Futilish

Futilish Entrevista: Piera, a gatinha da Capricho!

Um dos posts do Futilish que nunca “morre” e sempre tem alguém comentando é sobre a revista Capricho dos anos 80.

Como não associar essa moça à revista Capricho? Ídola e presente durante a adolescência de muita gente, teve a sua foto colada em várias agendas, todos as meninos queriam namorar a Piera e todas as meninas queriam ser a Piera! Bateu saudade? Pedi uma entrevista e ela foi SUPER gentil em me responder, muito acessível e simpática. Pura e simples, como eram as coisas antigamente.

Minhas amigas, estou muito orgulhosa e feliz de reviver um pouco a década perdida junto a vocês. Antes de ler a entrevista, liguem o som em alguma música do Legião Urbana, RPM, Pet Shop Boys, New Order e vamos curtir!

Entrevistando, Piera Paula, a eterna Gatinha da Capricho.

Futilish – Antes de mais nada… começando pelo fim, por onde você anda Piera??? Casada, filhos, trabalhando?

Piera – Com 42 anos. Moro em Sp. Fujo, sempre que posso para o sitio da vó ou para a Barra do Sahy. Sou divorciada com uma filha LINDA de 12 anos


F – Agora, back to the 80’s… Conta pra gente, como era ser uma das modelos mais famosas da década de 80?

P – Sempre fui muito simples. Me lembro de autógrafos, de pessoas carinhosas que queriam me conhecer, de entrevistas para as revistas mostrando a minha história. Os avós que saiam falando para todos, sobre a minha carreira.

F – Quantas capas da Capricho você fez?? Qual a que mais gostou de fazer ou a mais marcante? Na sua primeira capa, qual era a sua idade??

P –  Não me lembro bem quantas capas, acredito que foram 6. A que eu mais gosto é esta em anexo. Foi a primeira Capricho, a revista da gatinha . Acho que eu tinha 16 anos.

F – Nossa adolescência era bem mais ingênua que a de hoje em dia. Eu não usava salto (só tênis), não ligava pra bolsas caras (só a mochila da Company), não usava maquiagem, o perfume preferido era o mais baratinho (na época Gabriela Sabatini ou o Thaty da Boticário) nem cobiçava muito produtos caros e/ou importados. Vemos que as mocinhas de hoje saem de escova, unha feita, maquiadas, roupas de grife, salto alto, bolsa Louis Vuitton. Antes nossos pais não bancavam todo esse consumismo… Como você, Piera, que foi nosso ícone adolescente, vê essa mudança??

P – Tento passar os valores que acredito para minha filha. Digo sempre que MENOS É MAIS. De olhar o céu, agradecer tudo que temos, dar valor ao que realmente importa, família, amigos, céu, terra, mar, rios… nossos animais. Não acredito na superficialidade.

F– Sobre a revista Capricho que nós comprávamos religiosamente todo mês e depois recortávamos e faziamos agenda… Você acha que a relação leitora/Capricho antes era mais fiel?

P – Na época as modelos tinham uma história, aonde eram reconhecidas. Vejo que hoje as coisas são recicláveis, tudo é rápido.

F– E o exagero do photoshop nas revistas (e capas) atuais, o que você acha disso? Melhor agora ou melhor antes?

P – Acredito que é uma tendência hoje, esta pele porcelana, mas tudo pode mudar.

F – Qual a diferença de ser modelo nos anos 80 e de ser modelo hoje? Você acha que hoje são mais “celebridades”? E a exigência de ser ultra magra?

P – O mercado da moda se expandiu e consequentemente , muito mais modelos e muito mais trabalhos. São valores diferentes. Ser famoso hoje, você ganha muito mais que ontem. As modelos são mais magras porque é esta a exigência dos formadores de opinião. Mas como sempre tudo pode mudar.

F – Falemos um pouquinho de moda agora… Qual moda dos anos 80 você acha que não deveria voltar nunca mais?? E qual você acha que pode voltar sempre?

P – As ombreiras, eu deixaria de lado e os biquinis asa delta também.

F – Como é seu estilo atual? Você segue tendências?

P – Jeans e camiseta. Quase nunca uso salto alto e roupas com estampas. Não sigo tendências.

F – Qual é a música e filme (ou programa de TV) que te recorda os 80?

P – Rita Lee/ várias…. . filmes Grease, Flashdance

F – Sobre beleza… somos balzacas e as rugas, marcas, manchas aparecem, cada dia mais evidentes. Como você se cuida? Tem algum produtinho que você não abre mão?

P – Não me preocupo com as rugas… Uso somente um bom filtro quando vou a praia ou para o campo.

Piera, queria te agradecer do fundo do coração você ter aceitado essa entrevista pro Futilish, e saiba que você é muito querida e muito lembrada pela nossa geração de balzacas que líamos sempre a Capricho e que lembramos saudosamente de você… Obrigada por tudo!

OBRIGADA VC POR TODO O CARINHO

BJOS

PIERA

************* UPDATE*************

A Piera gentilmente mandou uma foto dela na atualidade. Muitas meninas pediram e pronto! Aqui está!! Beijoooos!

Sair da versão mobile