Vem Lelinho, vem fazer a gente sorrir (principalmente eu que estou no meio de um inferno astral DAQUELES!)
¨Olá Fufus!
Finalmente o tão pedido tema do espelho chegou! Eu quis ser mais culto, e ir pesquisar a história do espelho e descobri um blá-blá-blá técnico-científico que sinceramente, é desnecessauro*.
Mas vamos semear por aqui o que é interessante: os primeiros “espelhos” eram feitos em metais, especialmente o cobre, 500 anos antes de Cristo, e depois a prata, que também era polida com moagem de pedra grossa, pedra fina, areia, argila e depois água. Pra se fazer um espelho de mão com moagem de Obesidiana, por exemplo, demorava 8 horas. Mas a prata, esse metal birrento, escurecia e tinha que passar por manutenção frequente pra continuar refletindo as belezas dos humanos. No Egito eram feitos em Bronze e cobre, na Grécia tinham os cabos e o verso rycamente decorados, e a primeira citação de espelhos na literatura está na Bíblia, em Êxodo 38.8. Viu que um tikin de vaidade não é pecado?
Mas quando falamos de espelhos em decoração, sempre vem aquela máxima que algum entendido de decór, provavelmente protegido atrás de um óculos com armação de acetato preto em estilo retrô disse:
Então, vamos ser francos, o que aumenta o ambiente é quebrar a parede e juntar dois cômodos. É fazer um puxadinho, é criar novos limites mais pra fora. O espelho poderá dar uma impressão de que o cômodo é maior.
Mas pra isso, prestemos atenção: ele tem que refletir algo contínuo, organizado. Se você tiver uma estante longa e na parede lateral você colocar um espelho- DO LADO DELA, ele vai refletir essa peça bonita e realmente duplicar a longitude do móvel.
Aqui, eu tenho uma imagem que mostra um espelho na lateral de um quarto (que deu certo):
Agora meu-amô, se ela estiver de frente pra uma bagunça, tipo quarto de adolescente, sua casa vai virar uma bagunça geral ou um micro-circo.
E antes que venham o povo “xaato” me diga:
Enxergar duas pias cheias de louça pra lavar dá muito mais desespero do que uma só, não concorda? #agradecido.
Agora vamos para uns detalhes, que são legais, como usar uma faixa de espelho lááááááá em cima da estante. Esse efeito prolonga o teto, e aumenta a profundidade.
Quando usado num hall de entrada, tanto de casa quanto de prédios, ele é um poderoso elemento decorativo, até porque, não tem muita coisa num Hall, então esse fica todo faceiro e dá aquela “sensação de amplitude”
Uma das maneiras que mais usamos no Brasil, é espelhos na sala de jantar. Eu gosto, porque é um local que – geralmente – fica organizado.
A forma LEGAL de usar um espelho, seria numa parede “ao fundo” da sua vida. Como aqui:
Notaram que desta forma você verá um ambiente beeeem maior?Você terá duas áreas de jantar, duas salas, dois tudo, inclusive duas sogras. Nem tudo é perfeito.
Quem tem uma parede forrada de espelhos, é a Narcisa Tamborim-naum-sei-o-nome-todo-degy. EIKE LOUCURA! Porque eu sou desses que assiste Mulheres Ricas, e eu AMO Lydia Sayeg podem me julgar. Agora vejam o apto conciso de Narcisa:
Agora, descolando da parede, esses espelhos podem ser integrados aos móveis, como em cozinhas ou quartos:
Temos também, não comum, mas também não estranhamente, a opção de usar espelhos nas portas de móvel de cozinha superiores, ou despenseiros:
Notaram que o espelho dessa segunda cozinha é na cor Bronze? Então, além do Espelho “normal” do Bronze, também existe o espelho fumê, que eu acho super moderno, elegante e atual.
Estes dois interferem diretamente na imagem humana, então não servem pra um espelho aonde você vai se maquiar ou testar o look total, porque o Bronze te deixa com um bronzeado a lá Valentino, e o fumê te deixa Mortícia Adams.
Mas sejamos práticos, como um MAXI espelho não é um item barato e também temos que pensar nos humanos que vivem de aluguel. Então um jeito muito inteligente de se trabalhar é usar composições de espelhos, ou aplica-lo através de uma bela peça decorativa.
Obviamente, um local onde sempre queremos um bom espelho, é no banheiro. Mas temos que lembrar de que banheiro não é lugar de armazenar maquiagem, pelo menos não se ele for pequeno e a umidade ficar muito presente nele.
Apesar de eu ter usado como exemplo lá em cima, eu não sou muito fã de espelho refletindo a cama. Eu acho que fica meio motélico. Também gostaria de atentar que certa vez fizemos um armário assim pra uma menininha de 4 anos, e ela se assustava ao acordar e ver o próprio reflexo. Mas algo que eu gosto, é de espelhos nas laterais da cama, assim:
O que fazer entre os espelhos? Papel de parede, né!?
Agora um apelo: não coloquem espelhos em estantes onde tem televisão. Não existe nada mais enlouquecedor na vida do que assistir você assistindo tevê. Isso serve também pra acabamentos como Laca (principalmente as escuras). Pensa que se você estiver lá, abraçadinha com teu bem e ele mexer o pé você vai ver esse movimento ao lado da tela. E cada coçadinha, espreguiçada, espiada no celular, vai tirar sua atenção da programação.
Agora, uma forma de acrescentar esse lindo, é mobiliário revestido em espelhos. E existem opções pra praticamente todos os estilos de móvel assim.
Agora, além de não ser a coisa mais fácil de limpar, e de ter que cuidar por exemplo, com o rodo e a vassoura batendo nos cantos, eu PRE CI SO alertar vocês sobre um detalhe imporante, tão importante que eu fui tirar uma foto minha mesmo pra ilustrar:
Se eu fosse menina-moça-mulé, do fato ter kikita, seria extremamente desconfortável sentar de frente pra um espelho. Então pensemos muito bem antes de adquirir uma mesa de centro, ou um móvel pra TV com frente em espelho ou acabamento de alto brilho, pra não constranger as amiCas. Pra esses posicionamentos, eu prefiro usar por exemplo, apenas o tampo superior em espelho:
Ok, quando a pessoa estiver chegando, ainda de pé vai ter um reflexo coisa-e-tal, mas se a sua amiga anda tipo um lutador de sumô, arqueada e com as pernas abertas, tá na hora de rever seu círculo de amizades, você pode criar um ambiente mais agradável, mas também não precisa banir as superfícies refletentes por falta de senso alheio.
Bom gente, eu acho que eu “englobei” bastante coisa sobre os espelhos.
Agradeço imensamente a participação de vocês, o espaço que a Cony me disponibiliza e sigam mandando sugestões dicas e a opinião sobre os textos. Quero fazer o possível pra que nossa obra vá até o fim sem trocar de profissional de interiores. HAHAHAHAAH
#bença!
*Desnecessauro = Desnecessário desde antes da extinção dos dinossauros.
Hahaha trabalho em uma loja de móveis e quando vejo espelho em mesas de centro penso a mesma coisa.
Post muito bom! Sou doida pra colocar um espelho na sala de casa, mas morando com mamãe que odeia furação na parede eu tenho que me contentar com o sonho da casa própria (em breve).
Beijos
Oi Pri!
Vc também é escrava de móvis! #tamojuntoamiga!
Sobre furar a parede, não tem mais descupa baby, se for algo muito-muito-muito grande, você pode usar ele apoiado no chão, encostado na parede. Tome o cuidado de colocar uma fita duplaface no piso, pra ele não escorregar. ( e cuidado com o dedinho do pé, esse dispositivo detector de móveis, já que ele ficará no caminho )
Se for um espelho menor, você pode colar ele diretamente com dupla face na parede. ou no teto com ganchinhos, usando fitas, cordas, cabo de aço – tem que ver um material que combine com o estilo da sala.
Certeza que quando você mudar sua mão vai querer o espelho pra ela.
Obrigado pela participação e pelo carinho.
BBT!
Como sempre claro, diversificado e….genial…você seria um excelente professor.
Oi Maria Celia,
Obrigado pelo carinho =D
Eu sou formado em Letras / Literaturas e fiz especialização em Docência de Ensino Superior, mas minha experiência em aulas foi ensino médio… e eu quase enlouqueci.
Já nas aulas para adultos eu gostei bastante. Não desconsidero a possibilidade, mas antes eu vou investir num mestrado pra dar aula em graduação, ou em especialização já que na região não tem gente com formação nessa área.
Obrigado pelo comentário e pelo carinho!
BBT!
Adorei!!!! Palmas e Tocantins inteiro para esse post maraaaa. Já estou cheia de idéias aqui pra minha toca. Bjo pra vc e pra Conyta. Oq está acontecendo tchuca?
Olá Mona!
Obrigado pelo carinho, TOda a região nordeste pra vc em agradecimento!
A Cony tá em transição, e ambos estamos de inferno astral, mas já já tudo volta aos trilhos, HAHAHAHAHAH
BBT!
Oi, Lelo! Muito legal o post! Como sugestão, acho que faltou só falar dos acabamentos (bisotado, mini bisotado, reto…), e da fixação (colado, parafusado…). Sou arquiteta, e acho que essas informações podem ser de grande valia pro pessoal que é leigo. Beijo!
Senti falta desses detalhes também!
Oi Bruna, oi Lais!
Vamos fazer um complemento sim!
Eu também achei que deveria por, mas tava mega longo, então pretendo fazer uma sobre esses acabamentos logo em breve.
BBT!
Adorei! E,realmente, as crianças têm medo do espelho no quarto,meu irmão caçula de dez anos ainda tem medo do espelho da porta de correr do armário, por conta de uma lenda que viu na internet kkk
Adorei, Lelo! Ando falando ‘Desnecessauro’ por sua culpa! rsrsrs
Uma pergunta: meu ape é pequeno, 60m2, sala de estar e jantar integradas. Pensei em colocar espelho na linha superior da sala de estar, acima do painel de TV (30 a 40 cm de altura) e ela correr um pouco, até a parede da sala de jantar, onde desceria até o chão e a parede seria toda espelhada. Vi na web um estilo de colocação de espelhos, na cor cobre, imitando as linhas de Mondrian (vários retângulos, colocados sem espaço entre eles, lembrando a disposição geométrica do pintor). Você acha de bom gosto ou muito over?
Os recortes seriam assim: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/236x/d9/3a/80/d93a802a35470a101b41d6a17ccb533f.jpg
Super obrigada e adoro sua coluna aqui. Está me ajudando bastante. <3
Oi Ale!
Obrigado pelo carinho! Desnecessauro é algo muito aplicável, né?
Eu gosto muito da sua ideia de Mondrianizar a parede. Apenas atente-se para o que vai ser refletido nela, e também para a proporção dos quadrados/retangulos. Uma sugestão é você usar fita crepe na parede pra ver em qual tamanho eles ficarão “harmônicos” no o espaço.
A parede da imagem que você mandou é super bonita, com o espelho bronze. mas eu acho que uma parede com menos informação, caso ela seja pequena ficaria menos nervosa. Tipo essa: http://3.bp.blogspot.com/-EURSkZlQIV0/UZV_AQZjHhI/AAAAAAAAARg/uQtaI86Wk20/s1600/Arvore4+Mondrian.jpg com menos “peças”.
Obrigado pela participação e pelo carinho =D
BBT!
Oi Lelo! Muito obrigada por responder e pelo conselho. Gostei da sugestão, sem contar que seria bem mais econômico ainda mais com tantas opções e coisas que preciso fazer no apê. Abraços.
Post de hoje foi o meu favorito !!!!!! Perfeito ! Trocar o profissional de interiores ?? NEVER ! Lelinho, você é absolutamente NECESSAURO !! Hahahaha ! Beijooooo !
Olá Kátia,
Obrigado pelo carinho =D
volte sempre =D
BBT!
Obrigada!!! Era o tema que eu mais esperava
Aprendendo e rindo muito!
Mas adoraria saber sobre os acabamentos que a Bruna comentou e também sobre a durabilidade do espelho ou como cuidar para que dure décadas…
Que tal um post: Espelhos, parte II !??!
Conny: Güenta firme flor e depois conta tudo, ta?!
Bjos
Oi Kaa,
TEremos a parte dois sim, junto com vidros, porque aí entram espessuras, composições, tipos de corte…
Obrigado pela participação.
BBT!
Oi Kaa,
um fabricante de vidros amigo meu passou um link com a manutenção indicada para espelhos durarem bastente:
http://www.fazfacil.com.br/manutencao/manutencao-limpeza/
BBT!
Adoooro seus posts!!!
Vc e esse seu humor leve e inteligente! Adorei… Cheiro!
Ameeeyyy o post!! Depois que a gente lê, parece que as coisas ficam tão óbvias, mas antes não pensaríamos em várias dicas. Muito bom! Parabéns!!
Oi Larissa,
Obrigado pela participação!
Minha vontade é essa, de ajudar vocês a “enxergarem” o design.
BBT!
Adoro sua coluna, Lelo!! Além de ter um bom gosto indiscutível tem ótimo senso de humor, rs!!
Beijos!!
Oi Aline,
Obrigado pelo comentário!
#trabalhamosparavocÊs
BBT!
Lelo, ótimo post. Fiquei c uma dúvida, vc pode me ajudar? Sabe quando as pessoas usam vários espelhos pequenos para colocar um ao lado do outro? Vc acha que fica over? sucesso c a coluna. bjs!!
Olá Karoline Araújo!
Fiz questão de frisar o Araújo por motivos de: É o sobrenome de um dos meus pintores favoritos e eu suspiro toda vez que falo/leio/escrevo.
Eu gosto bastante de composições, sejam elas emolduradas ou apenas coladas revestindo a parede. Como eu falei para a Ale mais acima, a composição deve ser harmônica com o tamanho da parede. Aí fica ryko.
BBT!
Adoro um espelho, mas não curto jantar me vendo no espelho. Bom pensar nisso antes de colocar espelho na sala de jantar kkkkkkkkkkkkkkk
Oi Taiza,
Né que ver a si mesmo e os outro mastigando não é a coisa mais maravilhosa do mundo?
Enfim, é muito comum, então aproveitei a famosidade e exemplifiquei.
Obrigado pelo comentário =D
BBT!
UAU, vc me surpreende sempre.
Oi Regina,
Muito obrigado pelo carinho.
BBT!
Oi, Marcelo! Seus textos me conquistaram. Embora no momento não esteja especialmente interessada em decoração (isso só acontece quando resolvo mudar a decoração de um cômodo da casa), comecei a ler seus textos e gostei do ritmo, das dicas práticas e principalmente, de seu bom humor e leveza. Parabéns e sucesso prá você!
Oi Cristine!
Obrigado pelo carinho!
Guarde as dicas porque um dia a gente sempre precisa
BBT!
Genteeee…………esse Lelo é o maximo…hahahaha
bjoss
Excelente post Lelo!
Fala aí para nós sua opinião sobre espelhos venezianos!!! Eu amoooo!
Oi Sarita,
Veneziano eu gosto, ele foi escravizado tempos atrás e empregado indiscriminadamente em decoração pra dar um “quê de luxo”.
eu não acho que ele sozinho transforme pobreza em luxo.
MAS ele é romântico, ele é uma peça trabalhada pra se admirar eu defendo que ele é um pouco de espelho e um pouco de arte. Dentro de um ambiente muito moderno, ou muito contemporâneo por exemplo, ele é aquela peça que “destoa” mas que justamente por isso se transforma em algo admirável, que confere personalidade.
Então sim, espelho veneziano é amigo.
Agradeço a participação =D
BBT!
Minha dúvida é a mesma que outra leitora colocou: como cuidar pra durar pra sempre? rsrs
Quando trabalhei em Café aprendi a limpar vidros com jornal e o produto de limpeza específico. Realmente ficavam beeem mais brilhantes e limpos do que usando o produto com papel-toalha. Pano nem pensar, só embaçava os bichinhos. Confesso que uso a mesma técnica pra espelhos. É o ideal? Tenho medo de arranhar, mas nunca aconteceu e o resultado tem sido bom. Fora que me acho a rainha da reciclagem usando jornal velho pra limpeza, ao invés de gastar outro papel. Quero limpar tudo com jornal! hahaha
Oi Bia,
Demorei pra responder porque eu pedi ajuda a um fabricante de vidros e espelho aqui da região, e ele me mandou um link bem legal com detalhes de como cuidar dos espelhos, veja:
http://www.fazfacil.com.br/manutencao/manutencao-limpeza/
Obrigado pela participação e desculpe pela demora.
BBT!
Lelo, espelho em duas paredes da sala de jantar fica legal? Como essa foto aqui http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/-14tHTpHO4Kg/U7F22erer_I/AAAAAAAALaI/DIOSkLCrE5k/s1600/sofa-mesa-banco-cozinha-sala-jantar-1.jpg&imgrefurl=http://www.decorsalteado.com/2014/06/mesas-com-sofas-e-bancos-otimize-espaco.html&h=640&w=634&tbnid=NDQdG9za2cAtNM:&zoom=1&docid=tnkhJF9StH59cM&ei=iZaRVdStCIHm-AHZpLqoAQ&tbm=isch&ved=0CGoQMyhEMEQ
Oi Roberta,
Espelho em duas paredes, assim, formando um L é a potencialização máxima da coisa. Fica muito bom, desde que – sempre – ele reflita um ambiente mais organizado.
Evite apenas espelhos frente a frente pra não ter aquele efeito infinito que deixa pessoas com labirintite mais locas que o Bozo.
BBT!
Adoro espelhos. Mas sou da turma do ap. alugado. O meu, por acaso, “veio” com um espelho enormeeeeeee em uma das paredes da sala. O único porém é que sou como a criança do post. Vivo assustando com meu próprio reflexo.
Acho que nunca comentei aqui, mas sempre leio seus posts e preciso dizer que VOCÊ É SENSACIONAL! Hahahaha. Dá vontade de ser amiga!
Beijos e sucesso.
Olá Daianne,
Muito obrigado pelo carinho! Volte sempre que vc já é amiga =D
BBT!
Muito bom!!!!
Espelhos dão um ar mais sofisticado! Claro que os que você mostrou são ideias muito modernas e bacanas, se não, dá uma cara de casa da avó.
:*
Oi Thaís,
Trabalhamos no #chicvovó também, mas né… aqui eu tenho licença poética pra selecionar o que me agrada mais.
BEIJO!
Lelo
Adoro seus posts, quero muito utilizar várias das suas dicas quando for decorar minha futura casa…Primeira vez que comento, mas to sempre por aqui, leio tudo e me divirto demais!!!
Cony ótima iniciativa viu…tudo que preciso tem aqui no seu blog, make, entretenimento, moda, decoração e ,muiito bom humor!!
Oi Diana,
Super obrigado pelo comentário, pela energia boa e pela presença!
Beijo!
Olá, Lelo!!
Muito show o post!! Espelhos realmente dão O TOQUE no ambiente!!
Posso fazer um pedido?? Dá pra vc fazer um post com quadros para quartos de casal e de solteiro? Preciso preencher um espaço e não sei se coloco quadro ou moldura, se na horizontal ou vertical ou nos dois
Vlw!!!
Oi Ana Cristina,
Esse tema da arte também tá sendo bastante requisitado, logo eu publico ele, tô juntando idéias.
Obrigado pelo carinho,
BBT!
Olá,tenho uma dica para quem sabe um futuro post, a iluminação do ambiente. As vezes tenho muita duvida de que tipo de luminaria colocar em uma sala,em um quarto,ect. E que caiba no nosso bolso tbm!hahah
Oh Carol!
Iluminação tá na listinha, logo logo chegamos nela, é maravilhoso este tema.
Obrigado pela sugestão.
BBT!
Adorei o post! Pretendo me casar ano que vem e estamos planejando a reforma e decoração do nosso canto, e seus posts são ótimos pra isso.
Lembrei de mim quando vc comentou da menininha de 4 anos que tem medo do próprio reflexo. Qd eu era criança tinha um espelho no meu quarto que ficava perto da porta. Eu tinha pânico de imaginar que eu podia enxergar alguma alma penada pelo reflexo enquanto eu estava na cama. Aí a minha solução era cobrir o espelho com uma toalha, todas as noites antes de dormir. Hahahah
Beijo, Lelo, vc arrasa
Oi Rê,
Agradeço muito sua participação. As vezes as pessoas não compreendem quando eu faço um comentário como o “evite espelhos refletindo a cama, pode assustar crianças” porque praquela pessoa em particular, não é “terrorismo”. Mas as vezes a gente deixa de perguntar pros pequenos o que eles pensam.
eu quando era pequeno, morei numa casa que a cama era de alvenaria, então não tinha como acessar “debaixo” da cama. Maravilhoso mas quando a gente mudou, eu morria de medo do que poderia estar escondido debaixo da cama nova!
Obrigado pela participação e por dividir sua experiência!
BBT!
Lelo, bate aqui colega que eu tb adoro a Lydia Sayeg kkkk, senti falta da dica de goró, cadê???
Oi Fer!
Sugiro que você veja o próximo post… HEHEHEHEE
Obrigado pelo carinho
BBT!
Leloooo,
Quero te colocar num potinho e levar pro micro-apê que estou pseudo-decorando, mas como ele é pettit teria que ser por turno pra caber hehehe
Fala de piso pela-mor-de-nossa-sinhora que eu estou em um dilema sobre trocar ou não.
Hehehehehe
Beijo. Já mora no meu coração:)
Olá Mônica!
Obrigado pelo carinho viu, muito bom
O post sobre pisos não te ajudou? Foi o primeiro por aqui: http://futillish.com/2015/05/com-voces-mi-casa-su-casa/
Se ainda tiver dúvidas, me manda um email, que eu te respondo. MAs já avisando – estarei viajando entre 5 e 11 de julho, se demorar, não perca as esperanças, EU VOU RESPONDER, prometo! hahahahah
BBT!
Oi,
Não sei se o Lelo ainda vai responder mas vai lá…tenho uma parede na sala de jantar, onde queria colocar espelho. Essa parede já tem um móvel de ponta a ponta (meia parede) e no teto tem um aparelho de ar-condicionado split.
Minhas dúvidas sobre o espelho:
1) coloco na parede do chão ao teto, ou a parte que fica escondida pelo móvel não precisa ?
2) como faço com o aparelho de ar ? Termino o espelho antes dele ou faço todo o recorte do aparelho com o espelho ?
Helpppppppp rs
Oi Mara!
Caso o aparador embaixo seja vazado, eu colocaria espelho atrás dele também. se for todo fechadinho, pode fazer ele a partir da altura do móvel.
sobre o ar condicionado, tudo depende do efeito que vc quer, se vc quer que a parede toda pareça um revestimento de parede, siga com ele ao redor do Split.
Se quer que o espelho seja uma peça decorativa, termine ele deixando uns 5 centímetros.
Se for usar como decoração, também é legal trabalhar com vários espelhos emoldurados, 3 ou 4 formando uma composição.
BBT!
Olá, estava me atualizando dos posts sobre ‘casas’, passei um tempo off de internet, e acabei de ver o projeto do escritório que faço parte.
Estou cursando o último ano de Design de Interiores, então além de acompanhar o blog em geral, dou uma atençãozinha a mais para está sessão.
O projeto do meu escritório que você postou é o que tem um Home com o espelho fixo acima dele, é a segunda imagem abaixo da imagem do óculos, lá no começo.
O escritório é Only Design de Interiores, de Maringá, Paraná.
Muito legal. Beijos
Olá Daniela,
Obrigado pelo comentário e olha, parabéns pra você e pro pessoal do escritório! A utilização do espelho ali foi estupenda!
beijo!
Oi Lelo, não sei se você irá ler, já faz tempo que vc postou sobre espelhos, mas tenho uma dúvida. Minha sala de jantar é integrada com a sala e é bem pequena. Quero colocar uma mesa retangular de 0,90×1,80 com uma das cabeceiras encostada na parede e queria por um espelho nesta parede. o que vc me aconselha? Espelho na parede toda? só acima da mesa? Uma faixa do tamanho do tampo da mesa? Help me!
ola´,tudo, joia, tenho um apartamento o qual tem uma escada que desce para parte intima, tenho uma parede de 2,2 de altura por 2,0 devo por um espelho.