Lelinho, venha nos contar como deixar uma casa ou apartamento alugado bem bonito?
Olá Fufús! Quero informar solenemente que o post dessa semana quase foi de Iglu, porque olha, não tá fácil. Fez UM mísero grauzinho da segunda feira, e meu cobertor do Bambi não deu conta, tive que pegar mais uma coberta. Sim, eu tenho um cobertor do Bambi, e quem me deu foi minha mãe, vou passar a conta da terapia pra ela.
Na próxima semana eu vou pro segundo item mais pedido, que é: Espelhos. Mas antes de iniciar nossa conversa de hoje eu vou convidar vocês pra…
Quentão né pessoas! É junho e tá frio, não podemos perder a chance.
Eu fiz uma revisão de todos os comentários, nas sete (gente, nem parecia tanto!) postagens e fiz uma tabela com todas as sugestões que vocês deram sobre temas, e o escolhido de hoje foi: Decoração em imóvel alugado. Liga pro fiador e #vemkotio!
Nem todo mundo, mesmo com programas de financiamento facilitados, escapa do aluguel. Eu quando era menor vivi em muitas casas, mudei bastante porque às vezes acabava um contrato e tínhamos que procurar uma outra casa, não renovávamos. E eu acho que um pouco da minha falta de amor pela parede branca é porque casa alugada sempre é genérica. E nunca podia pendurar coisas, e tinha que cuidar pra não sujar a parede… e fixando a memória agora, os banheiros eram horríveis.
Nos nossos tempos modernos às vezes a empresa te transfere de cidade, quem sabe vai estudar em outro canto do país, veja lá, é tão comum agora fazer uma especialização fora de nossa Terra Brasilis, quem sabe você resolve ir pro Chile homenagear nossa patroa Cony e se esbaldar nas delícias de uma outra cultura. O fato é que mesmo que nenhum lugar no mundo jamais substitua a pátria mãe de cada – independente da nacionalidade – o fato é que: Alugue e quero me sentir em casa!
Muito do bem estar psicológico, é atribuído ao sentimento de aceitação. E chegar em um lugar que não parece nada com você, não vai te trazer aconchego. Não que você não vá ter privacidade, ou não se sentir a vontade. Eu falo daquele momento que você olha pra algo e pensa: “Se fosse meu, seria diferente.”
O local onde você vive, tem que ser o seu “ninho” mesmo que seja alugado, tem que sentir que você “cabe” nele. Claro que não seria prático demolir paredes e mudar algo estruturalmente pra viver um ano em um endereço. Mas existem pequenos detalhes que podemos – queremos e devemos – exercitar pra que sejam extensões de nós. Que exaltem nosso estilo e que façam as visitas dizerem: Esse lugar é a sua cara!
Bora lá?
Dá uma pintada!
Poucas coisas mudam mais a cara de um lugar do que pintar a parede. Eu sei que o seu contrato diz que você tem que devolver igualzinho você pegou, mas convenhamos, num contrato de um ano, provavelmente também tem a cláusula que diz que você tem que pintá-lo depois de desocupar. Essa é uma prática muito comum no Brasil, pois faz com que o próximo locatário tenha a impressão de um imóvel bem cuidado, mesmo que não seja. Pintar a parede pode mascarar vazamentos, infiltrações, manchas de umidade e mofo. Tá, não vamos pintar tudo de rosa choque. Porque tons vibrantes ou muito escuros são difíceis para trazer de volta ao branco – cor oficial do imóvel pra aluguel. Vejamos um lavabo onde pintar adicionou elegância:
E agora, vamos ver um quarto, onde a pintura trouxe do ordinário virou uma explosão de personalidade:
Mexer na cor parede, colocando por exemplo 3 cores sobre o fundo já existente, vai de custar no máximo, uns R$ 100,00 veja aqui:
Será que essa parede que vai fazer você se sentir “a poderosa / o rei “ não valem o esforço?
Ok, eu acabei de dizer pra não pintar de escuro. Mas aí temos um truque! Lembra dos Papéis de Parede? Lá eu expliquei qual é que sai inteirinho sem danificar a parede. Você pode comprar um liso na cor que te agrada, e fazer essa parede ficar super lusho.
Um detalhe que é muito importante é que de maneira geral os imóveis pra alugar não são muuuuuuito grandes. Então essa sua decoração pode ajudar a dar uma ilusão de amplitude. Como? Listras! Uma das maiores gamas de papel de parede, são os geométricos, existem inclusive, books específicos de papéis listrados. E você pode também dar o truque: comprar um papel liso e instalar ele com intervalos formando as faixas a partir da largura do papel x cor original da parede. Tipo esse render:
Veja esse quarto com listas nas laterais da cama, como ficou com um ar de casa bem decorada:
Não é necessário fazer a maior parede que você tiver. As vezes colocar algo chamativo no fundo do corredor, ou em volta da estante, tem um efeito incrível. Que faz você se sentir “aceito” pelo lar.
Lustres
Dae que vc me diz Ahhhh mas eu sou perua assumida, eu quero brilhar, eu quero ryqueza e eu quero opulência! Eu digo: #trabalhamos !
Não existe lugar no mundo, onde falte um teto que você não possa pendurar um lustre pra chamar de seu. Talvez ele seja maior ou menor, mais leve ou mais pesado, quem sabe ele nem acenda pq vc tem o teto mas não tem o fio de luz, mas colocar o lustre você pode. HAHAHAHA
E não tem restrição de estilo, o pendente certo é o que você gostar e puder pagar. Pode ser até de garrafa pet com meias:
Um lustre é sempre um item chamativo, então ele traz personalidade pro seu cantinho e faz toda a diferença, e na hora de mudar, desparafusa e leva embora com a mudança.
No Pinterest eu tenho um álbum dedicado a Luz e iluminação, se quiser, está feito o convide pra me seguir =D
Eletro-decor
Uma forma “móvel” de deixar a casa com seu toque pessoal, é investir em eletrodomésticos diferentes. Eu tive durante muitos anos um telefone em forma de banana na cozinha que era a alegria de todo mundo. Todos queriam fazer carinho na minha banana hihihi.
As linhas retrôs estão disponíveis em várias marcas, faixas de preço e cores:
Esses itens vão morar com você em outros lugares e vão enfeitar outras casas, então eu acho que são uma compra muito inteligente. Eu por exemplo sou apaixonado por roxo e olha isso:
É amor demais gente!
Cortinas
Não adianta tentar fugir agora. Se você deixou a parede branca, não instalou papel de parede, não curtiu picar os fios pra trocar o lustre e não usa nenhum eletrodoméstico, você vai precisar de cortinas para coroar a total exclusão na humanidade.
Cortina branca, estampada ou colorida custam o mesmo, então veja o poder da cortina:
Plantas
Eu acho liiiiindo um belo vaso, com uma plantinha feliz sorridente e próspera em algum lugar da casa. Não precisa ser uma mini fazenda, pode ser uma só, ou duas, adeque a quantia de matinhos à sua disponibilidade de cuidar, porque eu já assassinei algumas praticamente indestrutíveis por motivos de: não apitou pedindo água, nem tem LED indicador de “me adube”.
Lembrando que a floricultura pode te auxiliar a escolher algo que se encaixe na quantia de luz e vento que você dispõe.
MAS, como sempre tem alguém com um bom coração, defensores de plantinhas-desidratadase-indefesas inventaram vasos com indicadores de necessidade de rega para assassinos-amnésicos-natos como eu.
Òia que boniteza:
Agora, peças que fazem toda a diferença, são tapetes, luminárias de coluna, quadros grandes, são coisas que “tiram” a atenção da nossa tríade, lembram? Piso, parede e teto.
Logo logo, falarei de cada um destes itens e aí vocês vão conhecer melhor os bons podrutu pra escolher direitinho.
E por hoje é só pessoal!
#bença!