Recebi este Tem Jeito desafiador. Trata-se de um Chapéu Fedora, e convenhamos, é raríssimo ver pessoas usando chapéus no Brasil. Pelo menos eu não vejo com frequência, e confesso, adoraria ver.
Eu tenho um panamá e um fedora, o último inclusive com a etiqueta, mas acho que Belo Horizonte não me permite essa extravagância. Mas quem sabe um dia tomo coragem? E o fedora é perfeito para esses dias mais frios.
Bom, antes de mais nada…
Momento Futilish de Cultura:
O que é um Chapéu Fedora??
Fedora, também chamado Borsalino, é um tipo de chapéu, ordinariamente em feltro, fabricado no formato do chapéu panamá, e que fez grande sucesso no século XX, a partir dos anos 20, embora diga-se que tenha sido inventado em meados da década anterior (algo que não é preciso).
Chapéus com a copa em formato de C, denominada de coroa (pois há uma depressão na parte central), também são comumente chamados fedora.
Fedora é um nome feminino russo, versão local para Teodora – e que foi tornado popular na peça teatral Fédora, de Victorien Sardou, feita para Sarah Bernhardtópera por Umberto Giordano, em 1898 – grande sucesso no começo do século XX, tendo Enrico Caruso no papel de amante da personagem-título. Embora não haja ligação aparente entre o chapéu e a peça, o nome foi popularizado por esta.
A fábrica italiana de chapéus e acessórios masculinos Borsalino reivindica a criação do modelo de chapéu, que era produzido em feltro, cuja matéria-prima era a pele de coelho. Em alguns países, como a França e até mesmo no Brasil, o fedora é comumente chamado borsalino.
No Reino Unido, o chapéu fedora é também chamado de trilby.
E qual a diferença com um chapéu panamá?
O chapéu-panamá (também grafado sem o hífen) é um chapéu que, apesar do nome, é fabricado no Equador (onde é chamado de El Fino), especialmente em Cuenca e Montecristi.
Possui cor clara e pode ter vários formatos. É fabricado com a palha da planta Carludovica palmata, encontrada no Equador e em países vizinhos, e tecida em trama fechada.
Recebeu este nome porque o presidente estadunidense Theodore Roosevelt usou-o durante uma visita ao canal do Panamá, em 1906. Em razão disso, chapéu tornou-se moda, principalmente para homens, até a Segunda Guerra Mundial.
Ainda hoje o chapéu é utilizado no verão, tanto por homens como por mulheres.
(Fonte: Wikipédia)
Recebi este mail da Flávia:
“Tenho um chapéu Fedora que AMO, mas acho extremamente difícil de usar. No calor ainda é mais fácil: calça jeans, camiseta podrinha, tênis e pronto! Mas no inverno acho muito difícil de combinar! E meu pedido de ajuda é um tanto especial também: queria usá-lo de noite, na balada, mas de um jeito que ficasse bem feminino, entende? Bem sexy. Eu sempre acabo saindo com ele usando a mesma roupa: regata preta, calça jeans com uma lavagem mais puxada para verde, e bota. E, outra coisa: se puder direcionar um pouquinho as dicas para uma mulher baixinha (1,535! Hahahahahaha), e que está um pouco acima do peso, agradeço muito. Mas já fico feliz com qualquer tipo de dica de como usar o Fedora no inverno. Muito obrigada desde já pela ajuda, e desculpa pelas tantas condições.”
Que moça bonita né? E super combina com o chapéu!
Vamos lá:
Antes de mais nada eu me surpreendi quando a Flávia disse que acha mais fácil usar o chapéu no verão, eu acho o Fedora super cara de inverno e consequentemente, muito mais fácil de usá-lo nesta época.
Dúvida 1 – Usá-lo na balada, de forma sexy e feminina.
O chapéu masculiniza um pouco o visual, então para ficar feminina e zékzi (ui ui) temos que apelar para peças femininas. Nada de calças e botas pesadas. Que tal uma saia ou vestido leve, preto, com um quê de lingerie que está tão na moda heim? Um pouco de renda faz bem! Por cima um trench coat curto ou no comprimento do vestido. Nos pés um belo salto. Vai ficar algo anos 40, meio gângster, mas o legal é justamente sair do comum e surpreender. E acho que a Flávia segura bem o style.
Dúvida 2 – Baixinha e acima do peso.
Vejamos se consigo me expressar. O chapéu demarcará sua altura. Por exemplo, se alguem te avistar de longe ela terá exatamente a visão de onde você começa e onde você termina, pé e chapéu, entende? Por isso sempre falam que quem quer ganhar centímetros deve dar uma clareada no cabelo, principalmente no topo, pois dá a sensação de continuidade. Desta forma, não tem muito o que fazer para ganhar altura usando chapéu a não ser usar um belo salto. E aproveite os saltos finos, tomara que em um sapato nude, pois alongará suas pernas e você parecerá mais alta. Para o problema dos kilinhos a mais, roupa escura amiga. Decotes em V, brincos compridos (pendentes, mas não exagerados) e nada muito justo que acentue as curvas.
Montei 3 looks beeeem femininos para usar chapéu na night.
(Repararam o tanto que eu amo essa jaqueta? Tenho repetido ela algumas vezes por aqui. É a perfecto nude mais linda ever.)
E para os looks invernais e mais idéias de como usar seu Fedorinha, fiz uma seleção de celebs com o chapéu.
E Flávia, com esse olhão, quem é que vai reparar na sua altura ou no seu peso mulher???