Futilish

Proteção Solar de Dentro pra Fora

Como vocês sabem, estou curtindo umas férias aqui no Chile, mas precisamente no litoral, com muito sol e praia. E eu detesto praia. Ok, não vou falar que eu “deteeeeeeesto”, mas não curto muito por alguns motivos: suor, pele grudenta, areia, e MELASMA! Acho que é o meu maior trauma: cuidar da pele o ano inteiro para em 5 minutos de sol, ficar toda manchada.

Como eu sabia que seria inevitável a minha passagem pelas areias do pacífico, corri na dermatologista e praticamente de joelhos implorei que ela me desse qualquer coisa, qualquer tratamento que evitasse meu terrível melasma no buço, isso mesmo, bem no bigode. Daí ela me passou um tratamento de choque e disse: faça tudo certinho que você poderá tomar sol sem problemas. Eu fiquei meio assim, sem acreditar muito mas obviamente acatei todas as indicações, ainda mais que eu estava MUITO branca e queria uma corzinha nas pernas.

Vou falar por alto o que ela me passou e dar ênfase num produto que achei bem interessante ok? Bom, ela receitou hidroquinona a 4% para usar alternadamente à noite com um sérum de vitamina C pura (um super power). Durante o dia, muito protetor solar (estou usando o Minesol Oil Control FPS 70 e o Bloq Mousse FPS 50 quando estou na praia – não gosto muito dele, mas ela super indicou então…), ah e lavar bem o rosto antes de aplicar o protetor, para tirar os produtos da noite anterior. Também de manhã e antes de dormir, tomo um manipulado que não tem nada a ver com o melasma, mas foi indicado pois melhora o cabelo, unhas e até celulite! E juntamente com esse manipulado, tomo uma cápsula de Helioral, o tal produtinho estrela que vou falar agora.

Minha linda e querida dermato (e é mesmo, eu amo ela por vários motivos, falo que além de dermatologista ela é minha terapeuta rs) falou muito entusiasmada do Helioral (que no exterior é vendido como Heliocare, da mesma linha daquele protetor solar que amo, o Heliocare Gel FPS 90) que se trata de um nutricosmético, protetor solar em cápsulas. Éeeee, isso mesmo!!! Em cápsulas! Mas atenção: ele não substitui o protetor externo heim? Só complementa. A base dele é um tipo de “samambaia” lá dos bosques tropicais hondurenhos, chamado Polypodium Leucotomos. Essa plantinha já é bem conhecida dos europeus que abusam dos seus benefícios há pelo menos 10 anos! Ela é boa para várias coisas: diminuiu os efeitos negativos dos raios UV (a pele fica mais tolerante ao sol e nisso o melasma ganha mais um obstáculo. Além disso, também está em testes para vitiligo), evita a formação de radicais livres (aham, aqueles que causam envelhecimento precoce), antioxidante (inibe a liberação de uma enzima – metaloproteinase – que é a responsável pela quebra das fibras de colágeno e elastina), diminuiu a perda de água pela derme, antiinflamatório, cicatrizante, estimulante cerebral (em maior dose combate o Alzheimer). Também tem ação antitumoral protegendo o DNA celular contra mutações que podem causar câncer!

Eis a promessa! Tomo 2 cápsulas por dia, uma de manhã e outra a noite. Comprei em BH na Drogaraia que tinha melhor preço que a Araújo (paguei R$ 85 e na Araújo tava R$ 115). Caro, mas se cumprir tudo o que promete, tá barato demais kkkk

Bom, já tomei sol umas três vezes e meu melasma ainda não apareceu! Todo dia olho com lupa para ver se tem algo escurecendo rsrs. Mas não dou todo o mérito ao Helioral não, como já foi dito, ele NÃO substituiu o protetor solar externo.  Além das cápsulas, passo dois protetores, uso chapéu gigante e fico com a cabeça na sombra. E tem os creminhos noturnos também. Claro que algumas manchas ficam mais escurinhas, mas nada do terror do melasma (gente, eu ficava literalmente de bigode).

Copiei a bula para vocês (nem sei se pode isso…):

MEDICAMENTO FITOTERÁPICO

PARTE UTILIZADA – Partes aéreas.

NOMENCLATURA POPULAR – Polypodium.

APRESENTAÇÕES  – Cápsula dura – Extrato seco das partes aéreas de Polypodium leucotomos 250 mg – Frasco plástico contendo 10 e 60 cápsulas.

VIA ORAL – USO ADULTO – COMPOSIÇÃO

Cada cápsula contém:

extrato seco de Polypodium leucotomos……………………….250 mg*

excipiente q.s.p. ……………………………………………………….1 cápsula

(amido)  * equivalente a 1,65 mg de conteúdo de fenóis.

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO? HELIORAL®

é indicado para profilaxia da erupção polimorfa à luz (irritação da pele agravada pelo sol).

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? HELIORAL®

é composto pelo extrato de Polypodium leucotomos, da família Polypodiaceae, proveniente de uma planta tropical cultivada na América Central e do Sul. Estudos mostram que o extrato de Polypodium leucotomos exerce atividade anti-inflamatória (combate inflamações).

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

• Hipersensibilidade (alergia intensa) a qualquer um dos componentes da fórmula. Polypodium leucotomos, Polypodiaceae.

HELIORAL®Este medicamento é contraindicado para uso por crianças. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Precauções e advertências

• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.

Interações medicamentosas

• Não existem relatos de interações medicamentosas com o uso do produto.

Informe seu médico da ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe seu médico se está amamentando. Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

As cápsulas devem ser ingeridas inteiras e com uma quantidade suficiente de água para que possam ser deglutidas.

Posologia – Ingerir 3 (três) a 5 (cinco) cápsulas ao dia, a critério médico. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retomar a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Ocasionalmente podem ocorrer desconfortos gástricos leves e reação alérgica, como por exemplo, prurido (comichão). Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer reações adversas imprevisíveis ou desconhecidas. Nesse caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista. Informe também à empresa através do seu Serviço de Atendimento ao Consumidor.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Não há relatos de superdosagem relacionados à ingestão de Polypodium leucotomos. Recomenda-se tratamento sintomático e controle das funções vitais

Polypodium leucotomos, nice to meet you!

Acho super legal esses tratamentos de dentro pra fora, na minha cabeça parecem fazer mais sentido e serem mais eficazes do que os produtos que passamos externamente. Eu quero tomar o Helioral pra sempre, independente de melasma ou não, pois os benefícios são realmente grandes!

Sair da versão mobile