Espiem, é rapidinho.

Sair da versão mobile