Invento cada título né? rs Mas deixa contar o que aprontei ontem (agora já é antes de ontem)… Estava eu toda serelepe passando em frente a clínica da minha amada dermatologista quando resolvi entrar para perguntar se ela já tinha voltado das férias. Sim, ela já estava atendendo. Contei pra secretária que eu tinha umas bolinhas brancas perto dos olhos que a dotôra disse que tirava pra mim rapidinho e queria saber se tinha algum horário durante a semana. Ela me disse: tem um… para…. AGORA! Opa! Quero sim! Só vou malhar a noite mesmo então tenho tempo. Não se passaram nem 5 minutos e lá estava eu na maca, de touquinha esperando o procedimento para tirar meus miliums.
Pera, o que é um milium? São umas bolinhas esbranquiçadas, pequenos cistos de pele “morta” que não conseguiu se soltar e geralmente ficam na região dos olhos. Dizem que bebês tem muito, mas como não entendo nada de crianças, vocês devem saber bem mais que eu. Uma das causas do aparecimentos dos miliuns (ou milia) em adultos é a genética, como foi meu caso. Papi é cheio e herdei mais essa característica dele (as olheiras e o narigão também são paternos). Também podem surgir por muita exposição solar ou ficar cutucando a pele. Em crianças, eles desaparecem sozinhos, já nos adultos tem que tirar na dermato. Limpeza de pele não resolve heim? Tem que ser dermatologista mesmo, eles não são “espremíveis”. Ah, e tem os milium primários (tipo o meu, menorzinhos) e os secundários, bem maiores.
Prazer, milium (sem maquiagem e sem dignidade rs)
Ok, voltemos pra minha pequena aventura. Deitei na maca sem ter idéia do que estava por vir, até que ela me deu 2 bolinhas dessas para dessestressar, o que acendeu meu “alerta de dor”. “Moninha, pra que essas bolinhas?? Pra você ficar mais calma… ” Opa, eu tô calma. Aliás, estava até aquele momento. Percebi a preparação de uma seringa e perguntei: vai ser uma agulhada em cada bolinha? (já com cara de pânico pois eu tinha MUITOS milliuns) e ela disse que não, que era “apenas” o anestésico. Gente… gente… cês não estão entendendo… na primeira agulhada, a bolinha anti stress que estava na minha mão ficou do tamanho de uma ervilha de tanto que apertei. DÓI PRA BURRO! As lágrimas escorriam sem querer e só piorava a cada aplicação. Foram vários pontos anestesiados e quando acabou ela disse: pronto, o pior já passou, agora você só vai sentir um cheiro de queimado. Churrasquinho de Cony detected. E começou a cauterização bolinha por bolinha e nesse momento eu me arrependia profundamente de ter ido visitar a dermato. Poxa, eu só queria saber se as férias tinham sido boa e tal e saí de lá toda queimada kkkk. Brincadeiras a parte, depois eu ri muito do meu desespero de última hora, até perguntei se seria capaz de abrir os olhos e ir embora pra casa sozinha. Olha o drama da pessoa.
Bom, quando acabou ela me disse que poderia inchar um pouquinho mas nada anormal. E realmente inchou pouco, mas tô toda furadinha e um pouco roxa. No lugar das bolinhas brancas agora tenho marquinhas de queimado que devem desaparecer em breve. Se precisava tirar? Ah, acho que sim. Sempre que fazia algum make alguém me perguntava das bolinhas e me incomodava, sem make pareciam pequenas verrugas, quero só ver quando sarar, o resultado final! Nem me imagino sem meus milliuns que me acompanharam durante tantos anos, mas acho que se aparecerem de novo, vou pensar duas vezes antes de tirar rs.
- Alguém mais já tirou milium? Sofreu tanto quanto eu?
***************************UPDATE!!!***************************
Muita gente comentou que o que eu tenho (tinha né?) eram uns tais de siringomas e perguntei pra minha dermato qual era o nome certo das minhas bolinhas… Ela disse que eram milium E siringomas. Então, realmente, as da fotos acho que são as siri mesmo, mas também tinha milium. A cauterização fica por conta do siringoma , que como uma leitora me contou, são tumores benignos, tipo uma elevação da pele. Afff… nome feio viu? Gostei não. Então é isso! O milium simples, tira-se com a agulha, o siringoma, cauteriza!