De vez em quando aparecem alguns pedidos para a tag Tem Jeito que me deixam pensativa… Não são apenas de compras por impulso onde a pessoa não sabe o que fazer com a roupa em questão mas sim de dúvidas que realmente abalam, entristecem e preocupam. Acho que são casos mais sérios que merecem uma atenção e dedicação especial e tomo todo o cuidado para responder da melhor forma possível.
E a Fernanda contou o seguinte…
“Boa tarde, Constanza.
Estava navegando na internet para buscar looks para senhoras com idade acima de 60 anos e encontrei o seu site.
Estou com um pequeno probleminha com relação à minha mãe que tem 66 anos, 43kg e 1,45m de altura. Desde novinha ela sempre foi magrinha e por isso ela tem muita vergonha e desanima quando precisa sair e, por isso vive enfurnada dentro de casa.
Ela vive reclamando que não tem nada para vestir e quando tem que ir mesmo que ao médico vejo-a triste pensando no que tem para vestir.
Digo a ela para procurar, mas o fato é que eu mesma já sai com ela e é muito complicado encontrar roupas que fiquem bacana no seu corpo e não estou conseguindo ajudá-la, já que seja na internet ou nas lojas só encontramos roupas joviais.
Finalmente consegui convencê-la a fazer atividades físicas e a sair um pouco, mas agora estou com este problema e ela já comenta em desistir das atividades por não saber o que vestir porque tudo fica estranho, etc.
Por gentileza, peço que coloque em seu blog algumas dicas e fotos tanto para sair em shoppings, visitar parentes, como para fazer as atividades físicas também, se possível de lojas mais em conta e que possamos ir sempre.
Ah, ela só veste calça, não há quem faça ela seque provar vestidos e/ou saias e blusas sem manga. Outra coisa, se há roupas básicas que com acessórios eu possa melhorar e você também puder listar, eu agradeço muito.
Muito obrigada pela ajuda.
Fernanda“
Ô Dona mãe da Fernanda! Fica assim não! Vamos dar um jeito para a senhora achar roupas bacanas e que valorizem seu biotipo. E acho que vou poder ajudar um pouco sim, já que minha mãe (que também tem 60 e poucos), também é mini e bem magrinha. E nada de roupa de roupa senhoril!
Vamos lá.
Bom, antes de mais nada, vamos definir o que a Sra. procura: roupas e acessórios que fiquem bem para pessoas de mais idade, magras e com pouca estatura.
Como a Fernanda disse, realmente é difícil encontrar roupas para esse tipo de biotipo no Brasil. Nos EUA é bem comum as lojas terem o departamento “Petite”, justamente para pessoas pequenininhas. Aqui raramente se encontra. Então sugiro algo que possa ajudar, olhar no departamento infantil e de adolescentes. É, isso mesmo. Minha mãe, por exemplo, só compra roupa de ginástica de adolescentes rsrs, mas claro que tem que comprar em cores mais sóbrias, sem detalhes, nada que aponte que a roupa é destinada para o público mais jovem.
E como parecer mais alta?? Que tal um saltinho? Confortável, é claro. Uma anabela sem ser alta, mas com salto médio ajuda e dá firmeza. Se for em alguma cor próxima ao tom da pele, vai dar mais altura ainda. Brincos compridos também alongam. Não precisa ser um mega brinco, mas desses mais compridinhos e leves. Que tal umas luzes no cabelo?? Se o cabelo for escuro, ele delimita a altura, então se clarear um pouquinho, principalmente no topo, dá a impressão de continuidade. Calças com listras verticais também alongam as pernas, porém escolha as mais soltinhas, estilo pantalona, para não emagrecer.
O quê dá uma encorpada (vulgo, “engordadinha”)?? Volume, babados, detalhes, aplicações, brilhos, tecidos acetinados, tudo isso pensando no ponto em que se quer aumentar. Se o problema for nas pernas, escolha calças estampadas. Se tiver pouco bumbum, calças com bolsos (calças jeans com bolsos de tampinha sabe?). Pouco busto, babado no colo, estampas, aplicações, drapeados. Braços muito finos, não esconda, mostre! Mas se realmente não quiser mostrá-los, use mangas 3/4 ou com drapeados. Corpo infantil? Marque sempre a cintura e crie curvas.
Ah, e cuidado com a bolsa, ela não dever ser muito grande!
Vamos aos looks?
Vivo vestindo minha mãe assim. E eu também rsrs. Calça branca soltinha, blusinha navy manga 3/4 e um sapato nude com pouco salto. O brinco dá todo o toque de elegância. E faltou um óculos de sol bem lindo. Simples, chic e confortável. Para ir ao médico, ao shopping, almoço de domingo… Está na praia e vão sair para jantar? Uma clutch de palha finaliza o look.
Para visitar os parentes, um aniversário semi formal, algo mais elaborado. Uma camisa estampada (de preferência em cor clara), calça reta preta, sapato confortável mas sempre com um mini salto, e o brinco comprido. Bolsa pequena ou média, que acompanhe as proporções do corpo.
Tá calor? Não deixe sua mami usar calça!! Ela pode optar por uma bermudinha (um pouco mais comprida que essa, mas não achei foto) de alfaiataria, pode ser uma cor mais alegre. Escolha uma blusa clara com volume, olha que linda essa da montagem! Se estiver cansada de usar o brinco comprido, use um colar comprido! Porém um delicado, nada pesado, já que o corpo em questão é miudinho. E para finalizar, uma sandália bem confortável.
Sra. Mãe da Fernanda, deixa de bobagem e pode usar vestidos sim!! Olha que bonito esses da foto! E por ser pequenininha e magra, abuse de estampas, considere isso um privilégio para poucas! Para a idade, eu prefiro um vestido com corte mais clássico e estampado do que um com volume para corrigir a magreza. O sapato, novamente com salto, bem confortável e em tom aproximado à cor da pele. Oclão, brincão, bolsa a tiracolo e pronto, uma Sra. chiquérrima! Sobre o comprimento dos vestidos: no joelho, nem mais curto (para não ficar estranho) e nem mais comprido (para não ficar com as pernas muito fininhas ao aparecer um pedaço delas).
Tá faltando um look de festa né? Abuse de pantalonas e camisas com badados. AMEI essa da foto!
Precisa de mais inspirações? Que tal uma das mulheres mais elegante da face da terra e que tem 70 e poucos anos?
Fina como só ela, Costanza Pascolato tem um estilo muito refinado e apropriado para a idade. Sabe tão bem o que usar, que suas roupas nem parecem roupas de senhora mas sim marcam pela elegância e requinte. Olha o toque navy aí rsrs. Esse não falta nunca.
Ela abusa de volumes e detalhes na parte superior do look e suas calças sempre são bem clássicas. O cabelo preso, o topete e o brinco comprido, dão altura e elegância. Usa muito preto e branco, combinação sempre certeira para qualquer ocasião mas que pode enjoar com o tempo, ou virar uniforme.
Fernanda, para a ginástica de sua mami não vejo muito problema. Uma camiseta soltinha e uma calça (que pode ser daquelas bailarinas para deixá-la bem a vontade e menos acanhada), fazem bem o serviço. Como falei acima, procure roupas para sua mãe na parte infantil/adolescente das lojas, lá vocês poderão encontrar calças, blusinhas mais básicas, camisas, bermudas… Já para as roupas mais elaboradas, tem que bater perna mesmo. A Zara tem tamanhos bem pequenos (XS), cortes clássicos, que podem servir nela. Ou apele para uma boa costureira.
Depois me conta o que achou!