Às vezes tenho a impressão que a pele vicia em cosméticos, tipo o cabelo vicia com shampoo sabe? No começo parece ser o produto mais eficiente do mundo, e do nada, para de fazer efeito. Quando tenho essa impressão, vou logo no dermatologista para dar uma renovada no meu arsenal e ver se tem alguma novidade ou produto mais específico para meu problema. A minha maior reclamação são as manchas ocasionadas pelo melasma, mas também gosto de tratar a pele, ter viço, firmeza e claro, prevenir o envelhecimento.
Como contei em algum post passado, voltei a fazer Spectra nos melasmas (aquele laser que não deu muito certo na primeira vez que fiz) e mudei um pouco minha rotina. Lembrando sempre que CADA CASO É UM CASO, vou mostrar o que estou usando diariamente:
Para o dia e para a noite, esses são meus creminhos.
Meu protetor solar da vida é o Aqua Rich da Bioré. Continuo amando-o como da primeira vez, porém, como meu médico não conhecia bem esse produto, me receitou o Normalize FT com cor da Ada Tina.
É um protetor solar FISICO and QUIMICO, ou seja, cria uma barreira física para os raios solares (por possuir cor) bem como tem ação química com a pele. Para quem tem melasma esses são os protetores mais indicados, pois oferecem maior proteção. A minha cor é a 30, Beige e fica boa mas confesso que acho um tico grudento e grosso, poderia ser mais sequinho. Como sempre uso maquiagem, continuo dando preferencia para meu protetor da Bioré e passo base por cima. Geralmente uso o da Ada Tina quando não preciso de make, vou na praia ou clube por exemplo.
Falando em protetor solar físico e químico, ganhei do meu dermato essa amostrinha da SkinCeuticals, o Physical Fuison UV Defense, fator 50.
Ele é de cor única, beeeeeeem mais ralo que o da Ada Tina, porém não cobre praticamente nada.
Também continuo tomando todo dia de manhã e na hora do almoço Polypodium Leucotomos, vulgo protetor solar de dentro para fora. Eu comprava o Helioral mas agora existe uma opção mais barata, o Inthos. (UPDATE: fui conferir o preço e achei ele mais barato quanto mais caro que o Helioral. Vale pesquisar, são a mesma coisa, até a embalagem é parecida)
Depois ANTES de aplicar o protetor solar, aplico umas 5 gotinhas de Phloretin CF, da SkinCeuticals (como podem ver, estou vivendo de amostras que meu dermato me dá, o que acho ótimo porque esses produtos não são muito baratos rsrs). Esse é um sérum antioxidante (pra não ficar velhinha muito rápido) com 10% de vitamina C pura, além de Phloretin e Ácido Ferúlico para reduzir rugas, flacidez e ainda estimula a produção de colágeno. É bem fácil de espalhar, rende MUITO e não deixa a pele oleosa.
Antes de dormir lavo bem o rosto (no momento estou usando o Effaclar Concentrado em Gel da La Roche Posay) e aplico o Advanced Pigment Corrector também da Skin Ceuticals. Promete reduzir as manchas, prevenir o reaparecimento delas, uniformizar o tom da pele e dá para ser usado em qualquer época do ano. Esse comprei grande mesmo.
E para terminar, o novo ouro da SkinCeuticals (não, não virei garota propaganda da marca, mas de tanto falarem desses produtos e meu médico amar os resultados, resolvi fazer tudo certinho), o Resveratrol BE. É um potente antirrugas para ser utilizado apenas de noite. É resveratrol purinho (aquele mesmo ativo que tem no vinho, mas em doses bem maiores) que é um super antioxidante. Reduz rugas, recupera a densidade da pele e melhora a firmeza. É um gel bem gostoso de passar e o bom dos produtos da SkinCeuticals é que apesar de serem ¨caros¨, rendem MUITO! Então no final das contas, nem fica tão caro assim.
- Poucos produtos né? De manhã protetor solar e um creme, a noite dois cremes e só. Meu dermato é o Dr. Bruno Vargas, descobri ele procurando sobre melasma na internet e ele tem um site só sobre isso, e por coincidência era de BH.
- E mais uma vez, essa é A MINHA ROTINA, o tratamento indicado para meu problema e tipo de pele. Lembrem-se sempre de procurar um médico para analisar seu caso e ver o que será adequado para você!