Oi Fufus!
Passou o trauma das cozinhas? Ainda tem muita coisa “pesada” pra falarmos das cozinhas. Mas hoje, vamos falar de um tópico mais leve, mais divertido, que ajuda o pessoal da Casa Alugada assim como uma decoração elegante pra quem já tá no imóvel próprio: TAPETE! Então pega o aspirador de pó, e #venkotio!
Tapetes e carpetes, como já falamos quando brevemente no tema de Pisos, não produzem calor. Então pare de dar a desculpa de que sua cidade é muito quente pra usar tapete. Ok? #agradecido !
Tapetes podem ser dos mais diversos materiais: algodão, lã, feltro, nylon, plástico, ráfias, fibras de côco, fibra de banana, peles… Basicamente qualquer coisa que possa ser estendida no chão pode virar um tapete.
Vou me ater aos mais comuns:
Tapete de Algodão
Estes tapetes, são bem naturais, tem uma manutenção chatinha – caso seja a versão “felpuda” principalmente, porque eles soltam fibras e aparecem aquelas bolas tipo filme de faroeste pela casa.
Os outros também criam esse efeito cinematográfico de falta de asseio, mas demora muito mais. HAHAHAHAHAHA Como diz um amigo meu: “A casa tá criando ursinhos!”
Muitos produtos tem como matéria prima de base o algodão, que são fibras naturais (mas como são muito mais comuns que os outros, resolvi falar deles em específico) como tapetes de barbante, por exemplo, são de algodão e por mais que eles não dancem a valsa da rykeza, existem situações e peças bem desenhadas, que ficam lindas numa decoração mais rústica.
Dependendo das dimensões é possível lavar em casa mesmo, na máquina de lavar, ou, quem pode, no chão da garagem com mangueira e escova/vassoura. Lembrando que o processo de tingimento desse tipo de tapete, pode manchar caso a gente limpe só-esse-pedaçin-onde-caiu-vinhozin. Então lavar fibras de algodão – especialmente as tingidas – sempre completamente.
Tem tapetes artesanais de malha, malha trançada, mas o cuidado com eles é basicamente o mesmo, então eu vou dar um fast-foward sobre esses tecidos e tudo mais que é baseado em algodão, e marchemos para o próximo.
Fibras naturais
Olha, quando eu era mais besta, ou menos maleável… na verdade eu era leigo, eu achava esses tapetes tenebrosos, horripilantes e nojentos. Mas todo pokemón evolui, e eu agora entendo que eles são muito elegantes – quando bem aplicados. Fibras naturais, são oriundas de animais ou plantas, fibras de animais por exemplo temos a lã que não é somente a mais cara, mas também mais resistente e durável é um bom investimento. Nessa família animalesca, também vem a seda, que é belíssima, mas não é tão resistente, devendo ser usada em locais com menor tráfego de pessoas ou até, eu sugiro, colocaras na parede, como arte.
Fibras de plantas, como o sisal, o bambu são belas opções para ambientes abertos para o exterior, lembrando que eles não se dão bem com umidade – muito menos devem ter contato com água – porque apodrece, mancha e vira uma desgraça.
Tapete de Nylon
Os tapetes de nylon são amplamente encontrados no mercado atualmente. Eu trabalho com uma marca que produz o tapete eXXXXclusivamente pro cliente, de maneira semi artesanal, e o resultado é maravilhoso. Mas tem muita marca, e muito produto bom disponível no mercado, em magazines como Tok Stok, Havan, Leroy Merlin, em cidades menores, às vezes até supermercados tem alguns disponíveis pra venda, em tamanho padrão como 150 x 200 e 200 x 250.
Acalme-se, já já eu explico as dicas tamanhos de tapete pra alcançar a elegância. E a aplicabilidade de cada altura de tapete.
Os tapetes de nylon são encontrados em diversas espessuras (que são na verdade a altura do corte do fio, ou do nó do fio) Basicamente, falamos de fio cortado em: 10, 14, 18, 21, 45, 70mm. E no fio bouclé ( ou loop, ou laço ) de 8mm.
Nessa hora você grita: “TIO! Não tô acompanhando.”
Ok, o blouclé, ou loop, ou laço, ou nó… é o ponto do tapete que é literalmente “tramado” na base. O fio sai da base e volta pra ela formando um lacinho mesmo. E o outro, que tem muito mais opções de altura, é o fio cortado vejam um desenho:
Quando você manda fazer um tapete, pode escolher a mistura das doces, as alturas pode fazer literalmente qualquer formato, desenho ou recorte que quiser. Lembrando que tudo tem seu preço, né…
Alguns detalhes devem ser levados em conta quando vai se comprar um tapete muito grande. Eles são pesados. Uma peça de 300 x 250 com altura de 70mm – que seria super possível de se usar numa sala de TV, pesa fácil, mais de 40 kilos, se você mora no décimo andar e o tapete não entra no elevador… 10 andares de escada fazem 40 kilos parecerem 200kg.
Muitas empresas não fazem entregas acima do terceiro andar, e também não assumem responsabilidade por içamento de mercadorias.
Tapetes de pele
Estes são altamente decorativos, e vão do rústico ao contemporâneo. Eu acho atual, já especifiquei em alguns projetos, mas com um adendo: não precisa ser pele natural. Eu não sou ativista, não tenho problema se um cliente quiser usar um produto de couro natural, entendo o valor agregado, a durabilidade e a diferença de toque que existe entre o sintético e o natural.
Eu só acho que justamente por ser algo no qual você vai ficar sapateando, arrastando móveis e etc… é desnecessauro colocar os resíduos do bichinho pra esse fim. Bora comprar um belo casaco de couro, que aí sim faz diferença.
Tapete Shaggy
Nos últimos anos houve uma invasão do tapete Shaggy no Brasil. A maioria deles vem da Ásia e o custo benefício são bons. Você já deve ter visto o ele parece ser formado por centenas de milhares de fios de linha de costura. E costumam ter um brilho meio duvidoso, mas que é possível ficar rico quando bem combinado. Ele também tem diferentes alturas, inclusive, alguns esculpidos, que realmente são atrativos.
Agora vamos falar sobre ambientar o tapete, porque não adianta partir pra compra sem saber o tamanho do tapete.
Tapete grande demais significa que você jogou dinheiro fora, porque ele é cobrado por metro quadrado. E tapete pequeno demais é muito deselegante. Assim, é um crime contra o bom gosto, tipo calça fusô com salto.
Mas vamos por partes. Porque cada cômodo tem uma forma de aplicar o tapete.
No HALL o tapete existe com uma função nada nobre = limpar os sapatos dos visitantes porquinhos que não tiram o sapato pra entrar na casa dos outros. Então por mais decorativo que ele seja, por mais WOW! Que você pretende que ele tenha, lembre-se de que: Ele deve ser fácil de limpar, e de preferência numa dimensão que essa limpeza possa acontecer em casa.
Salas de estar: na sala de estar eu acho que o tapete não precisa ser muito peludão, gosto de usar até uns 21mm. A sala é um lugar onde a decoração geralmente é caprichada, então vale investir num item com desenho, sejam grafismos ou algum padrão de desenho (flores são muito comuns).
Sabe aquela famosa “sala pra dois ambientes” de antigamente, que evoluiu para o “lay-out integrado” ? Quando o tapete é usado pra subdividir dois espaços ele deve englobar tudo que pertence ao espaço em questão. Ou seja se é uma sala de estar e eantar e você quer delimitar a sala, o tapete tem que abraçar toda a sala, sofá, mesinha, luminária, poltrona, vaso-di-frô.
Viu como dá sensação de riqueza, de amplitude e de organização? Claro que, caso o sofá esteja encostado na parede, você pode usar um tapete “beijando o móvel” Palavras de Brunette Fraccarolli. Mas isso vale pra estofado com o pé baixinho. A ordem é que quando o pé é alto, a gente entre com o tapete uns 20cm abaixo dele, pra não enxergar o piso. Veja:
Agora vamos pro errado: nada de usar aqueeeele tapete 50 centímetros maior que a mesa de centro. Isso não é um tapete, é um capacho anabolizado. Sério gente, não coloque nada, mas não faça essa de tacar um paninho no chão, meio sem cabimento:
Tipo, esse tapete serve pra quê? Ele tá ligando o que com quem? Tá protegendo o pé de quem? #desnecessauro!
100-NHORRRRRR dái-me estômago!
Deixa eu seguir.
Tapetes pra sala, acabam tendo dimensões grandes, e quem mora de aluguel, por exemplo, pode usar como recurso pra “esconder” um piso que não agrada. Mas caso você não queira gastar muito os tapetes para o ambiente de jantar costumam ser menores.
Quem manda no tapete da sala de jantar é o tampo da mesa. Exatamente isso que você leu. O tapete tem que ser entre 70 e 100 centímetros maior que o tampo, pra “abrigar” as cadeiras durante o uso. Outro detalhe é evitar os tapetes com ponto bouclé/loop por motivos de: é ruim de limpar em caso de cair comida. Eu particularmente indico o uso de tapetes com pelo baixo pro jantar, em torno de 10 ou 14mm de altura. Imagina um troço peludão lá e o bebê da tua prima tacando arroz vai nascer arroz na tua sala vc vai ter que usar aquele chapeuzinho de chinês e resolver a colheita. Veja dois BELOS ambientes com tapete no jantar:
Percebam que, principalmente da segunda foto, quem manda é a mesa, não importa se sobra menos piso de um lado do que de outro. O ponto de equilíbrio é = Luminária + mesa + tapete .
Agora me digam se não é depressivo :
Sério, não tá faltando algo? Essa cadeira suicida, caindo do tapete. Tenho vontade de alimentar o tapete pra ver se ele cresce, ou de abrir guardanapos e estender em volta pra completar o requadro da coisa.
Tapete no corredor… pra quê? Olha, se não for pra esconder o piso feio, o alçapão do bunker, só pode ser pra você chutar/tropeçar nas pontas. Também me ocorreu que pode ser pra chegar bebum em casa e não acordar a família… então tá valendo!
Mas EU não gastaria o SEU dinheiro nisso, ainda assim, em corredores eu defendo o uso de linhas para dar uma ilusão de amplitude, e aqui, geralmente já estamos saindo da área social da casa e indo pra ala íntima, então vamos fazer algo mais fofinho.
No quarto o tapete tem uma função, proteger seus pezinhos de tocar no piso gelado. A largura dele deve ser de uns 60 centímetros, pra estacionar as chinelas, eu como bom transtornado faço eles alinhados com a largura do “criado-mudo”.
Para isso, ele deve chegar – pelo menos – até a metade do comprimento da cama. Mas RYKO mesmo é o tapete que chega até a mesa de cabeceira. Tirem suas conclusões:
MAS, convenhamos 70% do seu tapete vai virar cama pros duendes que habitam debaixo da sua cama. E quando precisar lavar, precisa de 2 ou 3 pessoas pra retirar o corpo o tapete do local. Assim sendo, eu não tenho problema nenhum em dizer pra você usar 2 tapetes de mais ou menos 60c120 centímetros ao lado da cama. Esteticamente fica mais simples, mas não fica feio. Acompanha:
Agora, se você, assim como eu, dorme avulso numa cama pra mais de um, façamos uso da quebra de regra, porque isso é bom demais, e desloquemos o amigo felpudo pra um dos lados:
E uma situação que eu acho muito agradável principalmente em quartos com cama de solteiro, é o uso do tapete redondo :
Agora, a Fufu phyna, que almeja um closet, deve usar um tapete pra poder se divertir provando roupas descalça mesmo. Super a favor, super necessário, super concordo. Mas tanto no quarto quanto no closet eu vejo vocês tirando brincos, tarraxas fugitivas caindo, e aparecendo CRAVADAS no seu calcanhar. Não amiga, não exagere na altura do tapete. Até porque ele pode atrapalhar o funcionamento das portas, tanto de correr quanto as batentes. E eu estenderia o tapete ao máximo possível, cobrindo todo o piso. Como a gente costuma usar cores neutras nos armários de quarto, um tapete trabalhado traz personalidade, e é muito mais barato trocar um tapete que móvel né?
Quando falamos de Home Theater eu já visualizo pessoas jogadas no chão com almofadas, aquela tarde preguiçosa com seu bem, então vamos usar algo com toque muito muito gostoso, um tapetão com 70mm de altura, em toooooooodo espaço entre a TV ( ou projetor) e o sofá. Daí é só correr pro abraço!
Pá!
Cansei vocês? Espero que não!
Como eu disse no post anterior, eu estava viajando, mas vou responder todo mundo que precisa de ajuda nos comentários. Aproveita e diz aí o que você gostaria de saber, que a gente atende.
#bença!