Logo que saímos de Chichen Itza, rumamos para Playa del Carmen, nosso QG pelos próximos 6 dias. Eu sempre confundi Playa com Punta Cana (shame on me) e não sabia muita coisa de lá. A única coisa que sabia que faria por lá, seria ir na CocoBongo, já que em Cancun não rolou.
Chegamos a noite, já escuro e colocamos no Waze o endereço do hotel que apontava para uma tal de 5ª Avenida (ah, comprei chip pré pago pro celular da Telcel, custou uns 15 dolares e a internet é bem boa). Gente… mas gente… Quando avistei a 5ª Avenida já queria descer do carro e sair correndo. Uma rua fechada, cheia de restaurantes, gente na rua, lojinhas fofas e muita animação! Algo bem mais intimista e praiano do que Cancun! E para nossa sorte, o hotel que o Rafa escolheu era MEGA bem localizado, no ponto alto dessa avenida!!! Só não tinha estacionamento mas isso foi facilmente resolvido ao encontrar vaga numa rua bem perto. Durante todos os dias que ficamos por lá, nunca tivemos problemas em achar vaga.
Querem ver o hotel ou a minha querida avenida primeiro?
Por incrível que pareça não tirei nenhuma foto da avenida durante o dia :-/ Fiz vários vídeos (que postarei em breve, estão na edição!) mas foto durante o dia esqueci! Essa peguei do Google para mostrar como é a famosa 5ª Avenida de Playa del Carmen. É bem isso mesmo, uma rua fechada (não passa carro), com muitas lojas e restaurantes.
O hotel que ficamos e ADORAMOS foi o Artisan Handmade. Conseguimos um preço ótimo pelo Booking.com e foi uma surpresa maravilhosa. Hotel novinho, staff super atencioso, café da manhã bem gostoso com frutas, sucos, chás e dá para pedir sanduíches e ovos (esses não ficam expostos, mas é só pedir). Eles emprestam toalhas para ir para a praia também, a equipe é muito simpática e prestativa. Ah, e internet ótima rs.
Os quartos são enormes e o nosso tinha até uma varandinha com banheira (ficamos no primeiro andar, apto 103 caso alguém queira igual). Cama gigante e gostosa.
Banheiro com produtos da L’Occitane e isso conta muito ponto na minha avaliação de hotel: os apetrechos de banheiro dizem muito sobre o local rs.
Um porém, banheiro sem porta principal e apenas uma porta de vidro para o sanitário e chuveiro. Se tiver pouco tempo de namoro ou pouca intimidade com a pessoa com quem está viajando, talvez isso seja um problema. Ou então entre num acordo e peça para a pessoa esperar 5 minutos a mais no café hahahahaha.
Saindo do hotel, logo a direita, nosso restaurante preferido rs. Sei que tem vários por lá, mas esse ganhou nosso coração pelo preço e qualidade da comida.
O Restaurant Ambasciata D’ Italia é de comida italiana (dãaaaaa) e os pratos custam cerca de US$ 10!
Esse é PERFEITO! Peixe mediterrâneo (que não aparece no menu no site) mas era simplesmente maravilhoso.
E uma boa massa recheada de camarões com molho de cogumelos, aspargos e tomate cereja! CADÊEEEE??? Quero mais!
Teve um restaurante que eu estava LOUCA para ir mas não deu tempo…
O Alux Restaurant! Foi dica de uma leitora (não me lembro quem, desculpe 🙁 ) que falou de um restaurante bafo que ficava numa caverna com direito a cenote e tudo mais! Fica bem no centro de Playa mesmo e é bom fazer reserva. Já tenho mais uma desculpa para voltar para a Riviera Maya.
Pelas lojinhas da 5ª Avenida é possível achar muitas coisas interessantes: souvenir típicamente mexicanos, caveirinhas (mais caras que em Chichen Itza, viu?) e coisas engraçadas como essas camisetas acima. Aliás, o que mais tem em Playa são despedidas de solteiras e vi váaaarios grupos de meninas com camisetas iguais, véus e muita azaração!
Se quiser algo mais exclusivo, vá direto para uma loja que se chama Rosalia. A maioria das coisas se repete nas lojinhas de Playa mas na Rosalia você poderá encontrar blusas com bordados diferenciados, tapetes, toalhas de mesa e tudo vendido diretamente pelas artesãs indígenas da região. É como uma feirinha, e cada artesã expõe suas peças e você paga diretamente para elas. Algumas não aceitam cartão de crédito então é bom ir com dinheiro vivo. Nada é muito caro, comprei um cinto por cerca de 30 dólares, duas camisas com bordados por uns 2o dólares cada uma. Mas não se empolgue muito com as coisas, apesar da gente querer levar o México para casa, nem tudo é fácil de ser usado por aqui. Até hoje não usei as blusas :-/
Eis uma coisa que queria ter comprado e não trouxe e semi arrependi: um sombrero! Achei que seriam caríssimos mas nem era, tipo uns 16 dólares! Mas só fiquei pensando em como trazer no avião, onde guardar em casa e acabei desistindo.
A praia de Playa não me agradou muito. Tudo bem que é cheia de restaurantes e bares legais, muita musica eletrônica, mas também muita gente. Se for de turma, se esbalde. Se quiser sossego, que tal conhecer Maroma Beach?
E disso que estou falando. Maroma Beach é considerada uma das 10 praias mais bonitas do mundo!
Look praiano: vestidinho Roupas Online, bolsa Michael Kors.
Biquini Vix.
Maroma Beach fica pertinho de Playa del Carmen, coisa de 20 minutos de carro e tem váaarias coisas para fazer, apesar das fotos parecerem bem calmas. Ficamos num ponto da praia onde as pessoas vão relaxar mas logo na entrada está o Maroma Adventures. Lá você pode contratar um monte de atividades na água tais como snorkel, parasailing, mergulhos, nadar com golfinhos… Mas os preços são um pouco salgados então vá considerando gastar uns bons pesos caso queira emoção. Se preferir ficar de pernas pro ar, tomando sol e aproveitando a praia, o gasto é mínimo: 100 pesos por pessoa para entrar no paraíso (uns 7 dólares, a praia não é pública) o que te dá direito a espreguiçadeira ou cabaninha (eles não fornecem toalhas). Comida e bebida são bem baratinhas. Vale a pena passar o dia por lá!
- Ainda tem muito mais para falar de Playa… tem a CocoBongo, os Cenotes, o passeio para Cozumel e Tulum… mas isso é assunto para outros posts! Eu AMEI Playa del Carmen, mil vezes mais que Cancun! Se algum dia voltar para aqueles cantos, tenho toda a certeza que ficarei todos os dias em Playa!