E o Lelo continua com seu sucesso TOTAL aqui no Futilish! Os dois primeiros posts foram super bacanas e esclarecedores e hoje teremos mais um assunto interessante para quem está construindo ou reformando sua casinha! Hoje o Lelo vai falar sobre TETOS!
“Olá!
Não imaginei que falar de tinta ia ser tão bem aceito. Eu até perguntei pra patroa se não estava chato demais… Técnico demais. Tanto ela quanto vocês me garantiram que não, então, muito obrigado!
Mas então, depois que a gente se jogou no chão…
Subiu pelas paredes…
Vamos morcegar até o teto!
Então coloca a fantasia de mulher/homem-aranha e #vemkotio!
Estranho falar de teto, porque até mesmo pra mim, parece meio “limitado” ou “simples”. O teto – veja bem, não estamos falando de desenho de gesso, dentre outros detalhes possíveis– estamos falando de teto. Essa coisa que fica pendurado sobre nós diariamente e que na maioria do tempo nos passa despercebido.
Vai ser gesso? Vai ser forro de madeira? De PVC? Modular? Laje + pintura? Concreto aparente? Fibra natural?
Viu que já não é mais tão simples como a música dos dedinhos da Eliana?
Um ponto a prestarmos atenção é que cada um tem que ver o que melhor se encaixa pra própria região, porque né, Terra Brasilis é grande demais pra eu dizer “esse sim, esse não”.
Gesso
Disparado na frente dos outros (tipo a seleção da Alemanha naquele jogo lá…) esse acabamento pra forro tem dois formatos: Tradicional, que são placas quadradas de mais ou menos 60×60 cm que vão se unindo e permitem diversas frescurinhas que a gente adora, como rasgos de iluminação, curvas, desníveis… Já o gesso mais moderninho é o gesso acartonado. Ele vem um placas bem maiores, a mais comum é 120×240 cm. A diferença é que apesar de mais fina, o gesso vem de-li-ci-o-sa-me-te “encoxado” entre duas camadas de papel cartão, fazendo com que ele seja mais leve inclusive, porém tão estável quanto o outro. Com suas grandes dimensões a colocação dele é muito mais rápida… porém, ele é mais limitado nas viadagens, firulas que se faz com ele.
Forro de Madeira
Atualmente, a não ser que estejamos indo pra um design de uma fazenda, ou algo assim, temático, dificilmente se usa um forro inteiro em madeira como antigamente… y eso me duele, porque eu acho o efeito lindo. Mas além das complicações como valor do produto, da instalação, da manutenção… ainda faz barulho né gente… madeira trabalha, faz uns barulhinhos… Daí você acha que tem uns gasparzinhos pela casa, ou bichinhos diversos.
Forro em PVC
Pensa num troço resistente, fácil de instalar, barato (aqui na região é R$ 8,90 o m2, contra R$ 55,00 do gesso) e ele se parece exatamente com as 9 dilminhas que ele custa: paupérrimo. Muito comum em imóveis de menor valor, imóveis do programa Minha Casa, Minha dívida Vida , em locais para comércio, o importante é ser bem instalado. Eu tenho que dar o braço a torcer que eu já vi um que foi pintado com um tom de “achocolatado” que ficou Ryko tipo café Havana.
Então, vamos lembrar que tudo, quando bem colocado, pode ficar bom, menos calça saruel.
Modular
Esse tipo de teto não é comum em casas, mas você já viu ele em teatros, aeroportos, grandes bancos, ou até em magazines, eles são tipo o gesso, mas numa versão que permite movimentação de cabos, diferentes opções de iluminação, instalação simplificada de som ambiente… existem com diversas propriedades, como tratamento acústico para auditórios e cinemas… mas nada impede você de ser uma fufuléte alta-renda e ter ele no teu home-cinema, tá bom meu bem?
Laje + pintura
Basicamente presente em todos os apartamentos de classe média construídos nos últimos 25 anos, ele é bem isso aí mesmo, o povo faz a laje, amassa, pinta e você fica com um mísero bico de loooooooz solitário no meio do cômodo. Quando ela não tá torta igual a da minha sala de jantar, jogue as mãos para o céu! Eu convivo com essa coisa sobre a minha cabeça. Fazer o quê? O pé direito (distância entre piso e teto) lá do meu apto é 255cm, e eu já acho baixo. Pra poder instalar gesso, por exemplo, e trabalhar com uma iluminaçãozinha MARROMENOS teria que baixar de 15 a 20 cm… Não gente, Pé direito de 235cm + a pessoa fresca aqui não funciona…
Concreto aparente
Esse teto anda na muóda de novo… eu acho ele super estiloso e tem cara de arquitetura brasileira e a cidade de Brasília e toda a turma de arquitetos que incluem esse povinho tipo Paulo Mendes da Rocha e Oscar Niemeyer.
Fibra natural
Não, esse não é comum, nem é pra qualquer um, nem deve ser prático, muito mens fácil de achar. Mas Débora Aguiar, que é lusho, poder e maravilhosidade, fez uma casa na montanha e deixou a humanidade com vontade de ter um teto desse:
Eu tenho que confessar que eu sou muito atraído pela estética dela, que está super atual, mas que eu tenho um certo… bloqueio… com o excesso de béééééééérge. Então eu sempre vejo os projetos dela com um filtro mental que modifica as cores. HAHAHAHAHA
Maltratei vocês ou foi tranquilo? Posso deixar o segredo/dica pra outro dia se vocês estiverem exaustas. Não né? Meu pai me ensinou a cumprir promessas. Então vamos falar de pequenos detalhes que pra um profissional, é corriqueiro, mas que pra um humano, não é algo perceptível.
Quando eu comecei, lindamente, a (leia com voz de biXXXa má) estudar Design de Interiores, um dos tópicos que me chamou a atenção foi o “fundo permanente”.
O tal do fundinho (ui!) é composto por: Piso + Parede + Teto.
Essa tríade compõe dois terços da decoração! Tipo a relação do armário do closet, onde 66% é da mulé, Rá!
Eu não gosto do nome “fundo permanente“, porque hoje ele nem é mais tão permanente assim, tem muito revestimento de parede que pode trocar naquela madrugada de insônia, tipo papel de parede, adesivos, tinta… Mas o que acontece é que, eu quero que vocês comecem a botar um fundinho gostoso, bonito em casa. Depois, vai ser muito mais fácil ter um ninho RYKO!
Pra ilustrar, eu peguei umas imagens pra que vocês vejam o quanto o teto e a composição do fundo permanente realmente são interessantes quando olhamos pra ela com atenção.
E pra próxima semana eu vou juntar os papéis de parede e explicar porque ele é uma saída pra quem vive de aluguel.
Até lá gente, e não comportem-se!
#bença
- E aí? Ficaram pensando na tríade como eu fiquei? hahahaha acho que nunca mais olharei para um ambiente sem reparar parede + chão + teto rs. Muito obrigada Lelo (sim, ele é o Paraguai Pink! Ele tem um blog com dicas de compras do Paraguai, quem quiser dar uma espiada, o LINK É ESTE), estamos ansiosas esperando pelo próximo post! O email do Lelo para contato caso você queira dar um up na sua casinha (e com muito bom humor) é [email protected].
Uma das coisas mais divertidas que tenho feito nos últimos tempos é ler esses posts do Lelo! E olha que nem tô construindo ou reformando (mas guardo como dicas úteis para o futuro). Demais!
Oi Alice!!!
Obrigado pelo carinho!
Assim que for reformar, mande as dúvidas!
abraço
AMOOO suas dicas! Estou em uma fase de mudar tetos e paredes! Esse post caiu perfeitamente para meu momento! rsrsrs Comprei uns metros de tecido (próprio para parede), e vou colocar…. detalhe, sozinha! Torça por mim!!! rsrs E ah, em uma parede (e to pensando em colocar no teto da sala), colocarei Forrorama… me apaixonei por esse revestimento…
Bjos e vc arrasa! Ansiosa já pelo próximo post!
Oi Karina!!!
Quem me acompanha no Insta viu que eu também peguei uma parede pelada e coloquei uma roupinha nela. Foi o dia que o toupeira aqui não diluiu a tinta, hahahahahahah
MAs veja, desde que o tecido que vc comprou não seja listras, ou algo geométrico com linhas, vai ser tranquilo. caso tenha essa informação de linhas retas (tanto vertical quanto horizontal) atenção extra para o nível. O teto e o piso podem estar devivelados, então melhor verificar isso antes de iniciar a instalação.
abraço
Hoje faz exatamente um ano que mudei pra minha casa nova! 🙂 Mas, ainda tenho pavor de obra! É tão tão estressante! O pior é o povo danado que marca e não vem! Ai falta o pintor, atrasa o serviço do instalador do piso, do eletricista… Mas, concordo com o Lelo, piso, parede e teto fazem toda a diferença! Eu optei por investir uma boa grana nesses três itens, e não me arrependo!
E no final das contas, todo o estresse vale a pena quando a gente volta pra casa da gente, com o jeito da gente! 🙂
Bjooo
Oi Mari!
eu me compadeço do seu stress. Eu trabalho com mobiliário, que é uma das últimas coisas que entram. Depois desse empurra-empurra de pintor que atrasou o eletricista que atrasou o colocador de piso que é pressionado pelo colocador de luminária… e no final nunca a culpa é de ninguém.
MAs como faz 7 anos que eu tô nessa labuta na minha obra mais recente eu fiz o seguinte com a arquiteta responsável: Mandei um email dizendo: DIA TAL EU TO MONTANDO! SE ESTRAGAREM VC REEMBOLSA O CLIENTE.
Pronto, no dia tava tudo lindo.
hahahahahahahhahahahah
#QuemTemMedoDoLeloMau ?
Ainda bem que vc veio atestar minha teoria da tríade, obrigado pela leitura e pelo comentário.
abraço
Gente, pra noiva desesperada que acabou de resolver o casamento e tem cinco meses (acho que agora são 4 ) pra terminar a reforma da casa, Lelo tá sendo fada madrinha e merece um convite de honra!
Melhor de tudo foram as compras de tinta na Leroy Merlin com o meu pai e o noivo! Todo mundo babando no meu conhecimento! Toda a credibilidade foi por água abaixo quando me empolguei demais com a máquina da tinta…
Bom, nada é perfeito! Obrigada Lelo e Cony!
Isa, o importante é manter a pose tá?
Não importa se a maquina de tintas te trollou.
É igual bailarina, tem q manter a cara, mesmo que tenha caído com a elegância de uma jaca.
abraço!
Lê-lo, eu queria muito que as meninas entendessem a piada da Debora Aguiar! Hahahahaha! Hashtag-todos-os-arquitetos-se-irritam-com-o-bege ! Hahahahaha! Ri alto! Serio! Amei o post e adoro ver que no design de interiores existe essa sinergia de todos quererem gesso! Hahahahaha! E que as construtoras aumentem o pé-direito! Eu acho que sou tão complexada que aqui na minha casa meu pé-direito tem quase 4 metros! Hahahahaha! Pra não dar problema!
Oi Bê (pq eu já me acho íntimo),
Eu tbm acho q a regulamentação mínima de PD deveria ser de 320cm… porque é insalubre esse PD que nossa legislação permite de 250cm / 230 sob vigas.
Né? eu nem descrevo meus arquitetos/designers preferidos pois a estética é meio louca e as pessoas vão achar que eu uso tóxicos. HAHAHA (e eu sou anormal de nascença msm)
abraço
Amando as dicas! Lelo, você escreve muito bem. <3
Gracias Ale!
Leeeelooooo!!! Eu sabia q esse forma de escrever tinha algo familiar!! Que feliz q eu fiquei!!!
Amei tudo, e ainda mais agora!!! Parabéns querido pelo trabalho, pela simplicidade e por tornar tudo tão leve e divertido… Bença!
Oi Rubia!!!
#MeAchandoBlogueiroDistinto agora com esse reconhecimento da escrita.
Muito obrigado pelo carinho.
#bença!
To adorando as dicas!!
Sera que alguem pode me socorrer, pelo amor de Deus? Aacabei de me mudar pra um novo ap, comprado de terceiros (usado), e a pia do banheiro tinha uma manvha branca… fui tentar tirar com vinagre e bicarbonato e a mistura escorreu e manchou mais ainda 🙁
Sera que tem como limpar isso???
Oi Ana!
Louça de banheiro pra manchar é uma lasqueira.
Provavelmente se ela manchou com bicarbonato, ela deve ser de resina, e não de porcelana/cerâmica.
A má notícia é: Se é de resina a mancha não vai sair.
A boa notícia é: A cuba de resina é baratinha pra trocar.
A ultima notícia é: O ideal seria vc solicitar ao fabricante uma “fórmula” pra tirar a mancha.
abraço
Ai, tio Lelo muuuito obrigada! Já estava ficando desesperada!
Esse Lelo escreve muito bem! E é fofo rs Amo os posts dele! A forma de escrever parece mto com a sua, Cony!
Obrigado Maysa!
Cada vez que dizem que eu escrevo como a Cony eu fico #MeAchando hahahha
Abraço
=D
“menos calça saruel” hahahaha ri mto! Esses posts de arquitetura/decoração estão incríveis!
Né! Calça Saruel é treva.
abraço
Olha, essa foi pra animar minha segunda- feira, adoro os posts do Lelo,ele é mto bem humorado, e deixa um assunto que pode parecer chato, mto interessante. Faço design de interiores, e esclareço algumas coisas por aqui!! #tkstiolelo kkkkkkk
Bjs
Oi Bru!
Então, essa troca é o mais importante. Se vc está estudando, a primeira coisa que eu tenho pra te dizer é: RELAXA!
A segunda é: Vc não vai morar com o cliente (não com todos pelo menos) então pense no que ELE quer e não imponha problemas que não sejam técnicos. Se ele quer uma parede roxa e um refrigerador de bolinhas amarelas, OK. Lembre-se ele vai morar lá, ele que tem que gostar.
Agora, se ele quiser uma geladeira giratória pendurada no teto por uma trança de lençóis, vc tem que explicar que não é seguro, nem prático. Tá? Evite conflitos porque vc prefere a torneira centralizada com a portinha e na obra ela tá centralizada no móvel.
Vlw? Flw!
#bença e uma linda carreira pra vc!
Caraaaaaaaaa pq não li antes essa “coluna”… claro, pq eu não tenho casa, não estou decorando uma casa, não tô nem ai pra P%$*& de casa And sou engenheira civil muito macha e não ia ficar lendo sobre essas bichisses! But a foto do “Nero” (é o nero?) me convenceu a ler… tipo que o Nero tem haver com teto..kkkk
Ameiiiiiii! Muito show a forma de escrever. Futi ahaza em tudo que se propõe a fazer!
bjs
Nao eh o Nero nao, mas eh nuito igual ne? Meu amorzinho eterno ❤️❤️❤️
EIKE EU PENETREI UM CORAÇãO DE CIVIL!
Poder dos animaizinhos em Cristo!
Eu pensei no Nero quando escolhi a foto Pri!
Abraço
Adoro essa coluna! Tá de Parabéns.
Fiquei pensando se esse teto de fibra não corre risco de dar bicho. Será?
Oi Iraci,
Com certeza o forro de fibra precisa de um carinho a mais e um detefon turbo.
mas no caso de uma varanda, somente a laje estaria “livre” deste problema. qualquer outro que seja minimamente afastado da laje ou do telhado, criará um espaço para o planetinha insético.
=D
bem legal a matéria! olha só, pq vc nao puza pontos de luz com iluminação em regua? eu particularmente amo arquitetura industrial, e acho s reguas metalicas lindas de morrer! beijos!!
Olá Jaque!
Não chegamos ainda nos tipos de lâmpadas e luminárias, tava falando apenas do teto/forro mesmo.
Mas se serve de preview, eu tbm adoro esse efeito que vc falou, é a calha eletrificada, onde podemos usar spots, direcionáveis ou não.
abraço
bem legal a matéria! olha só, pq vc nao usa pontos de luz com iluminação em regua? eu particularmente amo arquitetura industrial, e acho as reguas metalicas lindas de morrer! beijos!!
Passando aqui apenas para declarar amor eterno, amor verdadeiro pelo Lelo!! Amo os posts dele!!
Oi Karina!
eu respondo seu comentário com agradecimento e honrarias eternas do fundo do meu meu coração peludo.
#lisonjeado
abraço
Adoro o #vemkotio cada dia um post melhor que o outro e as dicas super bacanas. Parabéns a vocês dois ótima parceria.
Obrigado Rosangela!
que hajam muitos #vemkotio!
#bença
Amo o Tio Lelo! Parabéns Cony pelo “achado”! Estou começando a reforma do apto e essas dicas são preciosas. Obrigada! Ansiosa pelo próximo assunto…bjs
Oi Isa!
Vamos trabalhar pra deixar seu ninho com o tempero certinho!
=D
Abraço
Menos calça SARUEL! ahhahahahahah
Estou amando os posts de decoração!!! Lelo AHAZA!
Oi ValeXXXXXca!!!!
Obrigado pelo carinho, mas ó, não teve jeito… eu li:
ValeXca POA-pozuda
EIKE mente maquiavélica!
beijo!
Não paro de rir com o comentário do Lelo da calça saruel. Tamo junto Lelo!!! Rsrs
Oi Ju,
eu sempre defendo que TUDO, tudo fica bom em algum lugar. Nem que seja no lixo… A saruel é um caso desses.
hehehehehhe
beijo!
Amei o post! Parabéns! Já quero ler os próximos também.
Minha casa está reformando e cismei com a parede da sala cinza escuro. Qual tom de piso você acha que fica bom? Beijos
Oi Luíza!
Antes de tudo, eu A DO RO seu nome. Acho que soa a realeza. Não me pergunte por quê, eu só associo essas coisas.
Eu sou o LOKO do roxo, mas né, as coisas tem que ter um ponto de equilíbrio, e o meu equilíbrio é o cinza.
existem MUUUUUUUUITAS variáreis pra eu te responder sobre o piso a ser usado com a parede cinza escuro. Por exemplo, se for um ambiente pequeno, eu gosto muito da mistura de uma madeira de médio para clara… uma coisa que ajuda muito é o teto ser branco, pois ele dá uma certa amplitude, uma luz interessante. caso seja um ambiente amplo, você pode usar surperfícies mais próximas em cor, e uma mistura que eu acho ma-ra-vi-lho-sa (e que eu ainda terei) é o liso em laminado ébano (que é um nome gay pra imitação de madeira na cor preta) com paredes cinza médio…
Anyway, eu criei um album no pinterest de referencias com parede cinza pra vc: https://www.pinterest.com/tiolelo/lu%C3%ADza-e-cinza/
A única coisa que eu tenho certeza que vc deve invstir, é em um belo rodapé branco. essa “separação” é muito atual e muito elegante. vc verá nas fotos. Também penso que talvez vc possa usar um papel de parede, então tem dois grafismos com predominância em cinza.
Espero não ter atrapalhado mais do que ajudei.
BBT!
MUITO obrigada pela resposta e pelo elogio, adorei e você é incrível! Já segui a sugestão e optamos por um piso um pouquiiiinho mais claro que o ébano (o ambiente é bem grande) e o rodapé em branco (o teto também é branco).
Muito obrigada pelo painel e pela disponibilidade, já to seguindo lá! Um beijo e tudo de bom pra você!
Achei que vocês dois tem afinidade no humor. Adorei a maneira como expôs o texto, leve com pitadas de humor. Muito boas as dicas. Lelo, já te conhecia do Paraguai Pink. Dá umas dicas de decoração de quarto de casal.
Ana!!!
Trabalharemos à dois! Digo, para casais.
É um bom tópico, vou escrever em breve!
Obrigado pelo carinho,
BBT!
Super ansiosa esperando o próximo post. Estou reformando o quarto e agora preciso escolher o papel de parede, então vou esperar suas dicas para decidir!! Parabéns, seus textos são ótimos Lelo.
Oi Débora,
Já está quase pronto! No fim de semana estará no ar.
Obrigado pelo carinho,
BBT!
O teto da minha casa é de fibra natural,e sempre foi assim,sinceramente até achei que era comum hahah.Amo os posts do Lelo,sou nova(17 anos-nenhuma chance de fazer reforma ou algo assim) mas além de muito engraçado é interessante e legal de se ler.Esperando o próximo,beijos!
Sophey meu amô, vc é toda phyna!
Obrigado pelo carinho, e veja só, você é uma pessoa que tem algo tão maravilhoso e diferente em casa!
Próximo post é sobre Papel de parede, então vai ser cheio de detalhes que fazem a diferença no resultado.
Mesmo que vc seja jovem, com certeza um dia vai poder usar alguma informação daqui e lembrar desse tiozão meio maluco.
BBT!
Tudo tão incrível que dói os zóio!
Quem não tem colírio usa óculos escuros!
=D
Obrigadus!
Eu não sei se gosto mais das dicas de decoração (que realmente são ótimas) ou do texto em si!! Muito bom!!!!
Oi Núbia, minha parenta! Somos todos de Souza.
=D
Obrigado pelo carinho, pelo elogio, e por investir o seu tempo deixando um comentário, são as reações de vocês que animam a gente a escrever!
BBT!
Tio Lelo, senti falta da classificação sócio econômica da iluminação + gesso. Tem umas que são de matar!
Ótima compilação de fotos, lindas!!!
Parabéns pelo post.
Lelo, amo seus post e sempre fico ansiosa aguardando suas dicas.
Pois bem, minha casa vai ter laje com pé direito de 2,70 e não quero rebaixar com gesso pois acho que ficaria baixo demais (detalhe que eu e meu marido somos altos). Mas o problema é que amo spots embutidos! Posso colocá-los na própria laje, sendo 5 de cada lado em uma sala com sala de jantar de 7,5m x 3,5m de largura? Muito obrigada!!!