Olá Fufús! Fufús, não tem gênero né? Pode ser homem, mulher, cachorro, gato, poste, cadeira… Acho digno.
Eu estava pensativo nos últimos dias, não queria seguir muito tempo nas cortinas, pois as vezes tem gente que não tem interesse nesse ponto específico, mas em outros sim. Então depois retomamos a conversa sobre tecidos, acessórios, ferragens de cortinas…
Eu estava oscilando entre falar sobre paleta de cores, rodapé e vazio. (Não, você não leu errado. Quero MUITO falar sobre o vazio, e não tô falando de fome.) Foi então que uma leitora deixou um comentário sugerindo o tema de hoje, Roda pé ou rodapé-tudo-junto!
Garanto que ao ler isso seu olho fugiu dar uma espiada na parede mais próxima. (Se não, agora que eu escrevi isso você olhou pra ela).
Só quem já construiu ou reformou sabe de duas coisas:
1 = Existem zilhares de rodapés.
2 = Rodapé não é exatamente “barato”.
Eis que vocês me perguntam: “Mas tio, precisa MESMO de rodapé?”
O rodapé não é só uma questão estética, ele protege a parede das batidas do rodo/vassoura, do pano molhado, dos bons podRuto CIF/Veja/MR. Músculo… Então pega seu lustra móveis e #vemkotio !
Falando mais na questão estética, não é só de rodapé que vivem nossas alegrias de designers.
Temos: Rodapé, Roseta, Moldura de porta, Sócolo (ou sócalo, sóclo… muda regionalmente), requadro de parede, moldura, roda teto, requadro de teto, guarnição…
Encontrei essa imagem extremamente útil pra vocês não se enforcarem sem entender nada:
A menos que você esteja construindo um palácio barroco, ou uma salão de baile pra corte francesa, não vai usar tudo isso. No máááááximo cinco, e olha, vai ficar rebuscado. #PrincesaIsabelTeDedica
Existem diversos materiais que podem ser empregados pra rodapé: Madeira, MDF, PVC, Cerâmica, pedras como granito/mármore, alumínio, cordas… e no caso das molduras ainda existem as opções de gesso, poliestireno (vulgo isopor) e por aí vai… Graças a Deus temos inteligência que nos permite criar, recriar e avançar em tecnologia.
Agora, como diria Jack (o estripador) vamos por partes:
Rodapé:
Eu peço que deste você não fuja, pois como mostrei, a possibilidade da sua parede ficar feia/danificada quando não se tem rodapé, é alta. Existe como colocar ele embutido, sem ficar saliência na parede*. (Nós [classe sub-humana] vendedô de móvis agradecemos). Também existe a tal da “parede flutuante” onde eles deixam um risco mais profundo entre a parede e o piso, tipo cofrinho quando a gente usa calça de cintura baixa:
Mas essa “parede flutuante” é tão incomum que a única imagem que eu encontrei dela era tão distante que vocês iriam tudo aproveitar uma promoção do “melhores destinos” pra vir pessoalmente me dar um tapa na cara.
Rodapé grande é tendência e indica fortuna sim, principalmente porque véi-na-boa, no preço que tá… Eu defendo a proporção com unhas e dentes. Porque eu acho LYMDO, Phyno e Ryko um rodapé de 20cm com um roda teto de 20 ( de preferencia iguais ) mas veja bem, eu mesmo tenho pé direito de 255cm… se eu subir 20 da chóm e descer 20 do teto, vai me sobrar uma paredinha-deprimida de 205cm. Vai parecer a casa dos 7 anões. O instalador vai querer me dar mais uma carreira de tijolo, pobre coitado de mim.
Então, vamos brecá e tentar maximizar a coisa pra fazer de conta que eu vivo num palacete. Colocamos um rodapé de 12 e um roda teto de 10, eu tenho uma parede quase-digna de 233cm! Bom mesmo, seria sobrar uns 250cm de parede, mas né, principalmente em apartamentos, dificilmente se consegue. Então vamos tentar equilibrar isso.
Tem uma sala de pé direito duplo? 50cm de rodapé vai fazer a amiga invejosa fazer bung jump das tamancas de inveja. E como essa não é uma energia boa, #BoraColocarUnsBejetoVermeioPelaCasaParaQuebráMauOlhado.
Então assim, não acha que rodapé vai fazer diferença, coloca um simples, 10cm lisinho e pronto.
Tá no fim da obra, o dinheiro fugiu do controle no meio do caminho e não vai poder comprar o rodapé dos seus sonhos… compre depois. Não vai ser 6 meses numa casa sem rodapé que vai te matar, nem destruir as paredes.
Locais que já começaram a construir em gesso acartonado tem paredes bem retinhas, e é fácil fazer instalação destes itens. Obras mais antigas, ou aquelas que a gente chama o pedreiro amigo da secretária, vizinho do zelador, o conhecido da paróquia ou o irmão da igreja… nem sempre tem um acabamento perfeito. Mas é a vida, precisamos confiar que vai dar certo antes de ver o resultado. Então às vezes não temos um resultado “ai-meu-Deus-eu-vou-levar-essa-parede-pro-túmulo”.
Se o rodapé vai ser liso, com friso, com bolinha, com looooz, é gosto do freguês, mas vamos ver alguns ambientes com diversos rodapés e se inspirar. Eu não sei a medida exata, mas deve ser em sequência, algo como 12 ou 15 cm, depois 20 ou 25cm, então 30cm e por fim, de 50cm:
Agora tem um tema que ninguém presta atenção e, não sei se já falei disso aqui mas, numa obra quando surge uma dúvida o mestre de obra, incrivelmente, decide fazer do jeito que é mais fácil. Não sei o que acontece sabe, mas eles nunca fazem do jeito mais bonito, ou mais comum, nem o mais rápido – veja bem – é SEMPRE do jeito mais fácil.
Então quando eles-tem-que-fazer-um-rodapé-de-escada, nunca fica assim:
Então, se sua obra tem um profissional ou não, caça no google a imagem do que você quer e “derruba” na mão do mestre de obras – ou pede pro profissional deixar bem claro- e ilustrado- o que você escolheu. Façamos uso do:“ Macaco vê, macaco imita.” Humanos somos assim #ctrl+C ctrl+V.
Agora se quando você era criança, bateu muito com o dedinho no canto da parede, olha esse rodapé pequeno que eu achei:
Particularmente eu não gosto desse rodapé pequeno. Mas eu também gosto de coca cola misturada com leite, então eu não sou parâmetro pra algumas coisas.
Agora se você está reformando e esqueceu de colocar um ponto de TV, ou de Telefone… existem rodapés que passam fios de uma maneira bem legal e sem quebra-quebra:
E tem o rodapé Iluminado que pra mim é tipo penteadeira de… acompanhante de executivos.
Ok agora, a questão é: Até onde vamos gastar com isso. Depende do grau de transtorno com decoração você foi contaminado. Eu, como disse anteriormente, gosto de rodapé e roda teto. Em alguns casos, como um quarto de bebê, ou um ambiente comercial que vai ter aquele ar mais romântico, ou estilo provençal combinam com lambri ou roda meio.
Lambri, é muito comum em quarto de bebê:
É elegante, é ryco, afinal é pra receber o milagre da vida (que chega com cara de joelho) é livre-de-erro-na-decoração-do-quarto-do-pimpolho. Tá mas eu já cansei. Se é seu sonho ter um quarto assim o lambri de verdade verdadeira é um painel de madeira pintado colocado a 1 metro de altura em toda a volta do quarto. Claro que atualmente, podemos usar painel de MDF, réguas de PVC, e eu já fiz uma versão econômica usando forro de PVC. ( R$ 9,90 o m2 =D )
Se você – assim como eu – acha que gastar MUITO num quarto que durará no máximo 5 anos, não é prioridade, eu indico a versão inteligente do quarto de bebê: coloca só uma moldura de Isopô e pinta a parte debaixo com tinta (super lavável) e coloca um papel de parede (bem fofo) em cima.
Porque Lambri é legal? Porque os mini-humanos precisam de apoio quando estão aprendendo a se levantar e caminhar. E eles brincam de homem aranha com o que quer que esteja na mãozinha: Danoninho, macarrão, bolachinha, feijão amassadinho, brócolis ( mãe, compra brócolis?) E mais adiante eles vão aprender a desenhar e escrever… preferencialmente na parede. E o lambri quando removido, leva essa sujeirada toda.
Eu também acho que essa coisa pode ser modernizada, (e dane-se a limpeza) vamos mover essa moldura pro segundo andar:
Viu que o efeito é bonito? Mas analisem também que tem mais de 250cm de parede aí, heheheheheh também funciona pra quartos aonde iniciamos a fabricação bebês:
Tá, o quarto é bééééééérge, mas é elegante. Coloca o filtro de cores mental e transforma num quarto magnífico e exclusivo.
Quanto o roda teto, ou o requadro de teto… eu acho bonito, mas também acho dispensável. É tipo aquela segunda pulseira que deixa o look espetacular mas, que se não estivesse ali, continuaria lindo. Vejamos alguns exemplos:
Agora, uma aplicação que eu já vi assim, ao vivo, e vomitei arco íris, foi essa combinação de rodateto + moldura:
Os detalhes de Socalo, fazem a transição do rodapé para a moldura, quando são diferentes, ou rebuscados, por exemplo, ter um rodapé de 10 cm e subir a moldura da porta (e das janelas) com 10cm tudo bem. Agora tenta com 15, ou 25… 50cm! Vai ficar ó: Uma bosta!
Então se optar por um rodapé de alta renda, coloca um socalo nas portas pra usar a moldura de 7 ou 10cm.
A tal da roseta… é pra quem já não tem uma boa bolsa/sapato pra comprar. Vai gastar dinheiro com isso fia, sério?
#desnecessauro (Desnecessauro = desnecessário desde antes da extinção dos dinossauros )
O requadro de teto é irmã-xipófaga (vulgo gêmea siamesa) da roseta. Apesar de que num ambiente bem tradicional ele enriquece. Achei muito explicativa essa imagem com o requadro em ruóóóócho, que encontrei no google. Tenho pena que que habita esse lugar. Espero do fundo do coração que seja a foto de um quarto de motel dos anos 90.
Bom gentes! Acho que expliquei de uma forma geral o porquê de se investir umas rúpias no nosso amigo rodapé. Mas, sinteticamente, o rodapé protege parede e dá um ar de ambiente bem acabado. É como a ampolinha de silicone que finaliza a escova. Se não coloca, não parece profissa.
Adorando a interação com vocês, #mimperdoem se eu demoro às vezes pra responder, mas eu faço o possível.
E vocês acham que eu esqueci do goró da semana? Jamais… mas como tá chovendo, friozinho, vamos biritar algo mais forte. Cheers!
#bença e até a próxima!
Tivemos até nota de rodapé (trocadilho #rulez) essa semana:
*Quando se trabalha com mobiliário planejado, seja ele modulado, sob medida, ou desidratado (brinks!) , temos diversos contratempos com rodapés. Tem que decidir se tira o rodapé ou se recorta o móvel. Então, se ele for embutido, acabou o problema. Mas uma dica pra quem está construindo, é colocar o rodapé depois dos móveis maiores, como armários de quarto, estantes, cozinhas, pois podem deixar sem =D .