Futilish

Um Lugar Lindo: Nikko!

Se estiver em Tokyo e quiser dar uma variada no roteiro e ver algo mais tradicional, não pense duas vezes, vá para Nikko.

Nikko é uma cidadezinha com pouco mais de 60 mil habitantes que fica entre as montanhas de Tochigi. Lá faz muito mais frio que na cidade grande (no inverno né) então é bom ir preparada. Existe uma cachoeira bem famosa na cidade, mas não tivemos tempo de ir pois aqui anoitece muito cedo (cerca de 16 h!) então escolhemos visitar a atração principal do lugar, o santuário de Toshogu (do século XVII). Esse santuário é Patrimônio da Humanidade reconhecido pela UNESCO e é realmente lindo! Cheio de esculturas, corredores naturais e templos, váaaarios templos!

Ir para Nikko é bem fácil, e só pegar um trem que sai de Shinjuku Station (com uma troca) e demora cerca de 2 horas. Pegamos um passe que vale para dois dias, o 2 days Nikko Pass, custa 2600 yens e vende na Tobu Line. Um passeio bem bacaninha que recomendo ir cedo para aproveitar bem.

Em quase todo templo que vou vejo esses papéis amarrados nas árvores e ficava sem entender do que se tratava. Num Google rápido, descobri que se chamam Omikuji e são papéis de sorte que você tira de umas gavetinhas nos templos. É tipo um oráculo, tem um monte de gravetinhos dentro de uma caixinha, daí você balança a caixa e pega um graveto com um número, que é o número da gavetinha que tem o papel com sua sorte. Quando é coisa ruim, eles amarram o papel nas árvores e depois são recolhidos e queimados para levar a má sorte embora. Eu caí nessa de tirar minha sorte e só deu m$%& kkkk, amarrei na árvore na hora e pedi pra levar toda zica embora! Eu heim!

São várias esculturas espalhadas por Nikko

E o mais interessante, sabem aqueles três macaquinhos que tampam boca, orelhas e olhos?? São de Nikko! Eles estão esculpidos numa porta do templo Toshogu e contam uma história que vai além deles três, são apenas uma cena de um conto. São Mizaru (que cobre os olhos), Kikazaru (cobre as orelhas) e Iwazaru (cobre a boca). E o que significa? See no evil, hear no evil and speak no evil (não ver a maldade, não ouvir a maldade e não falar a maldade). Baita ensinamento! Ah e em alguns lugares ainda existe o quarto macaquinho, que cobre os genitais ou cruza os braços significando não fazer a maldade. #fufucultural

Eu fiquei tão impressionada em descobrir a origem dessa história que fotografei, filmei e até chorei kkkk. Sério, super me emociono com essas coisas.

Lá em Nikko são vários caminhos que levam para vários templos… Cada lugar dá uma foto linda!

E o look do frio!!! Gente, precisa repetir tudo? hahahaha Só para dar uma variada no casaco (que comprei numa loja chamada Liola no Chile), coloquei um cinto dourado da Zara. Usei touca dessa vez e não curti muito… prefiro chapéu!

Sair da versão mobile